ISBN 978-85-60944-35-4 versión
on-line
ISBN 978-85-60944-35-4 versión on-line
An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012
Inibição com o saber: resta mal-estar?
Margareth DinizI; Lealce Mendes da SilvaII
IPsicanalista, Doutora em Educação, integrante do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação-UFOP, Professora Adjunta de Psicologia da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
IIMestranda em Educação na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
RESUMO
O presente trabalho visa reconhecer a subjetividade e a implicação do sujeito em seu sintoma e analisar o fenômeno contemporâneo nomeado "fracasso escolar" como sintoma circunscrito à inibição com o saber, este, sendo algo que faz o sujeito paralisar-se e recolher-se em situações de confronto com o saber, de modo absolutamente singular.
Palavras-chave: Inibição com o saber; Fracasso, Mal-estar.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AMARAL, Daniele kohmoto. Histórias de (re)provação escolar: vinte e cinco anos depois. 2010.170f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em:< Erro! A referência de hiperlink não é válida.> Acesso 16 ago. 2012
ANGELUCCI, Carla Biancha et al. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1991-2002): um estudo introdutório. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 51-72, jan./abr. 2004. Disponível em: < http://www.periodicos.capes.gov.br/> Acesso 14 ago. 2012
CARVALHO, Marília Pinto. O fracasso escolar de meninos e meninas: articulações entre gênero e cor/raça. Cadernos pagu, São Paulo, p.247-290, 2004. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/cpa/n22/n22a10.pdf> Acesso 16 ago. 2012
CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saber Elementos para uma teoria. Trad. Bruno Magne. Porto Alegre: Artmed, 2000. 93 p.
COHEN, Ruth Helena Pinto. A lógica do fracasso escolar: psicanálise & educação. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2006. 189p.
CORDIÉ, Anny. Os Atrasados não existem: psicanálise de crianças com fracasso escolar. Porto Alegre: Artmed, 1996. 214 p.
DINIZ, Margareth. O método clínico na investigação da relação com o saber de quem pesquisa e ensina: contribuição para a formação docente na tensão entre saber e conhecer. ANPED-GT08-Formação de professores, 2010. Disponível em:<Erro! A referência de hiperlink não é válida. trabalhos/trabalho/ GT08-2254--Int.pdf> Acesso 13 maio 2012.
FREUD, Sigmund (1905). Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2006. Vol. VII, p.117-229
FREUD, Sigmund (1909). Análise de uma Fobia em um Menino de Cinco Anos. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2006. Vol. X, p.11-131.
FREUD, Sigmund (1910). Leonardo da Vinci e uma Lembrança da sua infância. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2006. Vol. XI, p.73-141
FREUD, Sigmund (1926[1925]). Inibições, Sintomas e Ansiedade. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2006. Vol XX, p. 81-171.
FREUD, Sigmund (1937). Análise Terminável e Interminável. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2006. Vol. XXIII, p.223-270
FREUD, Sigmund (1940[1938]). Esboço de Psicanálise. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2006. Vol. XXIII, p.153-207
LAJONQUIÈRE, Leandro de (1992). Desenvolvimento ou constituição do sujeito, In: De Piaget a Freud: Para repensar as aprendizagens. Petrópolis: Vozes, 9ª ed. 2000. p. 150-162
SIRINO, Marisa de Fátima; CUNHA, Beatriz Belluzzo Brando. Repensando o fracasso escolar: reflexões a partir do discurso do aluno. ANPED-GT13-Educação Fundamental. 14 p., 2002. Disponível em:<www.anped.org.br/reunioes/25/marisafatim asirinot13.rtf> Acesso 16 ago. 2012