9Acompanhamento terapêutico e contituição psíquica: relatos de um avançoAgressividade entre pares: excesso de intolerância author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  




On-line ISBN 978-85-60944-35-4

An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012

 

Interesse de saber: um estudo com adolescentes do ensino médio

 

 

Nicole Crochick

 

 


RESUMO

O presente trabalho se refere à dissertação defendida em 20111, que buscou investigar o interesse de saber dos adolescentes do ensino médio em uma escola particular da cidade de São Paulo. Neste trabalho será feita a apresentação de algumas tendências percebidas pela análise das entrevistas e pelo estudo bibliográfico realizado.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

Referências Bibliográficas

ADORNO, T. W. (1959). Teoría de la pseudocultura In: T.W. Adorno Escritos Sociológicos I, obra completa. 8 (A. G. Ruiz, trad.). Madri: Edicciones Akal, S.A, 2004. p. 39-78.

______. (1967b). Educação – para o quê? In:______ Educação e emancipação. São Paulo: Editora Paz e Terra S.A, 1995. p. 139-154.

ARENDT, H. (1954). A crise na educação. In:______ Entre o passado e o futuro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005. p. 221-247.

BENJAMIN, W. (1939). Sobre alguns temas em Baudelaire. In:______ Charles Baudelaire – um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. p. 103-151.

BLEICHMAR, S. Violência social – violência escolar: de la puesta de limites a la construcción de legalidades. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico, 2008.

BRASIL. Ministério da Justiça. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em 20 de abril de 2010.

CHARLOT, B (org). Os jovens e o saber: perspectivas mundiais. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

FREUD, S. (1930). Mal Estar na Civilização. In: Salomão, E. Edição Eletrônica Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud.

KUPFER, M. C. Educação para o futuro: psicanálise e educação. 2ª. Ed. São Paulo: Ed. Escuta, 2001.

______. Amor e saber: a Psicanálise da relação entre professor e aluno. In: Cohen, R.H.P. (org). Psicanalistas e educadores, Rio de Janeiro: Wak Ed, 2009. p. 19-32.

MELMAN, C. Os Adolescentes estão sempre confrontados com o Minotauro. In: Melman, C. (org). Adolescência entre o Passado e o Futuro. 2. Ed. Porto Alegre: Artes e Ofícios , 1997. p. 29-44.

 

 

1 Dissertação intitulada Interesse de saber: um estudo com adolescentes do ensino médio, orientada pela professora Titular Maria Cristina Kupfer, no Programa Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP.