On-line ISBN 978-85-60944-35-4
On-line ISBN 978-85-60944-35-4
An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012
Entre o passado e o futuro: o trabalho educacional com adolescentes diante dos novos sintomas da contemporaneidade
Elizabeth dos Reis Sanada
Psicanalista. Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Docente no curso de graduação e pós-graduação do Instituto Superior de Educação de São Paulo Singularidades
RESUMO
Temos como objetivo discutir algumas especificidades do trabalho educacional com adolescentes na contemporaneidade, tendo como pano de fundo alguns sintomas emergentes na contemporaneidade, que apontam para a idealização e psicopatologização do cotidiano educacional.
Palavras-chaves: adolescência, contemporaneidade, psicanálise, educação.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Referências Bibliográficas:
GUTIERRA, Beatriz Cauduro Cruz. A Adolescência, Psicanálise e Educação: o mestre "possível" de adolescentes. São Paulo: Avercamp, 2003.
LACAN, Jacques. (1974-75). R.S.I. O seminário 1974/1975. Inédito.
_________. (1973-74). Les non dupes errent. Inédito.
_________. (1975-76). O seminário livro 23: o sinthoma. Texto estabelecido por Jacques-Alain Miller; Tradução de Sérgio Laia, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed, 2007.
LAJONQUIÈRE, Leandro de. Infância e ilusão (psico)pedagógica. São Paulo. Editora Vozes, 1999.
LIPOVETSKY, Gilles. (1989). O império do efêmero a moda e seu destino nas sociedades modernas. In: MRECH, Leny Magalhães (org.). O impacto da psicanálise na educação. São Paulo, Avercamp Editora, 2005.
MRECH, Leny Magalhães (org.). O impacto da psicanálise na educação. São Paulo, Avercamp Editora, 2005.
NUBILE, Marisa. V. F. C. Fios de um bordado feminino uma abordagem psicanalítica do feminino na Educação. São Paulo. Dissertação de Mestrado Universidade de São Paulo, 2005.
PEREIRA, Marcelo Ricardo (1998). O relacional e seu avesso na ação do bom professor. In: MRECH, Leny Magalhães (org.). O impacto da psicanálise na educação. São Paulo, Avercamp Editora, 2005.