9Adolescência: o que há no mal estar apresentado pelo adolescente? Uma leitura possível sobre um mal estar na educaçãoDa criança-problema à criança como enigma author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  




On-line ISBN 978-85-60944-35-4

An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012

 

Psicanálise na formação de professores do ensino superior: uma proposta de intervenção

 

 

Carolina Provvidenti de Paula GurgelI; Christielle Castro Fagundes TeixeiraII; Sandra Francesca Conte de AlmeidaIII

IPedagoga, especialista em Psicopedagogia e Mestra em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília, carol_gurgel@yahoo.com.br
IIPsicanalista, especialista em Teoria da Psicanálise de Orientação Lacaniana. Mestranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília, c28fagundes@gmail.com
IIIPsicanalista. Professora dos Programas stricto sensu em Psicologia e em Educação da Universidade Católica de Brasília, sandraf@pos.ucb.br

 

 


RESUMO

A partir do mal-estar experimentado por uma Instituição de Ensino Superior, surgiu a proposta de um curso de formação de professores com espaço para a abordagem de aspectos da subjetividade a partir do referencial teórico da psicanálise. As autoras apresentaram uma proposta a partir do espaço oferecido, que estipulava um tempo restrito e uma modalidade semi-presencial. A referida proposta envolveu momentos presenciais e virtuais.

Palavras chaves: Formação de professores; ensino superior; psicanálise; educação.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, S.F.C.; PAULO, T. S. Formação de professores: desenvolvimento pessoal e aperfeiçoamento profissional – apontamentos para uma reflexão necessária. In FREITAS, L. G.; MARIZ, R. S.; CUNHA FILHO, J. L. Educação superior: princípios, finalidades e formação continuada de professores. Brasília: Universa: Liber Livro, 2010.

GOMES, C. A. Os jovens a quem ensinamos. In: GONÇALVES, L. de F.; MARIZ, R. S.; CUNHA FILHO, J. L. Educação superior: princípios, finalidades e formação continuada de professores. Brasília: Universa: Líber livro, 2010.

CASTRO, C. de M. Como redigir e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

COHEN, R. H. P. Do universal ao singular: um tratamento possível ao fracasso escolar. Estilos da clínica. [online]. vol.12, n.23, pp. 56-67, 2007.

FREIRE, Paulo. Educação "bancária" e educação libertadora (1970). In: PATTO, M. H. S. (org.). Introdução à psicologia escolar. 3 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

FREUD, Sigmund. Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar (1914). Obras psicológicas completas vol XIII. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

_______________. O mal-estar na civilização (1930). Obras psicológicas completas vol XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MILLER, Jacques-Alain. Problemas de parejas, cinco modelos. In: La pareja e el amor; conversaciones clínicas em Barcelona. Barcelona: Eólia, 2003.

PECHBERTY, Bernard. Professores e alunos com dificuldades escolares: quais são as dinâmicas psíquicas? Estilos da Clínica, Vol. VIII, no 14, 126-145, 2003.

PEREIRA, M. R. O avesso do modelo: bons professores e a psicanálise. Petrópolis: RJ: Vozes, 2003.

SANTIAGO, Ana Lydia. A inibição intelectual na psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

___________________.O mal-estar na educação e a Conversação como metodologia de pesquisa-intervenção na área de psicanálise e educação. In: CASTRO, L. R.; BESSET, V. L. (Org.).Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Trarepa/FAPERJ, 2008.

SANTOS, J. M. A transferência no processo pedagógico: quando fenômenos subjetivos interferem no processo ensino-aprendizagem. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.

TEIXEIRA, Anísio. A universidade de ontem e de hoje. Org. Clarice Nunes. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.

_______________ Educação no Brasil. 2 ed. São Paulo: Ed. Nacional; Brasília: INL, 1976.

_______________Educação e Universidade. Org. Maria de Lourdes A. Fávero e Jader de Medeiros Britto. Coleção Anísio Teixeira. vol 12. 2 ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.