9O adolescente em estado de dupla exceçãoPsicanálise e inclusão escolar: considerações acerca dos atuais discursos e da equação família e escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  




ISBN 978-85-60944-35-4 versão on-line

An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012

 

O mal-estar de controlar a entrada

 

 

Iara Mouradian Pedó; Joana Sampaio Primo

 

 


RESUMO

A atuação de psicólogos no interior de uma instituição de ensino ocorre nos mais diversos formatos, suscitando sempre questões. O presente trabalho pretende se debruçar sobre a análise de um episódio que vivenciamos enquanto psicólogos de um Cursinho Popular que funciona no interior da Universidade de São Paulo. Nosso trabalho compreende um serviço semanal de atendimento clínico aos alunos do Cursinho e o diálogo com a instituição, articulando num trabalho conjunto aquilo que os casos trazem enquanto questões institucionais e o que a instituição nos solicita como demanda.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

Referências

BLEGER, J. O grupo como instituição e o grupo nas instituições. In: KAËS, R. et al. (Orgs.). A instituição e as instituições. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1991.

DOLTO, F. Prefácio. In:MANNONI, M. A primeira entrevista em psicanálise. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 118p. (Texto original publicado em 1979).

FREUD, F. O Mal-estar na civilização. Edição Standard das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, 2006. (Trabalho original publicado em 1930).

ROSA, M. D. Histórias que não se contam: O não-dito e a psicanálise com crianças e adolescentes. Taubaté, São Paulo: Ed. Cabral Universitária, 2000.

_________ & Domingues, E. (2010). O método na pesquisa psicanalítica de fenômenos sociais e políticos: a utilização da entrevista e da observação. Psicologia & Sociedade, 22 (1). Recuperado em 23 de Julho de 2012, do SCIELO (Scientific Eletronic OnLine): http://scielo.com.br