9Inibição do pensamento: entre demanda e desejoO brincar entre a criança, o analista e a instituição educacional primária author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  




On-line ISBN 978-85-60944-35-4

An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012

 

Contribuições psicanalíticas acerca da posição subjetiva do adolescente na sua relação com o saber

 

 

Iane Pinto de CastroI; Karla Patrícia Holanda MartinsII

IPsicóloga; Psicopedagoga; Mestre em Psicologia. LEIPCS – UNIFOR
IIProf. Adjunta do Programa de Pós-Graduação da UFC

 

 


RESUMO

Neste trabalho pretende-se discutir a relação do adolescente com o saber a partir de seus processos identificatórios e de separação. Para contribuir com esta discussão teórica, conta-se com a contribuição de Freud acerca do saber e dos psicanalistas, Rassial, Bergés, Alberti e Mannoni, dentre os principais.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

Referências bibliográficas

Alberti, S. (2010). O adolescente e o outro.Rio de Janeiro: Zahar.

Bergés, J. (2008a). O corpo na neurologia e na psicanálise. Porto Alegre: CMC.

Bergés, J. (2008b). O que aprendemos com as crianças que não aprendem. Porto Alegre: CMC.

Freud, S. (1976a). Projeto para uma psicologia científica. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 1). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1895).

Freud, S. (1976b). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 7). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1905).

Freud, S. (1976c). O esclarecimento sexual das crianças.(Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 9). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1907).

Freud, S. (1976d). Leonardo da Vinci e uma lembrança de sua infância.Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 11). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1910).

Freud, S. (1976f). Organização genital infantil: uma interpolação na teoria da sexualidade. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 19). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1923).

Freud, S. (1976g). Inibições, sintomas e ansiedade.(Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 20). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1926).

Freud, S. (1976h). Análise terminável e interminável. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 23). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1937).

Mannoni, M. (1999). A criança retardada e a mãe. São Paulo: Martins Fontes.