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An. 2. Congr. Bras. Hispanistas Oct. 2002

 

LÍNGUA ESPANHOLA

 

Estudo da motivação e da autonomia como base para a aprendizagem da língua espanhola

 

 

Assis Neri Carneiro Gomes

Professor de Língua e Literatura espanhola da UNIC e SEDUC/MT; Mestre en Ciencias da Educação pela Universidad Marta Abreu de las Villas – Cuba / ICE; DELE – Básico y Superior – Salamanca; Formado em Letras – Português , Francês e Espanhol e suas respectivas literaturas pela UFMT. Membro da ABH – Associação Brasileira de Hispanistas e também da AMPLE – Associação Matogrossense de Professores de Língua espanhola de Mato Grosso. ancgmt@hotmail.com

 

 

A arte de comunicar é fascinante, uma pessoa ter a possibilidade de representar, organizar e transmitir seus pensamentos, tanto em seu idioma como em outros, o leva a interagir e a ser um participante ativo na sociedade. Hoje, a globalização da economia e a abertura dos mercados criaram um ambiente caracterizado pela acirrada concorrência . Neste contexto, o aprendizado de um ou mais línguas se tornou uma necessidade. Para os brasileiros a Língua espanhola vem ganhando maior importância nos últimos anos por diversos motivos: primeiramente as pessoas querem conhecer outras culturas, outra formas de pensar e de agir, outro foi a implantação do Mercosul, o qual impeliu as pessoas para a aprendizagem da Língua espanhola. Muitas pessoas, tendo interesses profissionais foram estudá-lo e também pela facilidade que nós, brasileiros, temos para o aprendizado do Espanhol pois, tem a mesma origem do Português: o Latim. A pesquisa teve por objetivo lançar luzes e sugestões, buscadas na prática diária, para que professores desenvolvam um trabalho mais eficaz e obtenham o sucesso na arte de ensinar outra língua e também outra cultura a seus alunos, pois, segundo o PCN (1999, p.61) ... a língua é o veículo de comunicação de um povo por excelência e é através de sua forma de expressar-se que esse povo transmite sua cultura, suas tradições e seus conhecimentos....

No contexto atual da educação surgiu o problema desta investigação que é: como motivar os estudantes dos cursos de Língua espanhola para a aprendizagem autônoma do Espanhol como língua estrangeira?

Essa é a questão, sobre a qual nos aprofundamos nesta pesquisa, tendo como objetivo geral o desenvolvimento de uma metodologia de ensino que privilegie as questões motivacionais dos alunos e os desperte para a aprendizagem autônoma do espanhol como Língua estrangeira sob a perspectiva da competência comunicativa.

• Esta questão maior nos sugeriu outros objetivos mais específicos, os quais são relatados abaixo:
• Efetuar um estudo sobre as correntes teóricas referentes à motivação, autonomia e competência comunicativa.
•Identificar as ações necessárias à motivação dos alunos.
• Desenvolver nos alunos a aprendizagem autônoma.
• Priorizar, no processo de aprendizagem, a competência comunicativa
• Realizar um estudo de caso que permita verificar a validade prática dos principais pontos propostos na metodologia.
• Tecer uma análise conclusiva sobre as ações necessárias à motivação dos estudantes para a aquisição da Língua espanhola.

O objeto de estudonesta investigação foi o estudo dos fatores motivadores (Satisfação da necessidade de estima e de auto-realização) da aprendizagem do Espanhol como Língua estrangeira e como campo de ação foram priorizadas as questões motivacionais na aprendizagem autônoma do Espanhol como Língua estrangeira.

Segundo Lakatos (1990, p.161), "... o problema, antes de ser considerado apropriado, deve ser analisado sob o aspecto de sua valoração: viabilidade, relevância, novidade, exeqüibilidade, oportunidade". Estes aspectos, que justificam uma pesquisa, são apresentados a seguir, assinalando a importância do tema em estudo.

A aquisição de uma língua estrangeira, hoje em dia, é um fator fundamental à vida das pessoas, e, por conseqüência, à sua sobrevivência. As pessoas têm buscado maneiras cada vez mais eficientes para aprenderem o espanhol, e, para tanto, o aspecto motivacional não pode ser desconsiderado. Muito pelo contrário, a motivação dos alunos é de fundamental importância na questão da aquisição de uma nova língua, partindo-se do pressuposto de que a aprendizagem não se controla, se constrói a cada dia.

Em se tratando da aprendizagem de uma nova língua, a motivação dos estudantes em todos os níveis é uma das áreas a ser pesquisada e devem ser preenchidas maior número de lacunas, devido a sua complexidade e subjetividade.

Percebe-se a falta de uma metodologia organizada que trate do assunto. A proposta desta pesquisa foi justamente fazer uma análise da bibliografia existente sobre o assunto, conjuntamente com uma observação de campo, interpretando e organizando as informações e propondo uma metodologia.

A pesquisa tornou-se viável uma vez que existe farta bibliografia sobre as questões do ensino e aprendizagem de línguas, motivação, autonomia e de psicologia educacional. Dispôs-se, também, do acesso à escolas e de um grupo para análise e elaboração do estudo de caso.

A pesquisa pretendeu resultar numa conclusão válida, no sentido de identificar objetivamente os passos necessários à motivação dos alunos dos diversos níveis de aprendizagem.

As conclusões obtidas serão de valia para as escolas que poderão tomar conhecimento do estudo realizado, este estudo de caso poderá também ser base para outras escolas brasileiras que busquem soluções para a questão da motivação dos seus alunos.

No que se refere às hipóteses levantadas neste trabalho elas basearam-se em conhecimento familiar. Segundo a definição de Lakatos (1991, p.132),

... o conhecimento familiar ou as intuições derivadas do senso comum, perante situações vivenciadas, podem levar a correlações entre fenômenos notados e ao desejo de verificar a real correspondência entre eles. Não se trata aqui de comprovar cientificamente o óbvio; ao contrário, trata-se de averiguar se é 'óbvio', isto é, se há ou não uma correlação entre os fenômenos.

O presente trabalho abordou a questão da motivação dos estudantes para o aprendizado autônomo da Língua espanhola e está dividido em 5 capítulos. O primeiro se referiu à importância do estudo de uma língua e deu uma visão histórica das metodologias e enfoques empregadas no ensino de idiomas, Também tratou da aprendizagem levando em conta os fatores intrínsecos – afetivos e cognitivos – e extrínsecos – socioculturais – que interferem no ato de aprender uma nova língua. Ainda é exposta a diferença existente na aquisição de uma segunda língua em comparação com a língua materna e finalizando o capítulo foi exposto o que se entende por aprendizagem comunicativa. No segundo se definiu o que é motivação e foram explanadas as teorias da motivação mais importantes e que influenciam o agir do professores. O terceiro discorreu sobre a aprendizagem autônoma como meta educacional, tratando da influência que esta tem sobre a didática e as aulas objetivando a melhoria da educação. Mais uma vez se fez necessário um breve retrospecto histórico dos principais teóricos nessa área e foi eleita uma teoria – a de Vigotski – para dar fundamentação ao estudo que se propôs esta investigação.

A proposta metodológica foi exposta no quarto capítulo e se refere ao amadurecimento individual que passa pelo diagnóstico do nível de aprendizagem, pela condução do processo de aprendizagem, pela satisfação das necessidades individuais, ou seja, a de estima e auto-realização e se encerra no amadurecimento grupal. No último capítulo foi exposto um estudo de caso que está dividido nas seguintes partes: definição do problema, descrição dos sujeitos e do ambiente de estudo, da estrutura das aulas bem como da metodologia empregada, relata-se os métodos e instrumentos e são expostos os resultados da pesquisa no que se refere à motivação e à autonomia. Nesse mesmo capítulo foi feita uma análise das relações entre motivação e autonomia, entre reforços e maturidade psicológica e entre autonomia e competência comunicativa.

E como etapa final, foram apresentadas as conclusões e recomendações elaboradas a partir da análise teórica e prática sobre a questão da motivação dos alunos buscando sua autonomia e objetivando sua competência comunicativa.

Enfim, a investigação pretendeu ser um instrumento de auxílio para os professores de Língua espanhola em sua prática diária, levando-os a serem mais competentes em sua tarefa de ensinar e educar, também visou desenvolver nos alunos a responsabilidade frente aos seus estudos, tornando-os cidadãos ativos em uma sociedade, que constante se transforma.

 

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