1Unir para resistir: associação dos pequenos agricultores do Botafogo - Três Ranchos (GO)Informalidade e precarização do trabalho de catação de materiais recicláveis no Brasil: pontos para debate author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Procedings of XIII Jornada do Trabalho



Abstract

Santana Edson Benedito, Mendonça Marcelo Rodrigues. O olhar de um trabalhador da empresa Mitsubishi Motors Company do Brasil em Catalão (GO). In: Procedings of XIII Jornada do Trabalho Procedings of XIII Jornada do Trabalho [Proceedings online]; 2012  Oct 09-12; Presidente Prudente, SP, Brazil. 2012 [cited 2024 May 12]. Available from: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100047&lng=en&nrm=van .

Este artigo busca compreender a natureza do trabalho na contemporaneidade e como se dá a apropriação deste na montadora Mitsubishi Motors Company do Brasil em Catalão (GO). O objetivo é contribuir com um olhar "de dentro" desta apropriação, proporcionando ao leitor e, principalmente aos trabalhadores, uma visão sobre os mecanismos de apropriação utilizados por esta empresa, buscando relacioná-los com as formas de controle social ocultadas pelo discurso do progresso, mascarado pelo Estado. Nos discursos, a Mitsubishi Motors aparece como solucionadora de todos os problemas do Município, não revelando as verdadeiras intenções da sua territorialização no interior do país. A apropriação da força de trabalho a partir da interiorização da atividade industrial promovida pelas montadoras nas últimas décadas no Brasil, tem se tornado uma nova forma de assegurar a reprodução simples e ampliada do capital. Desejam, essencialmente, mão de obra barata, pouca ou nenhuma organização sindical, mas também aspectos geográficos favoráveis como ponto estratégico de logística (posição geográfica) e incentivos creditícios e fiscais. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizadas estratégias de investigação apoiadas em referencial bibliográfico, fontes orais, pesquisa participativa, às quais contribuíram para o entendimento dos fatos e fenômenos espaciais. Como resultados preliminares podem ser citados o conhecimento da área da pesquisa a partir de ex-trabalhadores e de fontes bibliográficas, que evidenciam o panorama da exploração e expropriação dos sujeitos através dos ritmos acelerados e as duras condições de trabalho impostas pelos empresários. Nos últimos anos destaca-se a organização sindical e a tentativa de que os direitos já assegurados na legislação brasileira possam ser cumpridos. Essa tem sido a principal bandeira de luta do Sindicato recém criado - SIMECAT - vinculado a Força Sindical.

Keywords : Geografia do trabalho; Relação capital x trabalho; Montadoras automobilísticas; Controle social.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese