1A forma da estatística e o conteúdo do desempregoO espaço do trabalho informal na sociabilidade capitalista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anales de la XIII Jornada do Trabalho



Resumen

SILVA, Genivânia Maria da. As facetas do trabalho feminino e a questão de gênero no contexto da reestruturação produtiva: um estudo de caso nas olarias de Itabaiana/SE. In Anales de la XIII Jornada do Trabalho Anales de la XIII Jornada do Trabalho, 2012, Presidente Prudente (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 26 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100050&lng=es&nrm=iso> .

A pesquisa objetivou analisar as facetas do processo de inserção das mulheres atrelada à questão de gênero e classe, nas olarias de Itabaiana/SE, no contexto de reestruturação do capital. Esta reestruturação engendrou novos contornos nos arranjos territoriais para a exploração do trabalho com o escopo de viabilizar a produtividade do Capital. As leituras teóricas e as aplicações de questionários as trabalhadoras das olarias, possibilitaram descortinar as precárias e desregulamentadas condições de trabalho, a dupla e extensa jornada de trabalho e a funcionalidade da mulher na divisão sexual do trabalho. Assim, o "olhar" se volta para o embate Capital X trabalho para os elementos históricos, econômicos e culturais que determinam as condições de precarização e exploração do trabalho feminino nas olarias do Povoado Rio das pedras, Itabaiana/SE.

Palabras llave : divisão sexual do trabalho; precarização do trabalho feminino; reestruturação produtiva; olarias.

        · texto en portugués     · pdf en portugués