1Superexploração e violência invisível no trabalho no contexto da reestruturação do capital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anais da XIII Jornada do Trabalho



Resumo

MIYATA, Hideko e SUZUKI, Júlio Cesar. Novos sentidos do trabalho: ocupações precárias na economia urbana no Brasil contemporâneo. In Anais da XIII Jornada do Trabalho Anais da XIII Jornada do Trabalho, 2012, Presidente Prudente (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 29 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100057&lng=pt&nrm=iso> .

A discussão a ser desenvolvida pretende avançar sobre o tema da recente mobilidade social no Brasil a partir do crescimento da "nova classe média", ocorrido a partir de 2004. Procuramos demonstrar que a interpretação de "nova classe média", isso sim, resulta no apelo à reorientação das políticas públicas para a perspectiva mercantil pois a mobilidade social na estrutura da economia urbana tem sido realizada pela expansão das atividades de baixa remuneração ligadas a serviços, portanto, ocupações precárias. As ocupações de atendimento à classe de renda mais altas também cresceram durante o mesmo período analisado, demonstrando a permanência da concentração de renda no país. As análises foram desenvolvidas a partir de uma discussão oferecida por Marcelo Neri (2009) e Márcio Pochmann (2012, 2009) sobre a "nova classe média". Apresentaremos também dados de uma pesquisa empírica sobre o trabalho em venda direta ou venda porta a porta, realizada em 2011 na região metropolitana de São Paulo.

Palavras-chave : economia urbana; trabalho urbano; trabalho feminino; ocupações precárias; venda direta.

        · texto em português     · pdf em português