1As facetas do trabalho feminino e a questão de gênero no contexto da reestruturação produtiva: um estudo de caso nas olarias de Itabaiana/SEMercado de trabalho e Geografia: aportes teóricos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anales de la XIII Jornada do Trabalho



Resumen

MELO, Josimery Amaro de y SOUTO, Jackson Vital. O espaço do trabalho informal na sociabilidade capitalista. In Anales de la XIII Jornada do Trabalho Anales de la XIII Jornada do Trabalho, 2012, Presidente Prudente (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 24 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100051&lng=es&nrm=iso> .

A informalidade é um conceito muito amplo e envolve inúmeras atividades. Mas o que de fato importa na condição do trabalho informal é a fragilidade a que estão submetidos todos os trabalhadores que ingressam no mercado de trabalho nessa condição. O capital cria e recria formas que viabilizem sua expansão. O modo de organizar a produção pautada na vigência de empregos formais criou impedimentos à amplificação do lucro, passou-se então a expulsar o trabalhador da empresa e resgatá-lo posteriormente como trabalhador informal, com as mesmas demandas, porém sem nenhuma garantia social. Isto é a desregulamentação do trabalho, no entanto há pessoas que nunca foram inseridos no mercado de trabalho formal e que sua atividade se caracteriza como de estrita sobrevivência a exemplo: o trabalhador informal catador, indivíduo social que encontra no lixo, no descarte os recicláveis, fonte de sua sobrevivência e de ampliação do lucro da indústria da reciclagem.

Palabras llave : espaço; trabalho; informalidade.

        · texto en portugués     · pdf en portugués