9Da criança-problema à criança como enigmaS1, S2, a, $: números e letras em 4 discursos author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  




On-line ISBN 978-85-60944-35-4

An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012

 

Mudanças no laço social da docência: psicanálise e educação

 

 

Maria Angélica Mello Pisett

Professora adjunta de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da UFF. Doutora em Psicologia, correspondente da Escola Brasileira de Psicanálise, seção rio

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

Referências Bibliográficas

Aguiar, I. (2007) Possibilidades da escuta psicanalítica da fadiga de si: um estudo sobre a teoria freudiana do sofrimento psíquico. (Dissertação de mestrado) Universidade Federal de Fortaleza.

Ariés, P. (1978). História social da criança e da família. Rio de Janeiro , R.J.: Jorge Zahar Editor.

Bauman, Z. (1998) O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Jorge Zahar Editor.

Esteve, J. M. (1999) O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. Bauru, SP: EDUSC.

Ehrenberg, A. (2004) Depressão, doença da autonomia? Entrevista de Alain Ehrenberg a Michel Botbol. Ágora, 7 (1), 143-153.

Ferrari, I. (2005) O mal-estar do professor frente à violência do aluno. Revista Mal-Estar e Subjetividade, V (2), 261-280.

Freud, S. (1980a) O inconsciente. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud (Vol. XIV, pp.191-22) Rio de Janeiro, RJ: Imago. (Originalmente publicado em 1915).

Freud, S. (1980b) O mal-estar na civilização. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud (Vol. XXI, pp. 81-178) Rio de Janeiro, RJ: Imago. (Originalmente publicado em 1930).

Foucault, M. (1988) Vigiar e punir. Petrópolis, R.J.: Ed. Vozes.

Lacan, J. (1966) Função de campo da fala e da linguagem do psicanalista. In Escritos. São Paulo, S.P.: Editora Perspectiva. (Originalmente publicado em 1953).

_______. (1987) O seminário. Livro 2. O eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise. Rio de Janeiro, R.J.: Jorge Zahar editor.

_______. (1992) O seminário. Livro 17. O avesso da psicanálise. Rio de Janeiro, R.J.: Jorge Zahar editor.

_______. (2005). O seminário, livro 10. A angústia. Rio de Janeiro, R.J.: Jorge Zahar editor.

Laia, S. (2011) Demissão do pai, domínio da mãe e violência urbana Uma contribuição para a investigação sobre a "perversão generalizada". Agente digital, 1, 3-10. Retirado de http://www.ebp.org.br/bahia/agente/pagina3.html.

Lebrun, J. (2008) A Perversão Comum: Viver Juntos sem Outro. Rio de Janeiro, R.J.: Companhia de Freud.

Manoni, M. (1999) A Criança, sua "Doença" e os Outros. São Paulo, S.P.: Via Lettera.

Miller, J. (2011) Intuições milanesas. Revista Opção lacaniana online, ano II, 5, 1-15.

Roudinesco, E. (2003) A família em desordem. Rio de Janeiro, R.J.: Ed. Jorge Zahar Editor.

Santos, J.V.T. (2001) A violência na escola. Educação e Pesquisa, 27 (1), 105-122.

Sposito, M. & Peralva, A. (1997) Quando o sociólogo quer saber o que é professor – entrevista com François Dubet. Revista Brasileira de Educação, 5/6, 222-231.