1O movimento de educação para todos e seus rebatimentos na formação docente da UFPBAgronegócio canavieiro e o discurso da "energia limpa" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anais da XIII Jornada do Trabalho



Resumo

Oliveira Mara Edilara Batista de, Gómez Jorge Montenegro. Educação e formação, formação e trabalho: para qual trabalho a educação do campo vem formando?. In: Anais da XIII Jornada do Trabalho Anais da XIII Jornada do Trabalho [Anais online]; 2012  Out 09-12; Presidente Prudente, SP, Brasil. 2012 [citado 2024 Maio 19]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100037&lng=pt&nrm=van .

Temos como objetivo neste artigo iniciar um debate em torno da relação entre educação e formação e a Educação do Campo. É com esse intuito que trazemos algumas premissas do nosso entendimento sobre o tema tentando relacionar esse debate com o nosso objeto de estudo que é a implantação do Projovem Campo - Saberes da Terra, na Paraíba. Para isso, partimos da premissa de que é um modelo de formação, que traga essa mediação entre educação e trabalho que ajudaria a pensar os processos educativos do trabalhador no campo. Outra premissa é sobre o ProJovem Campo, enquanto uma política pública que tem como público alvo o jovem trabalhador rural, e sua formação. Esse programa do Governo Federal, aprovado em 2005, nasce como resposta a uma demanda que se consolida desde 1998, que é a luta por uma Educação do Campo. Porém ele também é resposta a uma demanda internacional via Banco Mundial, do cumprimento de exigências às Nações da redução da taxa de analfabetismo e para uma formação que dê conta de uma formação voltada para o mercado.

Palavras-chave : Educação do Campo; Princípio educativo do trabalho; Formação.

        · texto em português     · pdf em português