On-line ISBN 978-85-60944-35-4
On-line ISBN 978-85-60944-35-4
An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012
Psicanálise na formação de professores do ensino superior: uma proposta de intervenção
Carolina Provvidenti de Paula GurgelI; Christielle Castro Fagundes TeixeiraII; Sandra Francesca Conte de AlmeidaIII
IPedagoga, especialista em Psicopedagogia e Mestra em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília, carol_gurgel@yahoo.com.br
IIPsicanalista, especialista em Teoria da Psicanálise de Orientação Lacaniana. Mestranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília, c28fagundes@gmail.com
IIIPsicanalista. Professora dos Programas stricto sensu em Psicologia e em Educação da Universidade Católica de Brasília, sandraf@pos.ucb.br
RESUMO
A partir do mal-estar experimentado por uma Instituição de Ensino Superior, surgiu a proposta de um curso de formação de professores com espaço para a abordagem de aspectos da subjetividade a partir do referencial teórico da psicanálise. As autoras apresentaram uma proposta a partir do espaço oferecido, que estipulava um tempo restrito e uma modalidade semi-presencial. A referida proposta envolveu momentos presenciais e virtuais.
Palavras chaves: Formação de professores; ensino superior; psicanálise; educação.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, S.F.C.; PAULO, T. S. Formação de professores: desenvolvimento pessoal e aperfeiçoamento profissional apontamentos para uma reflexão necessária. In FREITAS, L. G.; MARIZ, R. S.; CUNHA FILHO, J. L. Educação superior: princípios, finalidades e formação continuada de professores. Brasília: Universa: Liber Livro, 2010.
GOMES, C. A. Os jovens a quem ensinamos. In: GONÇALVES, L. de F.; MARIZ, R. S.; CUNHA FILHO, J. L. Educação superior: princípios, finalidades e formação continuada de professores. Brasília: Universa: Líber livro, 2010.
CASTRO, C. de M. Como redigir e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
COHEN, R. H. P. Do universal ao singular: um tratamento possível ao fracasso escolar. Estilos da clínica. [online]. vol.12, n.23, pp. 56-67, 2007.
FREIRE, Paulo. Educação "bancária" e educação libertadora (1970). In: PATTO, M. H. S. (org.). Introdução à psicologia escolar. 3 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
FREUD, Sigmund. Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar (1914). Obras psicológicas completas vol XIII. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
_______________. O mal-estar na civilização (1930). Obras psicológicas completas vol XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MILLER, Jacques-Alain. Problemas de parejas, cinco modelos. In: La pareja e el amor; conversaciones clínicas em Barcelona. Barcelona: Eólia, 2003.
PECHBERTY, Bernard. Professores e alunos com dificuldades escolares: quais são as dinâmicas psíquicas? Estilos da Clínica, Vol. VIII, no 14, 126-145, 2003.
PEREIRA, M. R. O avesso do modelo: bons professores e a psicanálise. Petrópolis: RJ: Vozes, 2003.
SANTIAGO, Ana Lydia. A inibição intelectual na psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
___________________.O mal-estar na educação e a Conversação como metodologia de pesquisa-intervenção na área de psicanálise e educação. In: CASTRO, L. R.; BESSET, V. L. (Org.).Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Trarepa/FAPERJ, 2008.
SANTOS, J. M. A transferência no processo pedagógico: quando fenômenos subjetivos interferem no processo ensino-aprendizagem. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.
TEIXEIRA, Anísio. A universidade de ontem e de hoje. Org. Clarice Nunes. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
_______________ Educação no Brasil. 2 ed. São Paulo: Ed. Nacional; Brasília: INL, 1976.
_______________Educação e Universidade. Org. Maria de Lourdes A. Fávero e Jader de Medeiros Britto. Coleção Anísio Teixeira. vol 12. 2 ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.