1Modernização da agricultura no município de Ipameri-GO: agronegócio, trabalho e migraçãoO movimento de educação para todos e seus rebatimentos na formação docente da UFPB author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Procedings of XIII Jornada do Trabalho



Abstract

Soares Sávia Bona Vasconcelos. Educação do campo: uma alternativa para a emancipação humana? - Uma análise do Centro de Ensino Fundamental Pipiripau II - DF. In: Procedings of XIII Jornada do Trabalho Procedings of XIII Jornada do Trabalho [Proceedings online]; 2012  Oct 09-12; Presidente Prudente, SP, Brazil. 2012 [cited 2024 May 11]. Available from: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100035&lng=en&nrm=van .

Para se manter no poder, a classe dominante necessita do domínio dos aparelhos repressivos (polícia, exército), mas também é fundamental o domínio sobre os aparelhos ideológicos do Estado (caracterizado pelas escolas, religião e cultura). O aparelho ideológico escolar caracteriza-se como o mais importante, nos dias atuais, para cumprir a função de reforçar as classes dominantes no poder. Isso se dá, pois a escola abarca crianças de diferentes classes sociais além de estar presente desde os anos iniciais, até a formação profissional. A partir da educação infantil se reproduz o discurso dominante, no qual a criança aprende a aceitar. (ALTHUSSER, 1972)

Keywords : educação do campo; trabalho; emancipação.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese