On-line ISBN 978-85-60944-35-4
On-line ISBN 978-85-60944-35-4
An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012
Sobre a inclusão minúscula
Lenara Spedo Spagnuolo
RESUMO
No presente trabalho discutiremos a inclusão escolar à luz da psicanálise. Questionaremos as políticas de Inclusão que versam sobre alunos portadores de necessidades educativas especiais, pois ao generalizarem um processo que é singular acabam por excluir sujeitos. Como ilustração trazemos um breve relato de caso de inclusão escolar para que possamos pensar a importância desse processo ir para além da via pedagógica.
Palavras chave: psicanálise, educação e inclusão escolar.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Referencias Bibliográficas:
AMARAL, L. "Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação". In: AQUINO, J. G.(coord.). Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998.
FREUD, S. (1933): "Explicações, aplicações e orientações" In: Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. XXII. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2006.
______________, (1937) "Análise terminável e interminável". In: Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. XXIII. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2006.
JERUSALINSKY, A. & PAÉZ, S. M. C. "Carta aberta aos pais acerca da escolarização das crianças com problemas de desenvolvimento" In: Escrito da Criança, número 6. Centro Lydia Coriat, 2001.
JERUSALINSKY, J. "O acompanhamento terapêutico e a construção de um protagonismo" In: Escrito da Criança, número 6. Centro Lydia Coriat, 2001.
LANJONQUIÉRE, L. "Infância e ilusão (psico)pedagógica: escritos de psicanálise e educação". Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
MANNONI, M (1967): A criança, sua "doença" e os outros. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.
MEIRA, A. M. G. "Contribuições da psicanálise para a educação inclusiva" In: Escrito da Criança, número 6. Centro Lydia Coriat, 2001.
VOLTOLINI, R., "Psicanálise e inclusão escolar: direito ou sintoma?". Estilos da Clínica, São Paulo, volume 9, número 16, junho de 2004.
______________, "A inclusão é não toda" In: Inclusão Escolar - TRAVESSIAS - a experiência do grupo ponte - pré-escola terapêutica lugar de vida. São Paulo: Casa do Psicólogo Livraria e Editora Ltda., 2005
______________, "Igualdades e diferenças" In: Cintia Freller; Marian A.L.Dias Ferrari; Marie Claire Sekkel. (Org.). Educação Inclusiva: percursos na educação infantil. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008, v. 1, p. 59-75.