An. 8. Simp. Bras. Comun. Enferm. May. 2002
Implicações do uso de computadores em rede e a internet no ensino de enfermagem: sua utilidade e limitações
Implications of the use of computer networks and the internet in nursing education: its usefulness and limitations
Marcílio Sampaio dos Santos
Doutorando do Programa de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP. E-mail: marsampa@eerp.usp.br. Professor da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará/UFC. Rua Alexandre Baraúna, 1115. Rodolfo Teófilo. CEP: 60430-160. Fortaleza-Ce. Endereço residencial R. Padre Anchieta, 1351.CEP: 14050-140. Ribeirão Preto-SP
RESUMO
Em muitos países há uma escassez de enfermeiros. No Brasil, sobretudo nas Regiões Nordeste, Norte e Centro Oeste, em áreas afastadas dos centros mais desenvolvidos, há carência de enfermeiros e de outros profissionais da saúde mais especializados. Este déficit cria uma oportunidade sem igual para promover a formação de profissionais em larga escala. O artigo objetiva avaliar as implicações para o ensino de enfermagem com a introdução de novas tecnológicas mediadas pelo uso do computador e da Internet. Faz uma revisão bibliográfica utilizando os banco de dados da Web of Science, LILACS e MEDLINE. Palavras-chaves: enfermagem e educação à distância; enfermagem e computador e educação; enfermagem e internet e educação. Foram analisados 335 resumos e 72 artigos publicados em periódicos de circulação nacional e internacional, no período de 1982 a 2001. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Central do Campus da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto. Conclusões: o potencial da Internet já é uma realidade e apresenta uma tendência crescente para levar aprendizagem criativa e inovadora a estudantes distribuídos por áreas geográficas distantes. As implicações desta tecnologia para a formação e educação continuada de enfermeiros e médicos em geral, são animadoras.
Palavras-chave: ensino de enfermagem, internet, computador
ABSTRACT
In many countries there is a shortage of nurses. In Brazil, mainly in the Northeast, North and Central West Region, in areas distant from more developed centers, there is a lack of nurses and other more specialized health professionals. This deficit creates a unique opportunity to promote the formation of professionals on a large scale. This article aims to evaluate the implications of the introduction of new computer and internet technologies for nursing education. The author realizes a bibliographical review, using the database of the WEB OF SCIENCE, LILACS and MEDLINE. Key words: nursing and distance education; nursing and computer and education; nursing and internet and education. We analyzed 72 articles and 335 abstracts published in national and international periodicals from 1982 to 2001. The research was accomplished at the Central Library of the Campus of the University of São Paulo at Ribeirão Preto. Conclusions: the potential of the Internet is already a reality and it presents a growing tendency to take creative and innovative learning to students distributed over distant geographical areas. This technology includes exciting implications for the formation and continuous education of nurses and doctors in general.
Key words: nursing education, internet, computer
Em muitos países europeus e na América do Norte já está ocorrendo uma escassez de enfermeiros em todos os níveis, sobretudo daqueles com grau de especialização mais elevado. Este déficit cria uma oportunidade sem igual para promover a formação de profissionais em larga escala. No entanto as dificuldades em conciliar os interesses particulares (cuidados da vida doméstica e de trabalho) são verdadeiros obstáculos para retornar aos estudos em busca de melhor preparação acadêmica.
Enfermeiros em áreas rurais freqüentemente pouco favorecidas por serviços de saúde têm dificuldades em retornar aos centros de ensino para dar continuidade aos estudos de especialização ou Pós-Graduação. Os cursos à distância, baseados na plataforma da Internet são meios viáveis para levar o treinamento e a educação especializada e continuada em áreas remotas.
Como cada vez mais organizações e instituições começam usar métodos de comunicação eletrônicos; o desenvolvimento de habilidades em computadores e saber acessar a Internet para a busca de informações, torna-se uma parte importante do currículo em todos os níveis, e pode conduzir a mudanças fundamentais nas limitações geográficas e profissionais.
As disponibilidades crescentes do uso de redes de computador, da intranet e da Internet estão produzindo um clima de mudanças nos cuidados assistenciais, isso necessariamente repercute na formação do enfermeiro.
A dinâmica exigida nos cuidados da saúde dos pacientes altera os papéis e responsabilidades do enfermeiro em um ambiente de trabalho que está a exigir crescente especialização.
O potencial da Internet já é uma realidade e apresenta uma tendência crescentemente para levar aprendizagem criativa e inovadora a estudantes distribuídos por áreas geográficas distantes. As implicações desta tecnologia para a formação e educação continuada de enfermeiros e médicos em geral, são animadoras.
A Internet é um sistema fácil para acessar a informação atual e valiosa que médicos e enfermeiros têm que dominar para manter-se em dia com os avanças em suas respectivas áreas de atuação.
O desenvolvimento da Informática está a exigir do profissional de enfermagem não somente acessar a informação complexa mas também saber manipulá-la dentro de um ambiente rico em informação a fim de beneficiar o cuidado ao paciente. Dentro de um ambiente interativo, o papel da Internet e mais especificamente, o World Wide Web (WWW ou teia), tornar-se-á crescentemente importante aos provedores de cuidados de saúde.
Ensinar as habilidades e conhecimentos requeridos para o uso da informática à saúde são desafios porque a habilidade em aplicar conhecimentos à vida real requer prática.
Os governos e autoridades de saúde em muitos países reconhecem a necessidade urgente em proporcionar formação e treinamento especializado na administração da informação em saúde, no entanto as universidades têm se mostrado demasiado lento no atendimento dessa necessidade. As academias (as universidades) têm enorme dificuldade em reconhecer e operacionar mudanças.
Dado a possibilidade da flexibilização da educação em nossos dias através dos cursos não presenciais, também conhecidos como educação a distância, os papeis do professor e do aprendiz precisam ser reconsiderados. Isso é particularmente relevante com o uso dessas novas tecnologias no planejamento de cursos não presenciais direcionados para áreas remotas com diversidade cultural muito grande.
Ao implementar a instrução baseada na Web é essencial considerar as implicações para a faculdade e para a aprendizagem dos estudantes. A tecnologia tem que ser planejada eficazmente para apoiar a aprendizagem do aluno.
Mudanças no papel da faculdade implicam em um reexame dos tipos de oportunidades de desenvolvimento profissional oferecido pelas instituições acadêmicas. Contudo, apesar da pressa em implantar a aprendizagem mediada pela tecnologia do computador e do uso da Internet, estudos descritivos de como as faculdades de enfermagem estão agindo para a implantação dessa tecnologia ainda é escasso ou mesmo inexistente no Brasil.
Um modelo conceitual para a formação de enfermagem com recursos mediados pela Internet demanda a combinação de uma filosofia pedagógica e técnicas interativas para produzir uma aprendizagem ativa. A técnica usada poderá ser a assíncrona porque esta representa a forma de comunicação dominante na Internet. A comunicação assíncrona é a interação na qual o professor e o aluno não estão ocorrendo simultaneamente.
As mudanças na sociedade que ocorrem tanto a nível local como no plano internacional estão a exigir o desenvolvimento de novas metodologias pedagógicas para lidar com o advento de cursos não presenciais e que sejam sensíveis às diversidades culturais, bem como às dificuldades daqueles que habitam área distantes dos centros mais avançados. O objetivo deste artigo foi analisar as implicações decorrentes do uso das novas tecnologias educacionais que poderão facilitar a auto-aprendizagem e a educação continuada ao longo de toda a vida profissional das pessoas que queiram estar continuamente se atualizando.
Método de investigação
O presente artigo faz uma revisão bibliográfica na Internet, utilizando os banco de dados da WEB OF SCIENCE, LILACS e MEDLINE, as palavras-chaves que nortearam a pesquisa foram: enfermagem e educação à distância; enfermagem e computador e educação; enfermagem e internet e educação. Foram analisados 335 resumos e 72 artigos publicados em periódicos de circulação nacional e internacional, no período de 1982 a 2001. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Central do Campus da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto.
Resultados e Análise dos Dados
Muitos enfermeiros relatam que lhes faltam a educação formal para usar os recursos da Internet e da tecnologia dos computadores e relacioná-los aos cuidado de saúde. Os resultados de uma pesquisa em uma escola de bacharelado em enfermagem revelaram que embora quase 100% desses profissionais seja, possuidores de computadores, os recursos disponíveis na Internet não são usados efetivamente (MILLER et al., 1997 p.5).
A formação via Web pode oferecer possibilidades para um paradigma novo na educação pois há a vantagem da interatividade e de recursos significativos da Internet. O programa "on-line" é uma alternativa viável à educação tradicional, oferece flexibilidade e uma boa relação custo-benefício.
As disponibilidades crescentes do uso de redes de computador e da Internet estão produzindo mudanças na educação, formação profissional e nos cuidados de saúde. Afastando-se do tradicional ensino presencial, face-a-face, indo ao encontro do ensino multimídia e da aprendizagem interativa, a Internet afetará largamente o papel de professores e alunos.
Para citar algumas dessas mudanças que já estão presentes em nosso meio acadêmico, temos o uso de correio eletrônico, listas de clientes, bibliotecas digitalizadas, instrução mediada por computador, prova computadorizada, sistemas vídeos interativos, área local com transmissão em rede, métodos de pesquisa, artigos com publicação eletrônica dentre outras inovações levam o aprendiz ao desenvolvimento da habilidade da administração de informação.
As universidades, faculdades e estudantes tornam-se cada vez mais sofisticados, aumenta o interesse em acessar computadores mais potentes interligados em redes internacionais.
Embora ainda seja um fenômeno recente em nossa cultura, a Internet e suas características desfrutam de um uso meteórico. E-mail, salas de conversação ou "chatting rooms", grupos de notícias, e foros de discussão provêem aos usuários a habilidade para mundialmente transmitir em rede. A WWW, com sua facilidade de uso, facilitou o acesso a informação, mas também criou a necessidade para aprender achar e avaliar a informação.
O impacto da produção de tecnologias em nossa cultura e nos estilos de vida deste século têm contribuído para que a tecnologia seja um foco poderoso de mudança na geração atual. A tecnologia ultrapassou a presença exclusiva do ambiente industrial e de serviços e inseriu-se progressivamente na vida familiar e educacional.
A tecnologia apresenta um mundo novo de oportunidade, a comunicação eletrônica pode levar a atividade escolar para áreas remotas e tornar a colaboração acadêmica uma realidade. Os desafios e recompensas do trabalho colaborativo entre a academia e a comunidade devem ser avaliado pelas Universidades.
A tecnologia está crescendo e desenvolvendo a uma velocidade tão rápida que seria uma grande falta de visão prospectiva não promover o seu uso para a educação à distância. Porém há a necessidade de se considerar algumas das barreiras práticas no uso desta tecnologia, particularmente quanto a formação de profissionais da saúde.
As instituições de ensino superior atualmente enfrentam vários desafios que passam pela crescente diversidade de estudantes e o que a Universidade e a sociedade definem como sua missão central, tendo ainda que passar pela transição de uma sociedade economia industrial para uma sociedade da informação.
Como parte de tais instituições, as escolas de enfermagem precisarão considerar o seu planejamento e qual o seu papel nesse mundo em transição. Isso poderá influir no modo como o curso será ministrado, em vez das tradicionais aulas com seus entediantes seminários, passar a considerar novos métodos de ensino-aprendizagem como o uso da Internet para a implantação de projetos comunitários, defesas de teses, vídeo conferências etc.
O World Wide Web, um recurso educacional rico que pode promover e melhorar a aprendizagem do estudante está sendo usado largamente em cursos de enfermagem tanto na graduação como também na pós-graduação. No entanto deve-se ressaltar que estas experiências têm sido mais comuns no exterior, posto que no Brasil os cursos "on-line" na área da saúde ainda estão no plano das discussões.
O ensino superior, em todo o mundo, apresenta uma tendência a mover-se para a sala de aula eletrônica, porém, pouca pesquisa existe na avaliação destes métodos.
A qualidade de ensino requer professores que saibam contornar as dificuldades inerentes à docência. No ambiente acadêmico de hoje, líderes em instituições educacionais têm a responsabilidade de prover recursos humanos que apõem a produção acadêmica, os valores educacionais, e profissionais.
Nesse sentido, recentes avanços tecnológicos permitem ministrar programas de ensino à distância, ou seja, o ensino não presencial complexo, interativo e em multimídias. Por exemplo, podem incluir um novo meio de comunicação entre o professor e estudante e servir como um portal aos vastos recursos da Internet.
Uma mudança paradigmática no ensino superior atual é a substituição de sala de aula tradicional por salas com transmissão em áudio e vídeo por satélite na televisão interativa pela World Wide Web . O uso crescente do e-mail e outros meios de comunicação eletrônica associada à informalidade, à interatividade e à velocidade provêem um veículo ideal para que estudantes de cursos de enfermagens em diferentes centros de ensino possam estudar e aprender de modo compartilhado.
A mudança do ensino tradicional face-a-face para um campus universitário onde há aprendizagem interativa através de multimídias afetará os papéis de estudantes e professores.
No entanto, o planejamento de um programa "on-line" requer exames na missão da organização, sua filosofia e na alocação de recursos humanos. Os responsáveis pelas instituições acadêmicas têm que enfrentar os desafios políticos e culturais que os tempos modernos lhes impõem, dentre eles está a educação à distância "on-line".
Quando os líderes buscarem introduzir inovação dentro das organizações devem estar preparados para o êxito tanto quanto para os momentos de ansiedade e resistência. Liderança também requer avaliação, desempenho e resultados para educação de qualidade.
Ensinar através da Web é uma experiência nova para muitas faculdades e requer um reconceptualização do seu papel. É conveniente considerar a interação faculdade-estudante, tempo e habilidades na administração de tecnologia e, a avaliação de resultado do estudante.
Quanto aos estudantes, mesmo aqueles que têm preferência em aprender em sala de aula com estudos dirigidos, também acharão desafiador a aprendizagem baseada na Web.
Tempo e habilidades na administração da tecnologia, interação do estudante-faculdade, e tornar-se mais auto-suficiente na aprendizagem são as novas habilidades nestes tempos de ensino não presencial.
Os estudantes são entusiastas quanto a Internet e acessarão às páginas da rede que façam parte de um curso em particular ou cursos em um site da Web que possa permitir o alcance de seus objetivos.
A aplicação da teoria da aprendizagem de adultos para o desenvolvimento de cursos "on-line", a melhoria e o desenvolvimento de "Hardware" e "software", o apoio técnico, o desenvolvimento de um modelo de ensino-aprendizagem e avaliação de programas interativos são itens que precisam ser considerados.
Procura-se dar ênfase a interação entre a resolução de problema para a aprendizagem de destrezas e à aquisição de conhecimento específico. O uso efetivo do computador tem a potencialidade de melhorar a eficiência no processo instrutivo.
A instrução baseada na Web requer a transformação de estratégias pedagógicas tradicionais para uma aprendizagem autodirigida. Deve ser prestada cuidadosa atenção à criação de experiências de aprendizagem interativas e efetivas que promova e encoraje a interação estudante-estudante e estudante- faculdade.
Nesse sentido seria conveniente avaliar como o conteúdo é aprendido, quais os efeitos do uso de computadores na aprendizagem e conhecer quais as barreiras à aprendizagem. Também devem ser consideradas as respostas dos estudantes quanto a educação baseada na Web.
Estudantes que fazem uso de programas de educação a distância podem ter dificuldade de socialização devido à falta da interação de estudante-estudante e faculdade-estudante.
Na Europa, a coordenação da educação em informática está voltada para o cuidado médico e de enfermagem. Teve inicio em 1980 com o estabelecimento de cursos em saúde, ao mesmo tempo a Comissão Européia previu a necessidade em ampliar o conhecimento em Tecnologia da Informação no setor de cuidado médico e de enfermagem (MANTAS; DIOMIDUS,1998 p.777-779).
A Comissão Européia passou a apoiar as iniciativas para criar uma consciência que venha a estimular a difusão, educação e o treinamento dos usuários na aplicação de Informática em Saúde (MANTAS; DIOMIDUS, 1998 p.777-779).
Tais iniciativas deram origem a vários projetos, dentre eles o projeto NIGHTGALE que é um projeto essencial no planejamento e implementação de estratégias para o treinamento de enfermeiros no uso e aplicação de sistemas de informação em saúde. O Information Tecnology EDUCTRA é um projeto muito prático no campo da educação e treinamento dos Profissionais de cuidado de saúde em Informática. O ERASMUS, Curso de Mestrado voltado para aqueles profissionais que pretendem trabalhar em serviços de saúde e estudos de Pós-Graduação em Informática em Saúde (MANTAS,1998a p.123-32, b p.146-52).
Ainda com relação ao Projeto NIGHTINGALE acresça-se que é uma estratégia de treinamento para enfermagem, uso e aplicação de sistemas de informação de cuidado de saúde. O NIGHTINGALE contribui para o uso apropriado da infra-estrutura de telemática desenvolvida em toda a Europa e para a educação no campo da informática. Desenvolve material de "courseware" baseado no processo de desenvolvimento de currículo para tecnologias de multimídias e "sotware" de treinamento em informática aplicada a enfermagem. Também tem-se disponível CD-ROMs para treinamento, folhetos tradicionais e livros como material pedagógico de apoio (MANTAS, 1998a p.123-32, b p.146-52).
O NIGHTINGALE disseminará toda a informação e material de "courseware" gratuitamente a todas os interessados. A intenção é construir um banco de dados voltado para a informática aplicada a enfermagem e o gerenciamento da tecnologia da informação que possa ser disponibilizada em toda a Europa. (MANTAS,1998a p.123-32, b p.146-52)
Considerações finais
A Internet tem sido usada como um meio para educação a distância. Muitas universidades estão usando a tecnologia da Internet como correio eletrônico, LISTSERVs, "newsgroups", e suas conhecidas "web-pages" para completar ou mesmo substituir reuniões na sala de aula tradicional. Porém, estes modos de comunicação quando usado em instituições onde o ensino tradicional é fortemente predominante e onde há a falta de profissionais e professores que saibam lidar com multimeios interativos, corre-se o risco em não haver a tão necessária interatividade aluno-professor, aluno-faculdade, aluno-aluno. No entanto, a Universidade uma vez já tendo adquirido a tecnologia necessária para o uso de meios multimídia em tempo real, a teleconferência via Internet, tem-se um recurso tecnológico viável capaz de superar a falta de interatividade em todos os níveis, podendo mesmo substituir as tradicionais aulas presenciais.
A educação a distância pode viabilizar a educação/treinamento continuado em enfermagem em sua forma assíncrona. Contudo esses benefícios devem ser acompanhados por uma visão sistêmica dessa nova tecnologia pedagógica que leve em conta a reaprendizagem do papel do professor e do aluno em um sistema educativo centrado na auto-aprendizagem do educando. Pedagogos e professores devem desenvolver pesquisas para aprender a lidar com as novas técnicas educativas para melhor planejar cursos não presenciais.
Referências bibliográficas
MANTAS J, DIOMIDUS M. Curriculum development and courseware implementation using World Wide Web technology. Medinfo, n 2, pg. 777-779, 1998. (Laboratory of Health Informatics, University of Athens, Greece. jmantas@dn.uoa.gr ).
MANTAS J. Developing curriculum in nursing informatics in Europe. International Journal of Med Inf. Jun, n 50 (1-3), pg.123-132, 1998a. (University of Athens, Laboratory of Health Informatics, Greece.jmantas@dn.uoa.gr).
_________. Health and nursing informatics education. Student Health Technology Information n. 56, pg.146-152, 1998b (Lab. of Health Informatics, University of Athens, Greece. jmantas@dn.uoa.gr ).
MILLER JJ; PIPER L; TUCKER DA. Strategies for getting students on the information superhighway. Nurse Educ.Sep-Oct. n.22 (5)pg.40-43,1997.