9Educação e aula: união ou separação?Plantão institucional: uma modalidade de intervenção no mal estar contemporâneo na educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  




ISBN 978-85-60944-35-4 versión on-line

An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012

 

O lugar do gestor escolar no retrato do mal-estar contemporâneo na educação

 

 

Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida

Universidade de Brasília - Faculdade de Educação

 

 


RESUMO

Este texto inspira-se no trabalho realizado como professora e coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Escolar (2010/2011) inserido no Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública e nos "efeitos" da oferta do Módulo Tópicos Especiais Subjetividade e Complexidade na Gestão Escolar, fundamentado nos saberes da psicanálise, articulados às experiências e contexto de vida dos gestores / cursistas utilizando-se, em especial, o dispositivo memória educativa.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

Referências

ALMEIDA, I. M. M. Z. P. de; RODRIGUES, M. A. Elaboração de um memorial. In: Módulo Comum 8: imersão no processo educativo das ciências e da matemática. Brasília:UNAB, 1998. p. 12-18.

BLANCHARD-LAVILLE. Os professores entre o prazer e o sofrimento. ((Sobral,M.S.G.Trad). São Paulo: Loyola,2005

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para cursos a distância. Brasília, DF, 2003.

______. Diretrizes nacionais do programa Escola de Gestores da educação básica pública. Brasília, DF, 2009.

CELES, L. A. Da psicanálise à metapsicologia: uma reflexão metodológica. Brasília. Pulsional Revista de Psicanálise, ano 12, n. 133, 2000. Disponível em: < http://www.Editoraescuta.com.br/pulsional/133_01.pdf

COSTA, S.G . Subjetividade e Complexidade na Gestão Escolar: um estudo de caso com participantes da Escola de Gestores 2010. Brasília:UnB. Dissertação de Mestrado,2011.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

DAVEL, E.; VERGARA, S. C. (Orgs.). Gestão com pessoas e subjetividade. São Paulo: Atlas, 2008.

ENRIQUEZ, E. O trabalho de morte nas instituições. In: A instituição e as instituições: estudos psicanalíticos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1991. Interioridade e organizações. In: DAVEL, E.; VERGARA, S. C. (Orgs.). Gestão com Pessoas e Subjetividade. São Paulo: Atlas, 2008. p. 173-187

FREUD, S. Lembranças encobridoras. Edição Standard.Rio de Janeiro: Imago, v. III, [1899] 1996.

______. Psicologia de grupo e a análise do ego. Rio de Janeiro: Imago, v. XVIII, [1921] 1996.

______. O futuro de uma ilusão. Rio de Janeiro: Imago,v. XXI, [1927] 1996.

______. O mal-estar na civilização. Rio de Janeiro: Imago,v. XXI, [1930] 1996.

KAËS, R. Realidade psíquica e sofrimento nas instituições.In: A instituição e as instituições: estudos psicanalíticos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1991.

LACERDA SEGUNDA, Katarina Maria Matos de. Memorial: uma escrita de si. Brasília: UnB, Dissertação de Mestrado, 2011.

LÜCK, H. A gestão participativa na escola. Rio de Janeiro: Editora Vozes. Série Cadernos de Gestão. v. III, 2006. .

______. Liderança em gestão escolar. Rio de Janeiro: Editora Vozes. Série Cadernos de Gestão, v. IV, 2009.

NASIO, Juan-David. O prazer de ler Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

PARO, Vitor H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1997.

PLASTINO, C. A. O primado da afetividade: a crítica freudiana ao paradigma moderno. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

SOUZA, Fátima L. Vicissitudes na constituição da identidade de gestão em gestores da educação profissional e tecnológica: um estudo exploratório. Brasília: UNB, Dissertação Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

TANIS, B. Memória e temporalidade: sobre o infantil na psicanálise. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1995.