1O movimento de educação para todos e seus rebatimentos na formação docente da UFPBAgronegócio canavieiro e o discurso da "energia limpa" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anales de la XIII Jornada do Trabalho



Resumen

OLIVEIRA, Mara Edilara Batista de y GOMEZ, Jorge Montenegro. Educação e formação, formação e trabalho: para qual trabalho a educação do campo vem formando?. In Anales de la XIII Jornada do Trabalho Anales de la XIII Jornada do Trabalho, 2012, Presidente Prudente (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 20 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100037&lng=es&nrm=iso> .

Temos como objetivo neste artigo iniciar um debate em torno da relação entre educação e formação e a Educação do Campo. É com esse intuito que trazemos algumas premissas do nosso entendimento sobre o tema tentando relacionar esse debate com o nosso objeto de estudo que é a implantação do Projovem Campo - Saberes da Terra, na Paraíba. Para isso, partimos da premissa de que é um modelo de formação, que traga essa mediação entre educação e trabalho que ajudaria a pensar os processos educativos do trabalhador no campo. Outra premissa é sobre o ProJovem Campo, enquanto uma política pública que tem como público alvo o jovem trabalhador rural, e sua formação. Esse programa do Governo Federal, aprovado em 2005, nasce como resposta a uma demanda que se consolida desde 1998, que é a luta por uma Educação do Campo. Porém ele também é resposta a uma demanda internacional via Banco Mundial, do cumprimento de exigências às Nações da redução da taxa de analfabetismo e para uma formação que dê conta de uma formação voltada para o mercado.

Palabras llave : Educação do Campo; Princípio educativo do trabalho; Formação.

        · texto en portugués     · pdf en portugués