1Modernização da agricultura no município de Ipameri-GO: agronegócio, trabalho e migraçãoO movimento de educação para todos e seus rebatimentos na formação docente da UFPB índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anales de la XIII Jornada do Trabalho



Resumen

SOARES, Sávia Bona Vasconcelos. Educação do campo: uma alternativa para a emancipação humana? - Uma análise do Centro de Ensino Fundamental Pipiripau II - DF. In Anales de la XIII Jornada do Trabalho Anales de la XIII Jornada do Trabalho, 2012, Presidente Prudente (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 03 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100035&lng=es&nrm=iso> .

Para se manter no poder, a classe dominante necessita do domínio dos aparelhos repressivos (polícia, exército), mas também é fundamental o domínio sobre os aparelhos ideológicos do Estado (caracterizado pelas escolas, religião e cultura). O aparelho ideológico escolar caracteriza-se como o mais importante, nos dias atuais, para cumprir a função de reforçar as classes dominantes no poder. Isso se dá, pois a escola abarca crianças de diferentes classes sociais além de estar presente desde os anos iniciais, até a formação profissional. A partir da educação infantil se reproduz o discurso dominante, no qual a criança aprende a aceitar. (ALTHUSSER, 1972)

Palabras llave : educação do campo; trabalho; emancipação.

        · texto en portugués     · pdf en portugués