1Desemprego, pobreza e transferência de rendaA territorialidade dos trabalhadores catadores de materiais recicláveis em Presidente Prudente, São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anales de la XIII Jornada do Trabalho



Resumen

CARVALHAL, Terezinha Brumatti. O trabalho informal e precarizado das mulheres em Terra Roxa/PR. In Anales de la XIII Jornada do Trabalho Anales de la XIII Jornada do Trabalho, 2012, Presidente Prudente (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 29 Marzo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100054&lng=es&nrm=iso> .

Esta pesquisa surgiu como tentativa de entendermos como ocorre a inserção da mulher, em formas precarizadas do trabalho, tendo em vista que a sociedade patriarcalista/capitalista lhe confere uma dupla jornada de trabalho. Com a execução do trabalho doméstico e do trabalho remunerado, a mulher tende a optar por formas de trabalho em que consiga lidar com essa dupla jornada. Além disso, ao executar essa dupla jornada de trabalho, ela também está sendo duplamente explorada pelo capital, à medida que acontece a exploração pelo trabalho remunerado e pelas atividades domésticas, responsável que é pelo gerenciamento da casa e pela reprodução da força-de-trabalho. Dessa forma, essa realidade de mulher trabalhadora acaba impondo a condição de execução do seu trabalho assalariado, em conciliação com as tarefas reprodutivas.

Palabras llave : trabalho; informalidade; precarização.

        · texto en portugués     · pdf en portugués