9Vicissitudes da transferência na relação professor-aluno adolescente na atualidadeA inclusão escolar e(m) seus exteriores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  




ISBN 978-85-60944-35-4 versión on-line

An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012

 

Sobre a inclusão minúscula

 

 

Lenara Spedo Spagnuolo

 

 


RESUMO

No presente trabalho discutiremos a inclusão escolar à luz da psicanálise. Questionaremos as políticas de Inclusão que versam sobre alunos portadores de necessidades educativas especiais, pois ao generalizarem um processo que é singular acabam por excluir sujeitos. Como ilustração trazemos um breve relato de caso de inclusão escolar para que possamos pensar a importância desse processo ir para além da via pedagógica.

Palavras chave: psicanálise, educação e inclusão escolar.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

Referencias Bibliográficas:

AMARAL, L. "Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação". In: AQUINO, J. G.(coord.). Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998.

FREUD, S. (1933): "Explicações, aplicações e orientações" In: Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. XXII. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2006.

______________, (1937) "Análise terminável e interminável". In: Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. XXIII. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2006.

JERUSALINSKY, A. & PAÉZ, S. M. C. "Carta aberta aos pais acerca da escolarização das crianças com problemas de desenvolvimento" In: Escrito da Criança, número 6. Centro Lydia Coriat, 2001.

JERUSALINSKY, J. "O acompanhamento terapêutico e a construção de um protagonismo" In: Escrito da Criança, número 6. Centro Lydia Coriat, 2001.

LANJONQUIÉRE, L. "Infância e ilusão (psico)pedagógica: escritos de psicanálise e educação". Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

MANNONI, M (1967): A criança, sua "doença" e os outros. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.

MEIRA, A. M. G. "Contribuições da psicanálise para a educação inclusiva" In: Escrito da Criança, número 6. Centro Lydia Coriat, 2001.

VOLTOLINI, R., "Psicanálise e inclusão escolar: direito ou sintoma?". Estilos da Clínica, São Paulo, volume 9, número 16, junho de 2004.

______________, "A inclusão é não toda" In: Inclusão Escolar - TRAVESSIAS - a experiência do grupo ponte - pré-escola terapêutica lugar de vida. São Paulo: Casa do Psicólogo Livraria e Editora Ltda., 2005

______________, "Igualdades e diferenças" In: Cintia Freller; Marian A.L.Dias Ferrari; Marie Claire Sekkel. (Org.). Educação Inclusiva: percursos na educação infantil. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008, v. 1, p. 59-75.