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On-line ISBN 978-85-60944-35-4

An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012

 

O professor contemporâneo afetado nas bordas da angústia!

 

 

Telma Lima CortizoI; Maria de Lourdes Soares OrnellasII

IMestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia. Especialização em Metodologia e Práticas do Ensino Superior pela UNIJORGE (2007) e em Currículo e Prática Educativa pela PUC Rio (2002). Participa do Grupo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Representação Social – Gepe-rs. Coordenadora pedagógica da rede municipal de Salvador e Professora da Fundação Visconde de Cairu. E-mail. telmalcortizo@uol.com.br
IIProfessora Dra em Psicologia da Educação PUC/SP. Pós-doc em Psicanálise e Educação USP-SP. Professora DEDC1 e Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Líder do Grupo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Representação Social - Gepe-rs. Psicanalista. E-mail: ornellas1@terra.com.br

 

 


RESUMO

Este estudo nomeado O professor contemporâneo afetado nas bordas da angústia teve como objetivo investigar como o professor tem sido afetado pela angústia, na busca de aguçar o debate em torno do lugar e da posição do professor-sujeito nesse cenário. O aporte teórico sustentou-se na psicanálise e educação acompanharam esse percurso: Freud (1925-1926), Lacan (1962-1963), Bauman (1998); Ornellas (2005), dentre outros.

Palavras-chave: professor-sujeito, (des)encanto, angústia e saber fazer


 

 

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Referências

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