An. 8. Simp. Bras. Comun. Enferm. May. 2002
Produção científica da enfermagem: onde divulgar?*
Scientific production in nursing: where to publish it?
Silvia Rita Marin da Silva CaniniI; Celmira LangeI, Mary Elizabeth de SantanaI; Zeyne Alves Pires SchererII; Luiz Carlos SantiagoI; Isabel Amélia Costa MendesIII; Maria Helena Larcher CaliriIII
IDoutorandos do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP-USP
IIDoutoranda do Programa de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da EERP-USP
IIIDocentes responsáveis pela disciplina, respectivamente Professor Titular e Professor Doutor da EERP-USP/ Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento de pesquisa em Enfermagem
RESUMO
A escolha correta de um periódico é passo importante para a comunicação dos resultados de pesquisa. Este estudo quantitativo descritivo objetivou identificar os periódicos de enfermagem de maior circulação em cada área específica, maior fator de impacto, conceito no Qualis e normas de citações e referências, para que os pesquisadores tenham maior facilidade na escolha dos periódicos indexados no LILACS e MEDLINE. Encontramos uma predominância de periódicos brasileiros indexados no LILACS, com conceito B no Qualis, cujas normas de citações e referências seguem a ABNT. Os periódicos selecionados do MEDLINE, são todos americanos, a maioria com conceito A, listada no JCR, ocupa os primeiros lugares em circulação e obedece as normas da APA. Acreditamos que este estudo poderá trazer contribuições aos enfermeiros ligados tanto à prática quanto à pesquisa.
Palavras-chave: pesquisa em enfermagem, produção científica, comunicação
ABSTRACT
The correct choice of a journal is an important step for the communication of research results. This quantitative and descriptive study aimed at identifying nursing journals with the highest circulation in each specific area, highest impact, good ratings in Qualis and citation and reference guidelines, for researchers to be able to choose among the journals indexed in LILACS and MEDLINE more easily. A predominance was found of Brazilian journals which are indexed in LILACS and are rated with a "B" in Qualis, whose citation and reference guidelines follow the ABNT (Brazilian Association of Technical standards). All the journals selected from MEDLINE were American. Most of them were rated with an "A", were listed in the JCR (Journal Citation Reports), had the highest circulation and followed the APA (American Psychological Association) format. It is believed that this study will contribute both to clinical nurses and researchers.
Key words: nursing research, publication, communication
I - INTRODUÇÃO
O mercado de trabalho tem exigido, cada vez mais, profissionais competentes, críticos e criativos, e a as universidades, diante disso, vêm assumido papel importante na produção do conhecimento e na formação de recursos humanos.
Em relação à produção de conhecimento na área de enfermagem, percebemos que grande parte das pesquisas tem sido desenvolvida muito mais na academia que nos serviços assistenciais, o que nos leva a considerar que este distanciamento pode interferir diretamente no avanço da profissão.
É importante enfatizar que a pesquisa em enfermagem legaliza o fazer, busca novas formas de cuidar e ao mesmo tempo proporciona uma aproximação entre a teoria e a prática, garantindo sua sustentação e contribuindo efetivamente para a qualidade do exercício profissional. Mendes (1992) reforça a importância da inter-relação e interdependência entre a teoria e a prática, por considerar que na enfermagem a validação experimental é fundamental para a construção do seu corpo de conhecimento. Entendendo a divulgação dos resultados como parte do processo de investigação, Mendes (1993), assim como Lopes (1990), realçam como desdobramentos da divulgação a possibilidade de o conhecimento ser apreciado, analisado, criticado e favorecer reformulações do conhecimento".
Dentre as etapas do processo de investigação científica - produção, comunicação e aplicação dos resultados - enfatizaremos, neste estudo, a etapa da comunicação, por entendermos que a mesma tem sofrido grandes modificações com o avanço tecnológico advindo da Internet.
Caliri (1997) refere que o avanço dos meios de comunicação tem trazido inúmeras contribuições para a enfermagem, e que maiores benefícios poderão ser alcançados se os usuários desses veículos se dispuserem a enfrentar e a incorporar esta nova tecnologia de maneira sistematizada e organizada para que a obtenção das informações ocorra de maneira rápida e precisa, sem perder de vista o objetivo que se deseja alcançar.
Mendes (1993) relata que apesar do avanço ocorrido nesse campo, no Brasil os periódicos ainda são o mais importante veículo de divulgação do conhecimento científico e mesmo com poucos periódicos disponíveis on- line, foi na Internet que obtivemos grande parte dos dados deste estudo.
Diversas vezes nos deparamos com a dificuldade de selecionar um periódico mais adequado para a divulgação de nossos estudos. A oportunidade de entrar em contato com os diversos instrumentos da Internet direcionados especificamente para consulta de banco de dados ligados à divulgação do conhecimento científico da enfermagem pode minimizar a citada dificuldade.
Assim, propusemo-nos a desenvolver este estudo com o fim de identificar quais os periódicos de enfermagem com maior circulação em cada área específica; o maior fator de impacto dos mesmos; seu conceito no Qualis e as normas de citações e referências, a fim de instrumentalizar os pesquisadores para a escolha dos periódicos indexados nos bancos de dados da Literatura Latina Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e no National Library of Medicine (MEDLINE).
O LILACS (2002) " é uma base de dados cooperativa, do Sistema BIREME, que compreende a literatura relativa às ciências da saúde, publicada nos países da Região, a partir de 1982. Contém artigos de cerca de 670 revistas mais conceituadas na área da saúde, atingindo mais de 150.000 registros, e outros documentos, tais como: teses, capítulos de tese, livros, capítulos de livros, anais de congressos ou conferências, relatórios técnico-científicos e publicações governamentais". O MEDLINE (2002) é "uma base de dados da literatura internacional da área médica e biomédica, produzida pela NLM, National Library of Medicine, USA, que contém referências bibliográficas e resumos de mais de 4000 títulos de revistas biomédicas publicadas nos Estados Unidos e em outros 70 países. Contém aproximadamente 11 milhões de registros da literatura, desde 1966 até o momento, que cobrem as áreas de: medicina, biomedicina, enfermagem, odontologia, veterinária e ciências afins. A atualização da bases de dados é mensal".
II - METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa quantitativa do tipo descritiva, na qual utilizamos os acervos da Biblioteca Central e sala de leitura "Glete de Alcântara" da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, ambas da Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto.
Inicialmente, consultamos o endereço eletrônico http://www.bireme.br no portal das revistas científicas, na área de enfermagem, encontrando 24 revistas indexadas no LILACS e 414 no MEDLINE, ficando a amostra do estudo constituída por 16 periódicos do LILACS e 30 do MEDLINE, obedecendo aos seguintes critérios de seleção:
- pertencer a um dos acervos
- ser indexado no LILACS e incluído no Qualis
- ser indexado no MEDLINE, fazer parte da classificação de maior circulação e/ou citações
O Qualis é um sistema utilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) para classificação dos periódicos da América latina. Tais periódicos são classificados em internacionais, nacionais e locais, e receberam os conceitos A, B e C (FENSTERSEIFER, 2001).
Em relação aos periódicos indexados no MEDLINE, seguimos duas classificações: a do CD-Rom Journal Citation Reports (JCR, 1999), que classifica os periódicos segundo o maior número de citações, também chamado de fator de impacto, e a descrita por Swanson, Mccloskey e Bodensteiner (1991) que se refere à maior circulação dos periódicos.
O JCR (2002) é o maior banco de dados de publicações multidisciplinares, disponibilizando dados sistematizados, que determinam estatisticamente a importância do periódico dentro de sua área temática, estando disponível em duas edições: a Science Edition, que engloba aproximadamente 5.000 periódicos de destaque internacional em Ciências contidas na base de dados do International Statistical Institute (ISI) e o Social Sciences Edition, com cerca de 1.600 revistas de destaque em Ciências Sociais pertencentes também ao ISI.
Após o estabelecimento da amostra, levantamos as normas de citações e referências bibliográficas de cada revista, sendo o estudo desenvolvido no período de 20 de agosto a 03 de outubro de 2001.
III - RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os resultados dos periódicos selecionados no LILACS e no MEDLINE são apresentados separadamente, uma vez que tal seleção não obedece aos mesmos critérios devido à ausência de informações, referentes à classificação de circulação e fator de impacto dos periódicos indexados no LILACS.
A Tabela 1 demonstra que a maioria dos periódicos selecionados é brasileira (12) e destes, 6 são de circulação nacional, recebendo da CAPES o conceito B. Em relação as normas de citações e referências bibliográficas notamos predominância das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), 11 periódicos.
Destacamos ainda que o único periódico do LILACS com circulação internacional e que recebeu conceito B foi a Revista Latino-americana de Enfermagem, cujas normas de publicação estão de acordo com o estilo Vancouver.
Na Tabela 2, temos os dados referentes aos periódicos indexados no MEDLINE, selecionados de acordo com a qualificação da CAPES (Qualis, 2001), com o fator de impacto do JCR (1999) e com a classificação de circulação de Swanson, Mccloskey e Bodensteiner (1991). Os dois últimos critérios aparecem somente nos periódicos americanos.
Segundo o Qualis, 10 periódicos receberam conceito A, sendo os mesmos de circulação internacional; outros 15 estão na lista de classificação do JCR e outros 03 não estão incluídos na lista de maior circulação. Quanto às normas de citações e referências bibliográficas, a grande maioria segue o estilo American Psychological Association (APA).
Na coluna referente à circulação (Tabela 2), observamos vários periódicos na primeira colocação e de acordo com Swanson, Mccloskey e Bodensteiner (1991), estes foram classificados segundo a área temática de interesse do periódico, como demonstra a Tabela 3.
Para melhor visualização dos dados referentes às normas de citações e referências bibliográficas, apresentamos os mesmos nos gráficos a seguir.
Comparando os periódicos indexados em cada banco de dados, observamos predominância na adoção das normas da ABNT no LILACS, enquanto no MEDLINE o estilo APA é o mais adotado.
IV - CONSIDERAÇÕES FINAIS
Frente ao exposto, entendemos que a divulgação dos dados de um trabalho científico é de suma importância para o crescimento do profissional de enfermagem no novo milênio. Assim, acreditamos que este estudo poderá trazer contribuições aos enfermeiros ligados tanto à prática quanto à pesquisa, uma vez que ele disponibiliza a relação dos mais importantes periódicos de enfermagem indexados no LILACS e no MEDLINE, segundo os critérios do Qualis e JCR em vigência.
Com o intuito de facilitar o preparo das comunicações de resultados de pesquisas, este artigo traz informações referentes às normas de citações e referências bibliográficas exigidas por cada periódico, proporcionando aos pesquisadores a escolha pela área específica de publicação, e pelos periódicos de maior impacto, de maior circulação ou qualificação segundo o Qualis.
Não podemos deixar de enfatizar que, na última década, a Internet passou a ser um veículo de comunicação indispensável também no campo da pesquisa, porém ainda pouco utilizado para a divulgação do conhecimento, seja pela falta de computadores, seja pelo desconhecimento das ferramentas necessárias para navegar.
V - AGRADECIMENTO
Agradecemos a Maria Cristina Manduca Ferreira. Bibliotecária Chefe do Setor de Referência da Biblioteca Central Campus USP Ribeirão Preto - São Paulo pelo apoio logístico.
VI - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CALIRI, M.H.L. Usando os recursos da internet na enfermagem. Rev. Latino-am. de enfermagem, Ribeirão Preto, v.5, n.1, jan. p.97-102, 1997.
CAPES. Disponível em: http://www.capes.gov.br. Acesso em 30 de setembro de 2001.
FENSTERSEITER, J.E. Sistema Qualis. Disponível em: http://ufrgs.br/jornal/setembro2001/qualidade.html. Acesso em 20 de fevereiro de 2002.
INTERNATIONAL STATISTICAL INSTITUTE. Disponível em: http://www.cbs.nl/isi. Acesso em 21 de fevereiro de 2002.
ISI JOURNAL CITATION REPORTS. Disponível em: http://www.isinet.com/isi/products/jcr/index.html. Acesso em 20 de fevereiro de 2002.
LILACS. Disponível em: http://www.bireme.br. Acesso em 20 de setembro de 2001.
LOPES, C.M. Produção do conhecimento por enfermeiros assistenciais: uma utilização na prática. 1990. Tese (Doutorado) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
MEDLINE. Disponível em: http://www.bireme.br. Acesso em 20 de setembro de 2001.
MENDES, I.A.C. Prefácio. In: LOPES,C.M. - Aplicação de resultados de pesquisas na prática de enfermagem. São Paulo: Sarvier,1993.
MENDES, I.A.C. Carta ao leitor Latino-am. de enfermagem, Ribeirão Preto, v.1, n.1, p.7-8 jan.,1993.
MENDES, I.A.C. Pesquisa em enfermagem. São Paulo: EDUSP, 1992.
SWANSON, E. A.; McCLOSKEY, J.C.; BODENSTEINER, A. Publishing opportunities for nurses; A comparasion of 92 U.S. Journals. IMAGE: Journal of Nursing Scholarship, v. 23, n.1, p.33-8,1991.
* Trabalho apresentado na disciplina de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental "Seminário avançado em comunicação do conhecimento em enfermagem" da EERP-USP.