9A inclusão escolar e(m) seus exterioresO professor contemporâneo afetado nas bordas da angústia! author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  




On-line ISBN 978-85-60944-35-4

An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012

 

Considerações sobre a arte do fuxico numa articulação com a inibição da aprendizagem

 

 

Ludmilla Lopes da Fonsêca

Psicóloga, Psicopedagoga, Mestre em Educação e Contemporaneidade - UNEB; Pesquisadora do GEPE-rs (Grupo de Estudos em Psicanálise, Educação e Representação Social); ludy_fonseca@yahoo.com.br

 

 


RESUMO

O presente trabalho busca uma articulação metafórica da relação entre inibição da aprendizagem e fuxico arte. O mesmo é um recorte da dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC sediado na Universidade do Estado da Bahia –UNEB.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

REFERÊNCIAS

COHEN, Ruth Helena Pinto. Projeto Aleph: testemunho de uma prática. In: COHEN, Ruth Helena Pinto. Psicanalistas e Educadores: tecendo laços. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2009.

DOR, Joel. Introdução à leitura de Lacan: o inconsciente estruturado como linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

FERNÁNDEZ, Alícia. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artmed, 1991.

FERREIRA, Aurélio. B. H. Minidicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1977.

FREUD, Sigmund. O interesse Educacional da Psicanálise (1913). In: Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

______. Inibição, Sintoma e Ansiedade (1926 [1925]). In: Obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

LAPLANCHE & PONTALIS. Vocabulário de psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

MELMAN, Charles. O homem sem gravidade: gozar a qualquer preço. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2003.

MRECH, Leny Magalhães. Psicanálise e Educação - Novos Operadores de Leitura. São Paulo: Pioneira, 2003.

NASCIMENTO, Antonio Dias. Contemporaneidade: educação, etnocentrismo e diversidade. In: LIMA JR., A.S E HERTKOWSKI, T.M. (org.) Educação e contemporaneidade: desafios para a pesquisa e a pós-graduação. Rio de Janeiro: Quartet, 2006.

ORNELLAS, Maria de Lourdes. Afetos manifestos na sala de aula. São Paulo: Annablume, 2009.

ROUDINESCO, Elizabeth. A família em desordem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

ROUDINESCO, Elizabeth & PLON, Michael. Dicionário da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

SOARES, Jacy Célia da Franca. Psicanálise e Educação: novas aproximações num tempo de mutações. Revista da Faced, nº 08, 2004, p. 195 – 207.