1Unir para resistir: associação dos pequenos agricultores do Botafogo - Três Ranchos (GO)Informalidade e precarização do trabalho de catação de materiais recicláveis no Brasil: pontos para debate índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anales de la XIII Jornada do Trabalho



Resumen

SANTANA, Edson Benedito y MENDONCA, Marcelo Rodrigues. O olhar de um trabalhador da empresa Mitsubishi Motors Company do Brasil em Catalão (GO). In Anales de la XIII Jornada do Trabalho Anales de la XIII Jornada do Trabalho, 2012, Presidente Prudente (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 25 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100047&lng=es&nrm=iso> .

Este artigo busca compreender a natureza do trabalho na contemporaneidade e como se dá a apropriação deste na montadora Mitsubishi Motors Company do Brasil em Catalão (GO). O objetivo é contribuir com um olhar "de dentro" desta apropriação, proporcionando ao leitor e, principalmente aos trabalhadores, uma visão sobre os mecanismos de apropriação utilizados por esta empresa, buscando relacioná-los com as formas de controle social ocultadas pelo discurso do progresso, mascarado pelo Estado. Nos discursos, a Mitsubishi Motors aparece como solucionadora de todos os problemas do Município, não revelando as verdadeiras intenções da sua territorialização no interior do país. A apropriação da força de trabalho a partir da interiorização da atividade industrial promovida pelas montadoras nas últimas décadas no Brasil, tem se tornado uma nova forma de assegurar a reprodução simples e ampliada do capital. Desejam, essencialmente, mão de obra barata, pouca ou nenhuma organização sindical, mas também aspectos geográficos favoráveis como ponto estratégico de logística (posição geográfica) e incentivos creditícios e fiscais. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizadas estratégias de investigação apoiadas em referencial bibliográfico, fontes orais, pesquisa participativa, às quais contribuíram para o entendimento dos fatos e fenômenos espaciais. Como resultados preliminares podem ser citados o conhecimento da área da pesquisa a partir de ex-trabalhadores e de fontes bibliográficas, que evidenciam o panorama da exploração e expropriação dos sujeitos através dos ritmos acelerados e as duras condições de trabalho impostas pelos empresários. Nos últimos anos destaca-se a organização sindical e a tentativa de que os direitos já assegurados na legislação brasileira possam ser cumpridos. Essa tem sido a principal bandeira de luta do Sindicato recém criado - SIMECAT - vinculado a Força Sindical.

Palabras llave : Geografia do trabalho; Relação capital x trabalho; Montadoras automobilísticas; Controle social.

        · texto en portugués     · pdf en portugués