9Psicanálise, educação e o mal estar na formação de professoresEl niño que nos ocupa: algunas puntualizaciones acerca del trabajo educativo con niños en la primera infancia author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  




On-line ISBN 978-85-60944-35-4

An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012

 

Sobre o mal estar, um corpo do(c)ente: a mulher-professora e seu encontro com as diferenças

 

 

Cláudia Itaborahy FerrazI; Margareth DinizII

IPsicóloga, psicanalista, mestranda em Educação pela Universidade federal de Ouro Preto, pesquisadora do Programa Caleidoscópio/UFOP
IIPsicóloga, psicanalista, professora da Universidade Federal de Ouro Preto, coordenadora do Programa Caleidoscópio/UFOP

 

 


RESUMO

Perceber o que se repete e pausar para uma construção teórica que vá de encontro ao discurso de mulheres-professoras que trazem como queixa a diferença e como imagem um corpo esteticamente e subjetivamente marcado por inércia, alguma impossibilidade diante do outro que não é ideal, mas real. Trata-se de interrogações sobre papel, lugar, corpo, atuação da professora em meio às urgências da contemporaneidade.

Palavras-chave: mal estar docente, corpo, diferença, feminino.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDRÉ, Serge. O que quer uma mulher. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

DINIZ, Margareth. Do que sofrem as mulheres professoras? In: LOPES, Eliane M. T. (Org.). A psicanálise escuta a educação. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. Corpo. São Paulo: Ed Record, 1984.

FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

KEHL, Maria Rita. A mínima diferença: masculino e feminino na cultura. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1996.

LOPES, Eliane Marta Teixeira. A educação (Não) é tudo. Estilos clínicos, São Paulo, v.8, n.15, jun.2003. Disponível em: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282003000200009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 27 de julho de 2012.

MILLER, J. A. La pareja y El amor: Conversaciones clínicas con Jacques-Alain Miller en Barcelona. Instituto Del Campo Freudiano. Barcelona: Paidós, 2002.

MIRANDA, Margarete Parreira. O mal-estar do professor em face da criança considerada problema. (Tese de doutorado) FAE/UFMG. BH. 2010.

ZANELLA, Andréa Vieira; CORD, Denise. Tia, o Tonico me bateu! Considerações sobre a violência infantil no contexto da creche. Revista Educação, Subjetividade e Poder, Porto Alegre, n. 6, v. 6, ago. 1999.