9Indicadores de sucesso na inclusão escolar: realidade ou utopia?Um olhar preciso sobre nossos saberes: especialista, professora do regular e aluna com surdez índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  




ISBN 978-85-60944-35-4 versión on-line

An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012

 

Teorias sobre alfabetização de crianças: de que debate se trata?

 

 

Julia Maria Borges Anacleto

 

 


RESUMO

Considerando as formulações de Emilia Ferreiro a respeito do papel do outro no processo de aquisição da escrita pela criança, pretende-se contribuir para uma discussão acerca do dilema pedagógico que as interpretações feitas dessa autora geram. Ainda de forma inicial, pretende-se explorar a possibilidade de contribuição para esse debate a partir das formulações que têm procurado articular a teoria psicanalítica da constituição do sujeito e a aquisição da escrita.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

Referências bibliográficas

AZENHA, Maria da Graça. Construtivismo – de Piaget a Emilia Ferreiro. São Paulo, Ática, 1995.

BORGES, Sonia. O quebra-cabeça – a alfabetização depois de Lacan. Goiânia, Ed. da UCG, 2006.

FERREIRO, E. & TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre, Editora Artmed, 1989.

FERREIRO, E. Com todas as letras. São Paulo, Cortez, 1993.

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo, Cortez, 1986.

LAJONQUIÈRE, Leandro. De Piaget a Freud – para uma clínica do aprender. Petrópolis, RJ, Vozes, 2010.

LEMOS, C. T. G. de. "Das vicissitudes da fala da criança e de sua investigação" in Cadernos de Estudos da Linguagem, Campinas, n. 42, pp. 41-69, Jan./Jun., 2002.

LEMOS, C. T. G. de. "Os processos metafóricos e metonímicos como mecanismos de mudança" in Substratum: temas fundamentais em psicologia e educação, vol. 1, n. 3, Porto Alegre, Artes Médicas, 1998.

MELLO, Maria Cristina de Oliveira. Emilia Ferreiro e a alfabetização no Brasil. São Paulo, Editora UNESP, 2007.

PEREIRA DE CASTRO, M. F. "Sobre a interpretação e os efeitos da fala da criança" in Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 33, n. 2, pp. 81-87, junho de 1998.

PIAGET, Jean. Epistemologia Genética. São Paulo, Martins Fontes, 1990.