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An. 4. Enc. Energ. Meio Rural 2002

 

Planejamento estratégico para implementação da gaseificação de biomassa no meio rural

 

 

M.Engº Marcelo Côrtes FernandesI; Prof.Dr. Caio Glauco SánchezII

IDepartamento de Engenharia Térmica e de Fluidos Faculdade de Engenharia Mecânica, UNICAMP Caixa Postal 6088 -- CEP 13083-970 -- Campinas-SP Tel: (019) 3788-3379 fax: (019) 3289-3722 mcortes@fem.unicamp.br
IIDepartamento de Engenharia Térmica e de Fluidos Faculdade de Engenharia Mecânica, UNICAMP Caixa Postal 6088 -- CEP 13083-970 -- Campinas-SP Tel: (019) 3788-3379 fax: (019) 3289-3722 caio@fem.unicamp.br

 

 


RESUMO

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta utilizada pela alta administração de empresas para análise do ambiente, formulação e implementação de estratégias organizacionais. Neste artigo ela é demonstrada em um exercício para auxiliar a implantação da Gaseificação de Biomassa como tecnologia renovável para geração de eletricidade no Meio Rural.
O processo de Planejamento Estratégico consta das seguintes etapas: Análise do ambiente; Estabelecimento das diretrizes da organização; Formulação da estratégia; Implementação da estratégia e Controle estratégico.

Palavras chaves: Planejamento estratégico; Gaseificação de Biomassa; Eletrificação Rural; Energia Renovável; Planejamento energético.


ABSTRACT

Strategic Planning is a tool mostly used by the top management to analyse the environment of their company and to create and implement organizational strategies. In this paper, this tool is presented applied as an exercise to implement biomass gasification as a renewable energy technology for producing electricity in rural regions.
The process of Strategic Planning consists of the following steps: Environmental Analyses; Establishing Organizational Directives; Formulating Strategy; Implementing Strategy; and Strategic Control.


 

 

INTRODUÇÃO

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta utilizada pela alta administração de empresas para análise do ambiente, formulação e implementação de estratégias organizacionais. Esta metodologia não se restringe, porém, a isto. Ela costuma ser utilizada para criação e implementação de projetos de qualquer espécie. Neste artigo ela é demonstrada em um exercício para auxiliar a implantação da Gaseificação de Biomassa como tecnologia renovável para geração de eletricidade no Meio Rural.

O processo de Planejamento Estratégico consta das seguintes etapas: Análise do ambiente; Estabelecimento das diretrizes da organização; Formulação da estratégia; Implementação da estratégia e Controle estratégico.

A etapa de análise do ambiente é crítica para a correta elaboração das diretrizes e estratégias. É dividida em três etapas: análise do ambiente interno, análise do ambiente operacional e análise do ambiente externo. No ambiente interno analisa-se a empresa (ou projeto) em si, seus processos, funcionários, finanças, etc. Em ambiente operacional enfocam-se a relação da empresa com seus fornecedores, clientes, concorrentes e agências reguladoras. Por fim, os fatores de legislação, política, comportamento, tecnologias e outros são vistos na análise do ambiente externo.

Depois de analisado o ambiente no qual a empresa opera, pode-se definir a razão de ser da empresa (missão) e o rumo que ela pretende tomar (objetivos). Se a empresa já tem a sua missão definida, este processo serve para apóia-la a olhar mais claro para os objetivos e metas. Os objetivos organizacionais devem refletir o ambiente no qual a organização opera. Devem reconhecer aquelas tendências que estão se formando e que afetarão a futura relevância dos objetivos e impedirão que os mesmos sejam alcançados.

A formulação da estratégia tem por objetivo determinar cursos de ação apropriados para alcançar os objetivos, incluindo as atividades de análise, planejamento e seleção de estratégias que aumentem as chances de que os objetivos possam ser alcançados. Na formulação da estratégia, os planejadores utilizam as ferramentas: Análise de Questões críticas e a Análise dos Pontos fortes e fracos, oportunidades e riscos.

Para que uma organização seja bem sucedida, não basta apenas que saiba formular bem sua estratégia; também é necessário que a mesma implemente-a com sucesso. Na etapa de Implementação da Estratégia, é elaborado o modo de implementar a estratégia, incluindo fatores de intensidade e velocidade de mudanças, assim como considerar os padrões comportamentais dentro da empresa.

O Controle Estratégico consiste em definirmos e aplicarmos medidores de desempenho para avaliar os resultados da implementação da estratégia.

Este artigo não apresentará a aplicação destas últimas duas etapas (Implementação e Controle da Estratégia), restringindo-se a demonstrar apenas sua metodologia.

 

ANÁLISE AMBIENTAL

Esta é a etapa mais importante em todo o processo de administração estratégica e é dividida em três etapas : análise do ambiente interno, análise do ambiente operacional e análise do ambiente externo.

ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO

Aspectos do Projeto. A gaseificação da biomassa se apresenta como uma alternativa sustentável para geração de energia, com baixa emissão de poluentes e permitindo, no ciclo global de crescimento e consumo (queima) dos vegetais, um equilíbrio entre consumo e produção de gás carbônico.

Propõe-se gaseificadores de biomassa em leito fluidizado para eletrificação rural dispersa.

O gaseificador foi projetado para operar com 80 a 120 kg/h de biomassa, gerando até 300 kW de potência térmica. Acrescido de um grupo-gerador, pode-se trabalhar gerando cerca de 75 kVA.

O equipamento é constituído por um tubo de 920 mm de diâmetro externo, construído de aço carbono 1020 e revestido internamente por uma camada de tijolos refratários. O diâmetro interno do reator é 400 mm. A altura total do reator é 4.600 mm.

Aspectos de Marketing. O projeto pode ser comercializado para geração elétrica descentralizada e/ou reaproveitamento de resíduos. Poderia-se associar a algum programa governamental de eletrificação como o PRODEEM (Programa de Desenvolvimento Energético de Estados e Municípios). A produção dos equipamentos seria feita por encomenda.

Alguns pontos devem ser levantados na divulgação do projeto:

• A geração de eletricidade a partir da gaseificação da biomassa mostra-se como alternativa na reestruturação do setor elétrico brasileiro;

• Se a tecnologia for implementada em geração descentralizada no meio rural, permitiria maior desenvolvimento agrícola e melhoraria as condições do homem no campo;

• A tecnologia não contribui para o aumento do carbono na atmosfera, podendo ser utilizada no mercado internacional de "certificados-verde";

• A tecnologia é boa opção para o aproveitamento energético de resíduos.

Aspectos Financeiros. Um primeiro estudo de viabilidade econômica (FERNANDES, 2000), indicou que, para um primeiro protótipo de demonstração, a eletricidade custaria entre R$ 0,16 e R$ 0,22/kWh.

Aspectos da Produção. Devido à inércia térmica do leito, o gaseificador deve ser pré-aquecido por cerca de cinco horas até a temperatura de operação (750ºC). Porém, pela mesma inércia e pelo isolamento térmico, o equipamento pode ficar desligado durante a noite e ser religado pela manhã, tendo sua temperatura caído apenas em 100ºC a 200ºC. Então é necessária apenas mais uma hora, ou hora e meia de pré-aquecimento antes de nova alimentação de biomassa e operação do gaseificador.

Aspectos de Pessoal. O equipamento pode ser perfeitamente operado com um técnico bem qualificado e um auxiliar não-qualificado, treinado adequadamente para a função. Os momentos mais críticos são os de partida e aquecimento do reator e partida do grupo-gerador. Durante o regime de gaseificação, apenas um monitoramento e alimentação do silo de combustível seria necessária. Se operado em dois turnos, poder-se-ia contratar mais um auxiliar.

ANÁLISE DO AMBIENTE OPERACIONAL

Componente Fornecedor. A biomassa deve ser obtida na própria região a ser instalado o equipamento. Os custos e logística dependerão portanto da situação específica.

Como muitas das vezes a biomassa será resíduo aproveitado, seu custo será baixo e a logística simples.

Componente Concorrência. Este projeto concorre não apenas com outras tecnologia renováveis, mas principalmente com a geração dispersa por fontes não-renováveis como o óleo diesel.

De fato, a geração dispersa é tradicionalmente atendida, principalmente na região amazônica, por grupos-geradores diesel.

Uma outra tecnologia concorrente, renovável, é o uso de óleos vegetais, obtidos pela pirólise de biomassa.

A geração centralizada também pode ser concorrente, computando os custos para construir a linha de transmissão para a localidade remota (há possibilidade em futuro remoto de transmissão de eletricidade com novas tecnologias, incluindo micro-ondas).

Fontes renováveis solar e eólica não são totalmente concorrentes por incluírem a necessidade de armazenamento da energia sazonal em baterias. Essas duas tecnologias seriam muito bem aplicadas em conjunto à biomassa, em um sistema otimizado para as condições locais.

Componente Cliente. O cliente deste projeto seria em última instância o homem do campo. Comercialmente falando, seriam pequenas comunidades rurais ou pequenas e médias agroindústrias. Estes clientes devem ter a viabilidade do plantio de biomassa para gerar energia ou da produção suficiente de resíduos orgânicos (de plantio, de processo industrial ou dejetos) que possam ser aproveitados energeticamente.

Outro cliente também é o Governo, em suas instâncias federal, estadual ou municipal e seus representantes institucionais, assim como também Organizações Não-Governamentais (ONG's).

Componente Mão-de-obra. A mão-de-obra para a construção do equipamento e coordenação do projeto não precisa ser altamente especializada. Basta uma boa qualificação de nível técnico, facilmente encontrada nos meios urbanos brasileiros, com um treinamento específico na construção, operação e manutenção do equipamento. Infelizmente, é mais difícil de se encontrar mão-de-obra qualificada justamente onde se necessita: o meio rural. Propõe-se portanto programas de qualificação de mão-de-obra e também incentivos a técnicos se mudarem das grandes metrópoles para pequenos centros urbanos, núcleos de regiões rurais.

Componente Internacional. Há vários países e empresas estrangeiras que desenvolvem tecnologias renováveis. No caso da gaseificação de biomassa, o Brasil ainda está muito atrás de outros países já com várias plantas-piloto em desenvolvimento e operação. Apesar de haver pesquisas brasileiras no setor, não seria de se surpreender se um dia aportasse aqui uma empresa estrangeira, difundindo uma tecnologia que poderia ser de competência tecnológica nacional.

Fatores que estimulam e que desestimulam os investimentos produtivos no Brasil:

A pesquisa "Os principais fatores que estimulam e que desestimulam os investimentos produtivos no Brasil", realizada pela Simonsen Associados e divulgada no jornal Gazeta Mercantil (ÉBOLI, 2002), avaliou os fatores que estimulam e os que desestimulam os investimentos produtivos no Brasil. O estudo foi elaborado junto aos membros dos Comitês da Câmara Americana de Comércio, com base em 132 respostas e pode ser visto na Tabela (1).

 

 

ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO

Componente Econômico. As altas taxas de juros e instabilidades do mercado financeiro dificultam qualquer proposta de projeto. Aparentemente, o mercado continuará relutante a investir em projetos de infraestrutura até o resultado das eleições e definição das políticas da nova presidência.

Alguns indicadores podem ser vistos na Tabela (2), com dados extraídos da Gazeta Mercantil (GZM, 4/6/2002).

 

 

Componente Tecnológico. A tecnologia empregada na fabricação do produto é basicamente de caldeiraria e moldagem de tijolos refratários. A adaptação do grupo-gerador também não é de grandes dificuldades técnicas.

Há grandes possibilidades de difusão da tecnologia de células de combustível. A gaseificação de biomassa poderia ser utilizada na produção de hidrogênio para estas células.

Uma tendência que também deve ser observada é a do motor híbrido, desenvolvido paralelamente pela Honda e Toyota, movido alternadamente por gasolina e por eletricidade. Os carros poluirão menos e ficarão mais inteligentes. Todos os principais fabricantes de carros vão produzir veículos com célula de combustível em 2004. Por volta de 2020, alguns analistas estimam que 25% dos automóveis serão movidos por células de combustível.

A médio prazo há a possibilidade de inovações tecnológicas na geração e distribuição de energia de forma estática, eliminando distâncias e milhares de quilômetros de redes de transmissão. Entre as possibilidades, inclui-se linhas de transmissão mais eficientes ou mesmo transmissão de eletricidade por micro-ondas.

Na área de gestão de produção e processos, deve-se atentar para as vantagens da gestão do conhecimento e de inovações tecnológicas, assim como a disseminação de práticas comerciais por meio da internet.

Componente Legal. Há projetos de lei em trâmite que contribuiriam para a implantação de fontes de energia renováveis no Brasil.

Substitutivo do Projeto de Lei 2905/2000 em trâmite no Congresso Nacional

-Criação da Conta de Desenvolvimento Energético por 25 anos;

-Extensão dos benefícios das PCH's (pequenas centrais hidroelétricas) para fontes solar, eólica e biomassa, no tocante à redução da tarifa de uso dos sistemas elétricos de transmissão e distribuição e na venda de energia renovável para consumidores livres (acima de 500 kW);

-Obrigação das concessionárias e permissionárias de distribuição e dos agentes comercializadores de contratarem, no prazo de até 20 anos, pelo menos 7% de seu fornecimento a partir de fontes renováveis - eólica, solar, biomassa e PCH;

-Destinação de parte dos recursos da Reserva Global de Reversão (RGR) para financiamento de empreendimentos de fontes solar, eólica, biomassa e PCH;

-Manutenção da Conta de Consumo de Combustível (CCC) para sistemas isolados, por mais 20 anos, e dos seus benefícios para os aproveitamentos que utilizem fontes solar, eólica, biomassa e PCH e gás natural.

Outros projetos de lei em trâmite:

Projeto de Lei 4673/2001 em trâmite no Congresso Nacional

-Cria o Programa Prioritário de Desenvolvimento da Energia Eólica do Nordeste - PRODEENE.

Projeto de Lei 4073/2001 em trâmite no Congresso Nacional

-Amplia a potência das PCH para 50 MW e libera a área do reservatório.

Projeto de Lei 573/1999 em trâmite no Congresso Nacional

-Estende os benefícios das PCH's para os sistemas com potência inferior a 50 MW e que utilizem energia primária solar, eólica, de biomassa e maremotriz.

Projeto de Lei do Senado n. 27/1996, em trâmite no Congresso Nacional

-Cria o Programa de Incentivos a Energias Renováveis (PIER) e dá outras providências.

Conclusão:

Necessidade de aprovação da legislação pelo Congresso e da regulação e execução da mesma. Necessidade de divulgação da legislação.

Componente Linhas de Financiamento. São os seguintes os programas do BNDES que oferecem recurso à implementação de fontes de energia renováveis no Brasil (BNDES, 2002):

Programa de apoio à cogeração de energia elétrica a partir de resíduos de cana de açúcar

-Destinado às usinas de açúcar e álcool que vendam EE excedente às concessionárias de distribuição ou comercialização de EE;

-Participação de até 80% dos itens financiáveis, juros de TJLP com spread básico de 1%aa e spread de risco entre 0,5% e 2,5%aa para operações diretas com o BNDES;

-Prazos determinados em função da capacidade de pagamento do empreendimento, contemplando carência de até 6 meses após conclusão do projeto e amortização de até 12 anos.

Programa de apoio à cogeração de energia elétrica a partir de resíduos de Biomassa

-Destinado a projetos de cogeração que vendam EE excedente a concessionárias de distribuição ou comercialização de EE;

-Mesmas condições de financiamento.

Programa para Investimentos em Conservação e Fontes Alternativas de EE

-Destinado a projetos de racionalização, conservação e fontes alternativas com participação de até 80% dos itens financiáveis;

-Juros TJLP p/ gastos locais ou "cesta de moedas"para máquinas importadas;

-Spread básico de 2,5% ou 1% para áreas abrangidas por Programas Regionais.

-Spread de risco de 0,5% a 2,5%aa para operação direta c/ BNDES;

-Carência e amortização semelhante aos outros programas.

Componente Político. Há muita instabilidade gerada pelas eleições. De qualquer forma, é bem provável que qualquer que seja o novo presidente, continue a tendência, pelo menos gradual, de reconhecimento e incentivo às fontes renováveis de energia.

Apesar do "lobby" das fontes tradicionais de energia possuir bastante peso político, o governo não pode negar a necessidade de implementação das fontes renováveis e da repercussão política positiva que isto traz: internamente nas classes mais esclarecidas (minoria da população), e ainda mais importante o impacto externo pela repercussão positiva perante a comunidade internacional, principalmente Europa e população dos Estados Unidos.

Quanto ao atual governo foi criado o seguinte Programa de Ação para incentivo às fontes de energia renováveis:

PROINFRA - Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica.

Objetivo: agregar, no máximo, 3,3 GW de potência instalada ao Sistema Elétrico Interligado Nacional. Criado pela medida provisória no. 14 de 21/12/2001.

Será disciplinado por resolução do Ministério das Minas e Energia.

Componente Social. Embora tenha evoluído no campo econômico, o Brasil não conseguiu superar as desigualdades abissais que separam, em matéria de renda, suas regiões e seus habitantes.

A riqueza, que deveria distribuir-se melhor pela sociedade, concentrou-se ainda mais, prejudicando a qualidade de vida e fomentando a insegurança nos principais centros urbanos.

No meio rural, diminui o nível de miséria em algumas regiões do país, em contraste com outras regiões onde predomimam péssimas condições de vida, com subnutrição, falta de higiene e de educação, apresentando baixíssimos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH - metodologia consagrada desenvolvida pela Organização das Nações Unidas para monitorar e comparar os países quanto às condições de vida e desenvolvimento de suas populações).

 

ESTABELECIMENTO DAS DIRETRIZES

Segundo Samuel Certo (CERTO et PETER, 1993), "missão" é a proposta para a qual, ou a razão pela qual, uma organização existe. Em geral, contém informações tais como os tipos de produtos ou serviços que produz, quem são seus clientes e que valores importantes possui. A missão é uma declaração ampla da diretriz organizacional, sua "raison d'être".

Em seguida, os "objetivos organizacionais" são a(s) meta(s) para a(s) qual(is) a organização direciona seus esforços.

Assim, para o exercício deste artigo, teríamos:

Missão: Implementar a gaseificação de biomassa como alternativa para eletrificação rural dispersa e desenvolvimento sustentável.

Objetivos: O trabalho se compõe de três objetivos específicos:

1. Demonstração da viabilidade técnica da gaseificação de biomassa, com ensaios em planta-piloto.

2. Demonstração da viabilidade econômica do processo de produção e utilização de energia em pequenas comunidades rurais.

3. Difusão do projeto, implementando-o em escala comercial.

 

FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA

Na formulação da estratégia deve-se aproveitar os dados da análise ambiental e as metas do estabelecimento de diretrizes. Existem várias ferramentas que permitem esta reflexão. Uma boa fonte de ferramentas é a revista "Havard Business Review" (HBS, 2002).

Neste trabalho são apresentadas duas ferramentas: Análise de Questões críticas e a Análise dos Pontos fortes e fracos, oportunidades e riscos (CERTO et PETER, 1993).

Análise de Questões Críticas. Fornece reflexão para estudar uma situação atual do projeto/organização e formular estratégias adequadas. Envolve quatro questões:

1. Quais são o(s) propósito(s) e o(s) objetivo(s) da organização?

2. Para onde a organização está indo no momento?

3. Que fatores ambientais críticos a organização está enfrentando atualmente?

4. O que pode ser feito para alcançar os objetivos organizacionais de forma mais efetiva no futuro?

Análise dos Fatores Internos e Externos. Esta é uma ferramenta para se entender a situação global. Esta abordagem tenta confrontar os pontos fortes e fracos internos de um projeto/organização e compará-los com as oportunidades e riscos do ambiente externo. Tabelam-se assim quatro campos e, em cada um destes, são listados os fatores (Tabela 3).

 

 

Formulação da Estratégia. A formulação da estratégia propriamente dita vai depender do nível organizacional ou escopo do projeto.

Para este exercício, foram elaboradas seis estratégias gerais. Estas estratégias devem ser dissecadas em ações táticas e na forma de executá-las (fora do escopo deste artigo).

1. Formular um plano de negócios com um primeiro estudo de viabilidade econômico-financeira, apresentando também potencial de mercado.

2. Contactar os agentes interessados no investimento para desenvolvimento e implementação da tecnologia.

3. Contactar o mercado potencial.

4. Realizar um projeto de demonstração da tecnologia.

5. Desenvolver uma rede de pesquisadores e empresas interessados na tecnologia.

6. Iniciar planos de desenvolvimento comercial da tecnologia.

 

IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA

Como dito na introdução, não é objetivo deste trabalho detalhar a aplicação das etapas de implementação da estratégia e de controle estratégico ao caso estudado. É apresentada, porém, a metodologia básica como referência aos interessados. Mais informações podem ser obtidas diretamente com os autores.

Apesar de existir ampla literatura sobre formulação de estratégia, existe uma lacuna no tocante à prática de sua implementação. De fato, a correta implementação da estratégia vai depender da habilidade de liderança e execução de quem a está implementando.

Samuel Certo (CERTO et PETER, 1993) apresenta passos que podem orientar o ato de implementar a estratégia.

1. Verificar o quanto a organização terá de mudar para a correta implantação da estratégia;

2. Analisar as estruturas formal e informal da organização;

3. Analisar a cultura organizacional;

4. Selecionar uma abordagem apropriada para a implementação;

5. Implementar a estratégia e avaliar os resultados.

 

CONTROLE DA ESTRATÉGIA

Esta etapa é essencial para se obter os resultados desejados da estratégia. O controle é feito seguindo três passos:

1. Medição do desempenho;

2. Comparação do desempenho com os padrões;

3. Ação corretiva.

Para se obter sucesso, deve-se ter infomações de procedência e qualidade confiáveis e uma ação corretiva eficaz.

 

CONCLUSÕES

O Planejamento Estratégico é uma boa ferramenta para auxiliar o desenvolvimento e/ou gestão de um projeto ou organização.

Ele pode ser perfeitamente adequado às necessidades do planejamento energético e da implementação de fontes renováveis de energia.

 

AGRADECIMENTOS

Este trabalho foi possível graças ao auxílio do CNPq e da CPG/FEM/Unicamp.

 

REFERÊNCIAS

[1] FERNANDES, M.C. Avaliação Tecno-econômica da Gaseificação do Capim-elefante para Eletrificação Rural, Dissertação de Mestrado, Faculdade de Engenharia Mecânica, UNICAMP. Campinas, 2000.

[2] ÉBOLI, C. Investidor avalia custo da violência. In Gazeta Mercantil, p.A-9. 10/4/2002.

[3] CERTO, S.C.; PETER, J.P.; Administração Estratégica: Planejamento e Implantação da Estratégia; Makron Books; São Paulo; 1993.

[4] HBS - Havard Business School; Havard Business Review; Havard Business School Publishing Corp.; Havard; 2002.

[5] GZM - Gazeta Mercantil; Indicadores Nacionais; p.A-4 e Indicadores; p. B-12 e B-13 ; São Paulo; 04/06/2002.

[6] BNDES - Programa de Apoio Financeiro a Investimentos Prioritários no Setor Elétrico ; Disponível na internet: http://www.bndes.gov.br/produtos/financiamento/eletrico.asp ; 05/06/2002.

 

 

1 Inclui TJLP (10%) + spread BNDES 1,0/2,5% deve ser acrescido do spread de risco do negociado entre o cliente e o agente financeiro.