9O professor contemporâneo afetado nas bordas da angústia!Interesse de saber: um estudo com adolescentes do ensino médio author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  




On-line ISBN 978-85-60944-35-4

An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012

 

Acompanhamento terapêutico e contituição psíquica: relatos de um avanço

 

 

Gisele Souza Campos

 

 


RESUMO

O artigo apresentará uma experiência de acompanhamento terapêutico de uma criança com suposto diagnóstico de autismo em uma instituição de Educação Infantil, cujas intervenções foram realizadas especialmente no laço criança-instituição e os efeitos dessas puderam ser observados em situações cotidianas dessa criança como o banho, a alimentação, atividades pedagógicas feitas em sala e especialmente o brincar.

Palavras chave: Acompanhamento terapêutico; Autismo; Constituição Psíquica


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

REFERÊNCIAS

COELHO; C. F. M. Convivendo com Miguel e Mônica: uma proposta de Acompanhamento Terapêutico de crianças autistas. Universidade de Brasília Instituto de Psicologia. Brasília 2007.

GAVIOLI, C.; RANOYA, F.; ABBAMONTE, R. A Prática do Acompanhamento Educacional na Inclusão Escolar: do Acompanhamento do Aluno ao Acompanhamento da Escola. Colóquio do LEPSI IP/FE-USP: Psicanálise, Infância e Educação. São Paulo, 2002.

HERMANN; M. C. Acompanhamento Terapêutico e Psicose: Um articulador do real, simbólico e imaginário. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.

JERUSALINSKY; A. N. Considerações acerca da Avaliação Psicanalítica de Crianças de Três Anos – AP3. Psicanálise com crianças: clínica e pesquisa. São Paulo: Escuta, 2008.

KUPFER, M. C. Educação para o futuro: Psicanálise e educação. São Paulo: Escuta. 2007

MELÃO; M. S. A escrita e a Constituição do Sujeito: um caso de autismo. Estilos da Clínica, 2008, Vol. Xlll, nº 25, 94-117

PARRA; L. S. Atando laços e desatando nós: Reflexões sobre a função do Acompanhamento terapêutico na Inclusão Escolar de crianças autistas. Universidade de Brasília Instituto de Psicologia. Brasília, 2009.

TAFURI; M. I. A Clínica Psicanalítica e o Trabalho de Acompanhamento Terapêutico: um interseção possível. São Paulo: Escuta, 2006.