9Psicanálise e inclusão escolar: considerações acerca dos atuais discursos e da equação família e escolaReflexos da contemporaneidade na filiação e na educação author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  




On-line ISBN 978-85-60944-35-4

An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012

 

Cine na escola: um dispositivopara a construção de esperiências ou a arte de assinar o que se vê!

 

 

Alice UmpierreI; Rose GurskiII; Thayane ChavesIII

IEstudante de graduação em Psicologia (UFRGS)- Bolsista FAPERGS, associada ao NEPEIA/UFRGS
IIPsicanalista, membro da APPOA, Professora do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia da UFRGS, e Coord. da Clínica Maud Manonni. Org, e autora dos livros Cenas da Infância Atual: a familia, a escola e a clínica (Unijuí, 2006); Educação e Função Paterna (Ed. UFRGS, 2008); Debates sobre adolescência contemporânea e o laço social (Juruá, 2012); autora do livro Três Ensaios sobre Juventude e Violência (Escuta, 2012)
IIIEstudante de graduação em Psicologia - Bolsista PROEXT, associada ao NEPEIA UFRGS

 

 


RESUMO

Este trabalho consiste no relato de uma experiência de pesquisa e extensão inserida no contexto das investigações sobre adolescência, psicanálise, educação e cinema. Articulando conceitos da psicanálise e escritos de Walter Benjamim, o projeto Cine na Escola propõe sessões de cinema e debates com adolescentes das margens, a fim de discutir os possíveis enlaces do cinema com o tema da experiência e com a construção de narrativas.


ABSTRACT

This paper is a report of an experience of research and extension into the context of research on adolescence, psychoanalysis, education and cinema. Articulating concepts of psychoanalysis and writings of Walter Benjamin, the project Cinema na Escola" proposes screenings and discussions with adolescents from the riverside, in order to discuss the possible links with the theme of the film and the experience with the construction of narratives


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

REFERÊNCIAS

ANTES QUE O MUNDO ACABE. Direção de Ana Luiza Azevedo. BRASIL. Imagens Filmes: 2009. DVD (102min.), color.

ARENDT, Hannah. Homens em tempos sombrios. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

BENJAMIN, W. Charles Baudelaire um Lírico no Auge do Capitalismo. Obras Escolhidas III. São Paulo: Brasiliense, 1989. 271p.

BUARQUE, Chico. Apesar de você. In. Chico Buarque, 1970.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Escrita acadêmica: A arte de assinar o que se lê. In: Caminhos investigativos III: Riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteira.Rio de Janeiro, 2005, p.117-140.

GURSKI, R. R. Três ensaios sobre juventude e violência. São Paulo: Escuta, 2012. 174 p.

KEHL, Maria Rita. "A violência do imaginário". In: A criança na contemporaneidade e a psicanálise: mentes e mídia: diálogos interdisciplinares, II . São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

LAROSSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Ver. Brasileira de Educação. Rio de Janeiro.n.19,p. 20-28.jan/abr, 2002.