9O lugar do gestor escolar no retrato do mal-estar contemporâneo na educaçãoInibição com o saber: resta mal-estar? author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  




On-line ISBN 978-85-60944-35-4

An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012

 

Plantão institucional: uma modalidade de intervenção no mal estar contemporâneo na educação

 

 

Ana Beatriz Coutinho Lerner; Paula Fonseca Fontana Yara Sayão

 

 


RESUMO

O Plantão Institucional é um serviço oferecido pelo Serviço de Psicologia Escolar do IP-USP para grupos de profissionais que trabalham na interface da Psicologia com os campos da Educação, da Saúde Mental e Assistência Social. Criado em 1997, o Plantão Institucional já atendeu mais de sessenta instituições, dentre as quais se encontram escolas públicas de ensino fundamental e educação infantil, equipamentos de complementação à escola, casas-abrigo e equipes multidisciplinares ligadas às Secretarias Municipais de Educação e Saúde de diversos municípios. Tem como objetivo incidir sobre o engendramento de sentidos produzidos socialmente pelos profissionais que atuam no campo e que, muitas vezes, fazem obstáculo ao seu fazer cotidiano e concorrem para a produção do mal-estar contemporâneo na educação. Nossa hipótese de trabalho é de que a oferta de um espaço de fala e de interlocução para esses profissionais promove a mobilização do desejo implicado na ação educativa, um reposicionamento do sujeito diante das questões suscitadas pelo trabalho e a ampliação do repertório de estratégias criadas, individual e coletivamente, para o enfrentamento das dificuldades que emergem no campo educativo.
Quinze anos após a criação do Plantão Institucional, pretendemos com esse texto revisitar os fundamentos teórico-práticos desse dispositivo de escuta e trazer ao plano de análise alguns recortes do trabalho institucional para analisar os efeitos dessa modalidade de intervenção diante do mal estar contemporâneo na educação.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

Bibliografia

AGUIAR, R. M. R., ALMEIDA, S. F. C. Professores sob pressão: sofrimento e mal-estar na educação. In Proceedings of the 6th Psicanálise, Educação e Transmissão, 2006 [online]. 2006 [cited 03 October 2012]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100063&lng=en&nrm=iso>

ALMEIDA, S. F. C. Formação continuada de professores: conhecimento e saber na análise clínica das práticas profissionais. Estilos da Clínica, São Paulo, v. 17, n. 1, jun. 2012. Disponível em < http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282012000100006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 17 out. 2012.

BIRMAN, J. Mal-estar na atualidade: a psicanálise e as novas formas de subjetivação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

FREUD, S. (1930) O mal estar da civilização. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

JORGE, M. A. C. Sexo e Discurso em Freud e Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.

KOLTAI, C. Impasses subjetivos e contemporaneidade: primeiras reflexões. In: A psicanalise, a educação e os impasses da subjetivação no mundo moderno. Anais II Colóquio do Lugar de vida LEPSI, 2001.

KUPFER, M. C. M.; VOLTOLINI, R. Uso de Indicadores Clínicos em Pesquisas de Orientação Psicanalítica: Um debate conceitual. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 21, n. 3, 2005.

MACHADO, A. M. Plantão Institucional: um dispositivo criador. In: Machado, Fernandes e Rocha. Novos Possíveis no encontro da Psicologia e da Educação. São Paulo: Editora Casa do Psicólogo, 2007.

QUINET, A. Psicose e Laço Social. Rio de janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

SAYÃO, Y. Plantão Institucional: uma prática de atendimento psicológico entre os campos da Saúde e da Educação. Este trabalho será publicado nos Anais do I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde, 5 a 7 de fevereiro de 2009, cidade de Faro, Portugal. Acesso: <http//:www.eventos.ualg.pt/cips>