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Procedings of XIII Jornada do Trabalho



Abstract

SOARES, Sávia Bona Vasconcelos. Educação do campo: uma alternativa para a emancipação humana? - Uma análise do Centro de Ensino Fundamental Pipiripau II - DF. In Procedings of XIII Jornada do Trabalho Procedings of XIII Jornada do Trabalho, 2012, Presidente Prudente (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 26 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100035&lng=en&nrm=iso> .

Para se manter no poder, a classe dominante necessita do domínio dos aparelhos repressivos (polícia, exército), mas também é fundamental o domínio sobre os aparelhos ideológicos do Estado (caracterizado pelas escolas, religião e cultura). O aparelho ideológico escolar caracteriza-se como o mais importante, nos dias atuais, para cumprir a função de reforçar as classes dominantes no poder. Isso se dá, pois a escola abarca crianças de diferentes classes sociais além de estar presente desde os anos iniciais, até a formação profissional. A partir da educação infantil se reproduz o discurso dominante, no qual a criança aprende a aceitar. (ALTHUSSER, 1972)

Keywords : educação do campo; trabalho; emancipação.

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