8, v.2Faces da participação popular nas comissões locais de saúdeReflexões sobre o aconselhamento em amamentação na perspectiva da comunicação humana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  





An. 8. Simp. Bras. Comun. Enferm. Maio. 2002

 

Programa de aperfeiçoamento de ensino no aprimoramento da formação do aluno de pós-graduação: relato de experiência

 

Teaching development program in enhancing graduate students' education: an experience report

 

 

Lúcio José VieiraI; Cinthia Midori SassakiII; Simone Teresinha ProttiII; Ione Carvalho PintoIII; Tereza Cristina Scatena VillaIV; Pedro Fredemir PalhaIII

IEnfermeiro, Professor Assistente da Escola de Enfermagem da UFMG, doutorando do Programa de Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP e bolsista PAE. E-mail: peixeljv@ig.com.br
IIEnfermeiras, mestrandas do Programa de Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP e bolsistas PAE
IIIProfessores doutores do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP e supervisores PAE
IVProfessora Livre Docente do Departamento de Enfermagem Materno Infantil da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP e supervisora PAE

 

 


RESUMO

O presente trabalho relata a experiência vivenciada por pós-graduandos bolsistas do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) e docentes da Disciplina Enfermagem em Saúde Pública I do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP durante o 2º semestre de 2001. São apresentadas informações básicas sobre o Programa, o qual destina-se a aprimorar a formação do aluno de pós-graduação por meio de estágio supervisionado de docência, em atividades didáticas. Tanto na avaliação dos bolsistas quanto no depoimento dos alunos de graduação percebe-se que o PAE pode colaborar no processo de ensino-aprendizagem, facilitando o desenvolvimento de um diálogo de atores, incluindo os alunos, bolsistas e professores. O Programa, implantado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP em 1994, tem apresentado uma crescente evolução, sendo importante na preparação de docentes para o ensino superior, devendo ser incentivada a participação dos alunos de pós-graduação.

Palavras-chave: Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), ensino de enfermagem, pós-graduação


ABSTRACT

This work presents the experience of graduate students who are fellows in the Teaching Development Program (PAE) as well as that of faculty in the course Public Health Nursing I, a subject in the Undergraduate Nursing Program of the University of São Paulo at Ribeirão Preto College of Nursing during the second semester of 2001. Basic information concerning the Program is presented, which aims to improve graduate student education by means of supervised teaching training in didactic activities. Both in fellows' assessment and graduate students' accounts, it was noticed that PAE can contribute to the learning-teaching process, thus facilitating the development of communication among actors, including students, fellows and faculty. The Program, which was implemented at the University of São Paulo at Ribeirão Preto College of Nursing in 1994, has shown increasing development and is important in the preparation of faculty for higher education teaching; therefore, the participation of graduate students must be encouraged.

Key words: Teaching Development Program, nursing teaching, post-graduation


 

 

INTRODUÇÃO

No mundo globalizado em que vivemos é inegável o avanço das inovações científicas e tecnológicas influenciando todas as atividades humanas, inclusive no setor saúde e na educação, particularmente na área da enfermagem(1).

Como participantes do processo de ensino aprendizagem da área de saúde temos de reconhecer a importância dos processos históricos, políticos, sociais, econômicos e culturais na formação dos recursos humanos em saúde. O desenvolvimento de um diálogo de atores, incluindo alunos, bolsistas e professores, no processo de ensino e aprendizagem, apresenta-se como uma clara necessidade para garantir uma melhor construção e entendimento da diversidade e complexidade do binômio saúde-doença(2).

O processo de evolução da educação deve passar da transitividade ingênua à transitividade crítica, ampliando e alargando a capacidade de captar os desafios do tempo e colocar os cidadãos brasileiros em condições de resistir aos poderes da emocionalidade da própria transição(3).

A preparação de docentes para o ensino superior deve incluir a formação específica, podendo passar pela licenciatura e abordando experiências durante a pós-graduação, que incluam o acompanhamento de docentes no curso de graduação na instituição onde estiver se capacitando.

Entre estas experiências podemos citar o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) que na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP foi implantado em 1994.

O presente trabalho relata a experiência de três pós-graduandos bolsistas do PAE, durante o 2º semestre de 2001, junto à Disciplina Enfermagem em Saúde Pública I, ministrada para 80 alunos do 2º ano do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP.

 

O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO - USP

O PAE da Universidade de São Paulo, segundo a Portaria GR Nº 3190 de 26/10/99(4) , destina-se a aprimorar a formação de alunos de pós-graduação por meio de estágio supervisionado de docência, em atividades didáticas de graduação. O estágio de mestrandos e doutorandos no ensino de graduação complementa a preparação teórica por intermédio de assistência prestada aos docentes de graduação, ministrando seminários, orientando leituras dirigidas, organizando trabalhos em grupo e preparando o ensino teórico-prático no território das unidades de saúde, incluindo o domicílio, a família e o meio ambiente, colaborando enfim, ativamente com os professores em atividades complementares à docência. Todos os alunos do PAE deverão participar durante um semestre de uma etapa de preparação pedagógica, e de uma etapa posterior de estágio em disciplina de graduação, definida no plano de atividades.

Há um processo seletivo definido através de edital para a escolha de alunos bolsistas e voluntários no Programa.

As atividades desenvolvidas não podem exceder a seis horas semanais, sendo cada aluno acompanhado por um docente responsável que exercerá a função de supervisor.

 

A ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO-USP E O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) foi fundada em 1953 por Glete de Alcântara, formada em enfermagem pela Escola de Enfermagem de Toronto (Canadá) na década de 40, que exerceu o cargo de diretora no período de 1953 a 1971.

Em 1975, a EERP iniciou seu programa de pós-graduação e em 1988 passa a ser considerada Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde. Atualmente, mantém Curso de Graduação, Especializações e Cursos de Pós-graduação ( três em nível de mestrado e quatro em nível de doutorado).

A participação no PAE ocorreu no âmbito da disciplina ERM – 235 Enfermagem em Saúde Pública I, do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP.

Esta disciplina tem a seguinte ementa: Compreende a integralidade, a interdisciplinariedade e a intersetorialidade na assistência de enfermagem de saúde pública ao indivíduo, família e comunidade na perspectiva da qualidade de vida e de morte. E seus objetivos são: - Compreender os princípios e mecanismos do modelo epidemiológico e sua aplicabilidade para o entendimento dos interrelacionamentos e interdependência entre fenômenos biológicos, físicos, sociais e culturais; - Desenvolver a prática assistencial de enfermagem de saúde pública ao indivíduo, família e comunidade; - Aplicar e analisar conceitos epidemiológicos na operacionalização da prática de enfermagem de saúde pública. Portanto o fio condutor da disciplina é a atenção básica de saúde no contexto do Sistema Único de Saúde ( SUS) .

Os bolsistas participaram conjuntamente com os docentes na elaboração do planejamento da disciplina, reuniões nos campos de estágio para apresentação e discussão do planejamento, seleção de material didático, confecção do roteiro de estudo de caso, acompanhamento da aulas teóricas, elaboração e aplicação de provas, acompanhamento das atividades de estágio (ensino clínico) e reuniões de avaliação da disciplina. Os campos de estágio utilizados pela disciplina foram os Núcleos de Saúde da Família I (Bonfim), III (Nossa Senhora da Penha), IV(Salto Grande) e V (Martim Afonso), o Centro de Saúde Escola (Cuiabá) e o Núcleo de Gestão Assistencial 59 onde foram desenvolvidas as atividades do Programa de Saúde da Família, incluindo as ações básicas de saúde e a vigilância epidemiológica. Em cada um destes campos houve a atuação constante de um docente da disciplina e a participação dos bolsistas do PAE deu-se no NSF I, NSF III e NGA 59. Tanto nas aulas teóricas como durante o estágio foram aplicadas dinâmicas de grupo de modo a facilitar o processo de comunicação e o ensino-aprendizagem.

Para os bolsistas, o PAE possibilitou o desenvolvimento da formação enquanto pós-graduandos, pois as atividades foram detalhadamente planejadas com os professores responsáveis, o que conferiu segurança, amadurecimento profissional e troca de experiências. Houve discussão contínua das atividades a serem desenvolvidas e delegação de responsabilidades aos pós-graduandos favorecendo a autonomia e a co-responsabilidade nas atividades junto aos alunos

Segundo relato de docente da EERP/USP, supervisora do PAE, "a experiência do PAE mostra ter enriquecido, em primeiro lugar, o ensino de graduação, pois os alunos desenvolveram uma relação mais próxima com as estagiárias, facilitando a expressão de suas idéias; e o próprio supervisor beneficiou-se pelas novas relações de trabalho estabelecidas, que implicam rever a abordagem de conteúdos teóricos, técnicas pedagógicas e postura enquanto professor no processo ensino-aprendizagem" (5)

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Frente ao exposto, entendemos que o PAE é de suma importância para o aprimoramento da formação do aluno da pós-graduação, de modo que a participação deste deva ser cada vez mais incentivada.

Além de configurar importante etapa na aprendizagem, o Programa ainda oferece a indiscutível vantagem de modernizar as técnicas do ensino de graduação, estimular a melhoria da qualidade do ensino através do desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas, multiplicar as atividades desenvolvidas pelos bolsistas sobre o conjunto de alunos do curso, e a interação dos alunos do PAE com o corpo docente e discente da instituição.

Avaliamos que a experiência foi de tamanha importância, que os autores pós-graduandos do presente trabalho decidiram se recandidatar ao Programa, sendo selecionados para atuarem nas Disciplinas Introdução à Saúde Pública e Enfermagem em Saúde Pública II ofertadas para os alunos do 1º e 4º ano, respectivamente, do Curso de Graduação em Enfermagem da EERP/USP.

Acreditamos na importância da instituição continuar envidando esforços para a manutenção do Programa, incluindo a sua ampliação, principalmente, no número de bolsistas.

 

Referências bibliográficas

1. Mendes, I A C, Trevizam, M A, Évora, Y D M. Perspectivas de inovação na comunicação em enfermagem. Programa e Resumos do 7º Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem;2000. Junho 5-6: Ribeirão Preto (SP),2000.p. 13.

2. Albarracin, D G E. Saúde-Doença na Enfermagem. Entre o senso comum e o bom senso ( tese ). Ribeirão Preto (SP): Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP;2001.p.6.

3. Freire, P. Educação como prática da liberdade. 5ª ed. Rio de janeiro ( RJ): Paz e Terra,1975.p.86

4. Universidade de São Paulo. Portaria GR Nº 3190 de 26/10/99 – Gabinete do Reitor. Regulamenta o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino ( PAE ).

5. Villa, T C S. Resultados Práticos. Boletim do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino-USP.1996;Abril.4:2.