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ISBN 978-85-60944-35-4 versión on-line

An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012

 

Psicanálise, educação e o mal estar na formação de professores

 

 

Renata Nunes VasconcelosI; Margarete Parreira MirandaII

IUEMG - renata.vasconcelosuemg@gmail.com
IIUEMG/UFOP - margaretemiranda@hotmail.com

 

 


RESUMO

Trata-se de um artigo referenciado em um projeto de pesquisa teórica, em andamento, que investiga o campo da Formação docente em sua conexão com a Psicanálise, privilegiando as produções científicas registradas no Diretório do CNPQ, no período de 2000 a 2011. Esse projeto, aprovado pelo CNPQ, está sendo trabalhado por alunos e professores vinculados ao Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores, Trabalho Docente e Discurso Pedagógico, ligados à Universidade do Estado de Minas Gerais. Exploramos em nossas investigações os discursos presentes na literatura científica brasileira, a partir da década de 1970, que fundamentam a prática da formação dos professores. Nesse contexto, teses mais recentes sobre a formação do professor reflexivo abrem perspectivas de interlocução com a psicanálise. Na sequência, focalizamos estudos psicanalíticos que fazem a leitura do mal-estar do professor, possibilitando outros entendimentos sobre pontos de tensão no ato de ensinar. Distinguem-se sob esse viés, aspectos que sustentam a interface entre os campos da Formação docente e a Psicanálise, ampliando a margem para novos investimentos no saber-fazer dos professores.

Palavras-chaves: formação de professores; educação; psicanálise


 

 

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