9O espaço da oficina na escola como um lugar para a invenção de siO mal-estar docente na educação infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  




ISBN 978-85-60944-35-4 versión on-line

An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012

 

NAD: Núcleo de Apoio ao Discente do Instituto Cenecista de Ensino Superior/IESA: locus de reflexões no ensino superior sobre o mal- estar na educação

 

 

Juliane ColpoI; Roseléia SchneiderII

IPsicóloga Clínica e Escolar, Especialista em Psicologia nos processos Educacionais, Pós-graduada em Aprendizagens psico-lógicas universitárias, Mestre em Educação Nas Ciências, docente universitária (IESA) nos cursos de Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis, psicóloga do NAD
IIPedagoga, Especialista em Psicopedagogia, Mestre em Educação, docente universitária (IESA) nos cursos de Pedagogia, Ciências Contábeis e psicopedagoga do NAD

 

 


RESUMO

As instituições de Ensino Superior estão passando por transformações que também provocam a ressignificação da relação aluno- professor e as aprendizagens. A proposta deste trabalho perpassa apresentar reflexões no Ensino Superior sobre o mal-estar na educação. Objetivo geral do trabalho realizado pelo Núcleo de Apoio aos discentes do Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo –IESA, da rede Cenecista, no estado do RS.

Palavras-chave: Núcleo de Apoio ao Discente. Ensino Superior. Educação. Psicanálise.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, S.; KUPFER, M.C.M. (orgs). A Psicanálise e o trabalho com criança-sujeito: no avesso do especialista. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.

KUPFER, M.C.M. Freud e a educação, Dez anos depois. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. Porto Alegre. v.1.n.n.16.pp.14-26,1999.

________. KUPFER, M.C.M.; PINTO; F.S.C.N. (orgs). Lugar de vida, Vinte anos depois. Exercícios de Educação Terapêutica. São Paulo:Escuta/Fapesp, 2010.

LAJONQUIÈRE, L.; KUPFER, M.C.C. (Orgs). Anais dos I Colóquio do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais Sobre a Infância. A Psicanálise e os impasses da educação. São Paulo:USP,1999.

LAVILLE, C. B. Os professores entre o prazer e o sofrimento. São Paulo: Loyola, 2005.

LUCKESI, C. et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

LEVIN, E. A função do filho: espelhos e labirintos da infância. Petrópolis.Rio de Janeiro: Vozes,2001.

PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 2ª Ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

PEREIRA, M. R. (org). A Psicanálise escuta a educação: 10 anos depois. Belo Horizonte. MG: Fino Traço/FAPEMING. 2012.

_________, M.R.; MRECH, M.L. (org). Psicanálise, transmissão e formação de professores. São Paulo: FINO TRAÇO, 2011.

VOLTOLINI, R. Educação e Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.