On-line ISBN 978-85-60944-35-4
On-line ISBN 978-85-60944-35-4
An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012
Psicanálise e inclusão escolar: considerações acerca dos atuais discursos e da equação família e escola
Cecilia Maria Girão Gomes; Maria Celina Peixoto Lima
RESUMO
O objetivo deste trabalho é fazer uma leitura crítica da educação inclusiva por meio de seus discursos contemporâneos. Este trabalho se construiu através de uma pesquisa teórica-bibliográfica, que caracterizou os atuais discursos da inclusão escolar; investigou a respeito da relação entre estes discursos e o discurso biomédico; e discutiu acerca das mudanças ocorridas no laço social contemporâneo e seus efeitos na equação família e escola.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
REFERÊNCIAS
COUTINHO, A.; AVERSA, P.. Sobre a experimentação da loucura no campo escolar. In: COLI, F.; KUPFER, M. (Org.). Travessias inclusão escolar: a experiência do grupo ponte pré-escola terapêutica lugar de vida. São Paulo: Caso do Psicólogo, 2005.
DELEUZE, G. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: Deleuze, G. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DUFOUR, D. A arte de reduzir cabeças: sobre a nova servidão na sociedade ultraliberal. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2005.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder (1979). Rio de Janeiro: Edições Graal, 2011.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir (1975). Petrópolis: Editora Vozes, 2008.
KUPFER, M.. Inclusão escolar: a igualdade e a diferença vistas pela psicanálise. In: COLI, F.; KUPFER, M. (Org.). Travessias inclusão escolar: a experiência do grupo ponte pré-escola terapêutica lugar de vida. São Paulo: Caso do Psicólogo, 2005.
LAPLANE, A. (Org.). Políticas e práticas de educação inclusiva. Campinas: Autores Associados, 2007.
LEBRUN, J. A perversão comum: viver juntos sem outro. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008.
LEBRUN, J. Um mundo sem limite: ensaio para uma clínica do social. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2004.
NABUCO, M. Práticas institucionais e inclusão escolar. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 139, p. 63-74, 2010.
SOUSA, L. O sujeito (a)sujeitado: reflexões sobre o discurso médico a partir de um olhar psicanalítico. In: II CONGRESSO SUL-AMERICANO DE PSICANÁLISE SOBRE VIOLÊNCIA, CULPA E ATO, 2009, Fortaleza. Anais As intermitências do poder, da morte e da biopolítica moderna.Fortaleza, 2009, v.2, n. 1.
VEIGA-NETO, A. Foucault & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
VOLTOLINI, R. A inclusão é não toda. In: COLI, F.; KUPFER, M. (Org.). Travessias inclusão escolar: a experiência do grupo ponte pré-escola terapêutica lugar de vida. São Paulo: Caso do Psicólogo, 2005.
VOLTOLINI, R. O discurso do capitalista, a psicanálise e a educação. In: ARAÚJO, N.; AIRES, S.; VERAS, V. (Org.). Linguagem e Gozo. Campinas: Mercado de Letras, 2007.