9Agressividade entre pares: excesso de intolerânciaFamília e vida escolar de adolescentes author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  




On-line ISBN 978-85-60944-35-4

An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012

 

As pesquisas brasileiras em psicanálise e educação e sofrimento docente

 

 

Maria Cristina de Jesus Sousa

Maria Cristina de Jesus Sousa é aluna do curso de Pedagogia FAE/UFMG

 

 


RESUMO

A comunicação analisa, especificamente o sofrimento docente, no qual se constatou um crescente numero de estudos sobre o tema. Seguindo o estado da arte produzido por Kupfer et al (2010), foi feito um levantamento bibliográfico semelhante dentro do projeto de pesquisa: "Impasses na transmissão e mal-estar docente" FAE/UFMG (2011). Este trabalho re-direcionou as produções em guias que tratassem de temas específicos: psicanálise e educação, sofrimento docente e adolescência e seus excessos. Foram levantados cerca de 800 produções teóricas. Entre elas, teses, dissertações e artigos que complementam os estudos sobre psicanálise e educação no Brasil. A partir da análise destes materiais, pretende-se contribuir para os estudos em psicanálise, educação e sofrimento docente.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

5 - Referências bibliográficas

AGUIAR, Rosana Márcia Rolando; ALMEIDA, S. F. C. de. (2008) Mal-estar na educação: o sofrimento psíquico de professores. Curitiba, Pr: Editora Juruá, v. 01. 98p.

DINIZ, Margareth. (1998) De que sofrem as mulheres-professoras?. In: Eliane Marta Teixeira Lopes. (Org.). A psicanálise escuta a educação. Belo Horizonte: Autêntica, v. , p. 198-223.

FREUD, S. (1930). O mal-estar na civilização. In. Edição Standard das obras psicológicas de Freud, vol. XXI. RJ. Imago.

KUPFER, M. C. M. ; BASTOS, Marize Bartolozzi ; RODRIGUES COSTA, B. H. ; DE CESARIS, D. M. ; CARDOSO, F. F. ; ORNELLAS, M. I. ; CROCHIK, N. ; PALHARES, O. (2011). A produção brasileira no campo das articulações entre psicanálise e educação a partir de 1980. Estilos da Clínica (USP. Impresso), v. 15, p. 285-306.

PEREIRA, Marcelo Ricardo.(2009). Mal-estar docente e modos atuais do sintoma. In: Que Escola é essa? Anacronismos, resistências e subjetividades. Orgs.: MARIGUELA, Marcio; CAMARGO, Ana Maria Faccioli de; SOUZA, Regina Maria de. Campinas: Alínea