9A psicanálise nos cursos de pedagogiaO que professa um professor na atualidade? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  




ISBN 978-85-60944-35-4 versión on-line

An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012

 

Entre o passado e o futuro: o trabalho educacional com adolescentes diante dos novos sintomas da contemporaneidade

 

 

Elizabeth dos Reis Sanada

Psicanalista. Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Docente no curso de graduação e pós-graduação do Instituto Superior de Educação de São Paulo – Singularidades

 

 


RESUMO

Temos como objetivo discutir algumas especificidades do trabalho educacional com adolescentes na contemporaneidade, tendo como pano de fundo alguns sintomas emergentes na contemporaneidade, que apontam para a idealização e psicopatologização do cotidiano educacional.

Palavras-chaves: adolescência, contemporaneidade, psicanálise, educação.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

Referências Bibliográficas:

GUTIERRA, Beatriz Cauduro Cruz. A Adolescência, Psicanálise e Educação: o mestre "possível" de adolescentes. São Paulo: Avercamp, 2003.

LACAN, Jacques. (1974-75). R.S.I. – O seminário 1974/1975. Inédito.

_________. (1973-74). Les non dupes errent. Inédito.

_________. (1975-76). O seminário – livro 23: o sinthoma. Texto estabelecido por Jacques-Alain Miller; Tradução de Sérgio Laia, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed, 2007.

LAJONQUIÈRE, Leandro de. Infância e ilusão (psico)pedagógica. São Paulo. Editora Vozes, 1999.

LIPOVETSKY, Gilles. (1989). O império do efêmero – a moda e seu destino nas sociedades modernas. In: MRECH, Leny Magalhães (org.). O impacto da psicanálise na educação. São Paulo, Avercamp Editora, 2005.

MRECH, Leny Magalhães (org.). O impacto da psicanálise na educação. São Paulo, Avercamp Editora, 2005.

NUBILE, Marisa. V. F. C. Fios de um bordado feminino – uma abordagem psicanalítica do feminino na Educação. São Paulo. Dissertação de Mestrado – Universidade de São Paulo, 2005.

PEREIRA, Marcelo Ricardo (1998). O relacional e seu avesso na ação do bom professor. In: MRECH, Leny Magalhães (org.). O impacto da psicanálise na educação. São Paulo, Avercamp Editora, 2005.