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ISBN 978-85-60944-35-4 versión on-line

An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012

 

O conhecimento e o saber na psicose infantil

 

 

Izabel Ramos de Abreu Kisil

 

 


RESUMO

Em psicanálise há uma diferença entre as noções de conhecimento e saber. Como entender a produção de conhecimento e de saber na psicose, isto é, em sujeitos que não com contam com o saber sobre a castração? A partir da experiência clínica como analista e acompanhante terapêutica de dois garotos psicóticos buscamos refletir sobre as particularidades da construção de conhecimento na psicose infantil. Percebemos que o conhecimento se constrói por meio das pesquisas que realizam na companhia de um Outro que suporta "não saber". Esse conhecimento particular que produzem, por estar fora da lógica fálica, muitas vezes, não permite um enlace social. No entanto, serve a este sujeito como uma certeza que o protege de Outro invasivo, permitindo ele produzir um saber sobre si. A partir disso, levantamos questões a respeito das necessidades educativas especiais dos psicóticos e das possibilidades e limites da inclusão escolar, considerando o estudo a respeito da construção de conhecimento destes garotos.


 

 

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Referências Bibliográficas

LACAN, J. Da Psicose Paranóica em Suas Relações com a Personalidade. Rio de Janeiro: Editora Forense-Universitária. 1987.

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ZENONI, A. Tratamento do Outro. Préliminaire. Bruxelas, Antenne 110, n.3, p. 101-112, 2003. Tradução não publicada: Marize Guglielmetti.