1Informalidade e precarização do trabalho de catação de materiais recicláveis no Brasil: pontos para debateAs facetas do trabalho feminino e a questão de gênero no contexto da reestruturação produtiva: um estudo de caso nas olarias de Itabaiana/SE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anales de la XIII Jornada do Trabalho



Resumen

BEZERRA, Adma Viana y MENEZES, Sócrates Oliveira. A forma da estatística e o conteúdo do desemprego. In Anales de la XIII Jornada do Trabalho Anales de la XIII Jornada do Trabalho, 2012, Presidente Prudente (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 01 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100049&lng=es&nrm=iso> .

A presente pesquisa objetiva analisar o caráter ideológico e político inserido na concepção das pesquisas oficiais referentes às estatísticas do mundo do trabalho e emprego, realizadas no Brasil. Para tanto, foram apresentadas características das principais pesquisas de caráter domiciliar, enfatizando-se as concepções, métodos utilizados e os conceitos adotados pelas mesmas. Para o desenvolvimento dos objetivos propostos e seguindo a orientação teórica, a pesquisa empírica foi estabelecida com a realização de um levantamento documental por meio de pesquisas nos principais órgãos representativos do poder público da cidade de Vitória da Conquista/BA, de modo a se constatar o grau de relevância dos dados disponibilizados para a percepção da atual configuração do mundo do trabalho. Além da insuficiência de informações disponíveis referentes ao mundo do trabalho, esta pesquisa mostra que os poucos dados disponíveis mascaram a gravidade do problema que envolve o desemprego e a informalidade.

Palabras llave : desemprego; informalidade; pesquisas oficiais.

        · texto en portugués     · pdf en portugués