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An. 8. Simp. Bras. Comun. Enferm. May. 2002

 

O significado de cuidar para enfermeiros oncológicos

 

The meaning of caring for oncology nurses

 

 

Emilia Campos de CarvalhoI; Alexandra de Souza MeloII; Melina MullerIII; Patrícia Bachion de CarvalhoIII

IProfessora titular do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP
IIDoutoranda vinculada ao Programa de Doutoramento Interunidades da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto–USP
IIIAlunas do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto–USP, bolsistas de Iniciação Científica. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP Av. Bandeirantes, 3900 – Cep 14040-902 Ribeirão Preto-SP Tel. (16) 602 3381

 

 


RESUMO

O cuidar é uma ação inerente à profissão da Enfermagem, considerando sua importância, o objetivo deste trabalho centralizou-se em compor o significado do conceito cuidar para enfermeiros que atuam em áreas oncológicas. O referencial teórico adotado foi a Teoria Representacional de Significado de Ogden e Richards (1976). Fizeram parte da amostra 11 enfermeiros matriculados em um Curso de Especialização em Oncologia, oferecido pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo no ano de 2001. Os resultados mostraram que quanto ao significado no Símbolo, 50% da amostra referiu-se ao cuidar como ter atenção ou preocupação com o cliente. O significado no Referente, 42,86% das respostas reportaram ao cuidar como característica humana e 53,33%, ainda, caracterizaram o cuidar apenas dentro da dimensão física. Finalmente, o significado no Pensamento, centralizou-se em 36,37% da amostra no cuidar acerca da dimensão da percepção de sentimentos positivos de quem é cuidado. Considerou-se neste estudo que o enfermeiro idealiza um cuidar que é essencial à nossa prática, como retratam as respostas, por exemplo, prover tudo que uma pessoa precisa e estabelecer um equilíbrio, mas as condições atuais de trabalho não são condizentes a tais situações.

Palavras-chave: comunicação em enfermagem, cuidar, oncologia


ABSTRACT

Caring is an action inherent to the nursing profession. By considering its importance, this work centered on composing the meaning of the care concept for nurses working in oncology. The theoretical framework adopted was according to the Representational Meaning Theory as proposed by Ogden e Richards (1923). The sample consisted of 11 nurses registered in a Specialization Course in Oncology offered by the University of São Paulo at Ribeirão Preto College of Nursing. Results showed that with regard to the meaning in the Symbol, 50% of the sample referred to care as giving attention or being concerned about the client. As to the meaning in the Referent, 42.86% of the answers reported care as a human characteristic and 53.33% still characterized care within the physical dimension. Finally, with respect to the meaning in the Thought, 36.37% of the sample centered on care in relation to the dimension of perceiving positive feelings from those who are cared for. It was considered in this study that the nurse idealizes a type of care which is essential to our practice, as shown by the responses, providing everything a person needs and establishing a balance for instance; however, current work conditions are not suitable for such situations.

Key words: nursing communication, care, oncology


 

 

Introdução

O cuidar, objeto de trabalho da Enfermagem, durante toda a sua história passou por várias transformações e chega ao século XXI centrado na fragmentação do indivíduo. Este cuidar, atualmente, volta-se para um órgão ou membro que está doente. Porém, o avanço tecnológico vivenciado hoje, traz consigo a necessidade de saber mais de uma única parte do ser humano.

Num estudo sobre o cuidado e seus análogos na literatura da Enfermagem brasileira, Neves – Arruda et al. apud Wolff et al. (1998), concluíram que os enfermeiros demonstraram pouca clareza do significado de cuidado, devido a variedade de verbos expressada à ação de cuidar. Inclusive, sugeriram estudos de compreensão destes conceitos para universalização e conformidade.

Consideramos que o cuidado prestado pelo enfermeiro ao paciente oncológico deva ser entendido, como cita Sales (1997) ao referir-se a Heidegger e à fabula de Higino, como ato de alegria e não de aflição, tristeza ou preocupações. O cuidado, entendido como origem do ser, é o que torna significativa a vida e a existência humana.

Estas habilidades psicossociais do cuidador de ser alegre e brincalhão já tinham sido apreciadas num estudo de Drew (1983), citado por Wolff et al. (1998), ao investigar as impressões do cliente acerca dos cuidadores. Além do mais, foi apresentado que o cuidador deve apreciar o que faz, demonstrar serenidade, carinho, ternura e utilizar linguagem corporal, ou seja, o toque, a proximidade e o olhar.

O significado etimológico da palavra cuidar aborda 3 categorias, derivadas de carion: ter atenção ou preocupação com o paciente; ter responsabilidade por ou sentir uma inclinação/preferência; e respeitar/ter consideração, no sentido de ligação de afeição, amor, carinho e simpatia (GAUT, 1983).

Para Tronto, citado por Figueiredo et al. (2001), cuidar é uma atividade regida pelo gênero e cuidar de envolve responder às necessidades particulares, concretas, físicas, espirituais, intelectuais, psíquicas e emocionais dos outros e cuidar com refere-se à objetivos menos concretos e caracteriza-se por uma forma mais geral de compromisso.

Vários autores, como Leininger; Watson e Bevis têm se dedicado ao estudo do cuidar/cuidado, cada qual com seus objetivos.

Leininger e Watson (1990), sob o ponto de vista antropológico afirmam que as expressões, modalidades, padrões e significados do cuidado são culturalmente adquiridos, além disso, vê o cuidado como a essência da enfermagem, ou melhor, considera que a enfermagem é cuidar.

Watson apud Boehs e Patrício (1990) defende o cuidar como um processo básico entre as pessoas que integra conhecimentos humanísticos e científicos, tendo como resultado a satisfação das necessidades humanas; voltando o cuidado para a prática de enfermagem, como defende Leininger.

Por outro lado, Bevis vê o cuidado entre as pessoas de uma forma geral, não se restringindo somente a enfermagem; tendo como foco central a auto realização mútua (BOEHS; PATRÍCIO, 1990).

Dentre estes autores, Leininger se destaca pela focalização do cuidar como uma ocupação da enfermagem. Para ela, o cuidar "refere-se às atividades, processos e decisões diretas (ou indiretas) de sustentação e habilidades com relação a assistir as pessoas de tal maneira a refletir atributos comportamentais" que se classificam em empáticos, apoio, compaixão, protetores, socorro, educação e outros, dependentes das necessidades, problemas, valores e metas do indivíduo ou grupo que está sendo assistido" (WOLFF et al., 1998).

Como pode-se perceber, em sua concepção, o cuidar envolve dimensões físicas, psicológicas, culturais, sociais e ambientais; com conhecimentos científico, humanístico e cognitivo.

Considerando o cuidado baseado nestes conhecimentos, Wolff et al. (1998) trazem uma revisão da literatura de Enfermagem norte-americana realizado em 1990, por Mose et al., os quais identificaram cinco categorias da natureza do cuidado: cuidado visto como afeição, cuidado como imperativo moral ou ideal, cuidado como característica humana, cuidado como relação interpessoal e cuidado como intervenção terapêutica.

Frente a estas considerações sobre cuidar, têm-se como objetivo:

- compor o significado do conceito cuidar para enfermeiros que atuam em áreas oncológicas.

 

Referencial Teórico

Para realização deste estudo, será empregado como base conceitual a Teoria Representacional de Significado de Ogden e Richards (1976), que tem esta nomenclatura porque os autores acreditam que o significado tem vários conceitos e adota-se aquele que apresenta o sentido representacional. Portanto o significado é "visto como representação do objeto, evento ou condição pelo signo". Nesta abordagem, um signo (cuidar) é um estímulo que tem um significado para as pessoas e as mensagens são signos criados através do pensamento humano (OGDEN; RICHARDS, 1976).

Segundo estes autores, quando damos significado a algo, há três elementos que se interligam no estabelecimento deste significado: o símbolo, o referente e a pessoa ou pensamento.

Qualquer coisa que represente alguma outra coisa é denominada de signo. Este suscita na pessoa uma imagem de um contexto mais amplo em que o signo foi originalmente percebido. Além disso, como instrumento de pensamento e comunicação, os signos lingüísticos são especialmente designados como símbolos.

Ao proporem o triângulo de significado (figura 1) os autores consideraram que o significado tem 3 sentidos: significado no símbolo (o que a palavra significa); significado no referente (qual o significado desta coisa) e o significado na pessoa (o que isto significa para você). O significado é transmitido a outros através da linguagem que pode ser usada de dois modos: científica (quando descreve o referente) ou emotiva (apresenta os sentimentos de alguém acerca de algo).

 

 

Dentre estes três sentidos de significado, o mais relevante está na pessoa, devido a criação de um significado próprio.

Frente a esta figura, observa-se que há uma relação entre símbolo e referente, porém, uma relação arbitrária, ou seja, não tem como dar significado a algo sem ser mediada pelo pensamento da pessoa. Portanto, a comunicação deve ser considerada um processo de criação de significados e não de fornecimento dos mesmos.

Neste sentido, ao se identificar os componentes do referente, buscar-se-a compor o mesmo com as diferentes partes que são atribuídas ao significado do cuidar para enfermeiros oncológicos. E poderão ser inúmeras estas acepções.

 

Metodologia

Trata-se de um estudo descritivo que busca compor o significado do conceito cuidar, para enfermeiros que atuam em áreas oncológicas.

Os sujeitos foram os enfermeiros matriculados em um Curso de Especialização em Oncologia, oferecido pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo no ano de 2001. Optou-se por adotar esta amostra de conveniência, uma vez que foi constituída por enfermeiros da cidade e região, de diferentes instituições e setores, todos atuando em oncologia.

Respeitando-se a resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde, para estudos com humanos, todos os alunos receberam o termo de consentimento e o instrumento de coleta de dados. Dos 35 alunos, apenas 12 restituíram o consentimento aos pesquisadores, sendo 11 devidamente preenchidos.

O instrumento de coleta de dados foi composto do tempo de formação e de atuação e com o propósito de identificar o significado de cuidar, as seguintes questões foram apresentadas: a ) O que a palavra cuidar significa?; b ) O que é (ou quais os componentes de ) cuidar? e c ) O que cuidar significa para você?

Cada sujeito preencheu por escrito o instrumento e o devolveu aos pesquisadores.

A seguir, para configurar o significado do conceito cuidar foi utilizado o modelo teórico de Ogden e Richards (1976), já mencionado.

 

Resultados

A amostra foi constituída de 1 homem e 10 mulheres, que atuam em diferentes setores e serviços oncológicos da região. A média do tempo de formado foi de 05 anos e do tempo de atuação na área oncológica foi de 03 anos.

Quanto ao significado da palavra cuidar, dentre os respondentes, houve 20 respostas. Os significados da palavra cuidar que mais se destacaram, sucessivamente foram: assistência, ajuda e atenção, tomar conta e comprometer-se.

Estes significados no Símbolo da palavra cuidar dados pelos sujeitos estão de acordo com as 3 categorias, apresentadas por Gaut (1983), derivados da família de significados do verbo cuidar. A primeira categoria ter atenção ou preocupação com o cliente referiu-se ao maior número de significados (50,0%), com respostas caracterizadas por: assistência, atenção, tomar conta, preocupar-se e atender ao chamado. Correspondente a 2ª categoria ter responsabilidade por ou sentir uma inclinação/preferência, apenas 5,0% da amostra respondeu que o significado da palavra cuidar é ter responsabilidade. Quanto a 3ª categoria respeitar/ter consideração, no sentido de afeição, amor, carinho e simpatia houve 35,0% de respostas condizentes à ajuda e comprometimento.

Cabe destacar que houve 01 sujeito (5,0%) que referiu-se ao cuidar como uma auto-ajuda se reportando ao cuidador, deixando claro que o cuidador deve procurar ajuda. Isto relaciona a maneira de cuidar com a competência profissional, exigindo tanto do profissional a ponto de necessitar de ajuda para si mesmo.

Com relação às respostas condizentes ao significado no referente de cuidar, 42,86% das respostas reportaram ao cuidar como característica humana, conforme as categorias do cuidado apresentadas por Morse et al (1990) apud Wolff et al. (1998) É uma definição científica que abrange a natureza inata do ser humano de humanidade. Nós cuidamos de nós mesmos desde quando adquirimos nossa autonomia, somando-se ao fato de vivermos em união com outro ser humano, isto nos impulsiona a prestar cuidado a toda pessoa que tem necessidade de ajuda.

Colliére citado por Wolff et al. (1998) destaca que o cuidar é um "ato de reciprocidade que somos levados a prestar a toda pessoa que temporária ou definitivamente tem necessidade de ajuda para assumir suas necessidades vitais".

O cuidar também foi definido por 23,80% dos respondentes dentro da perspectiva de cuidado como intervenção terapêutica, no sentido de que cuidar é realizar todos os procedimentos necessários para promover saúde e bem-estar, assim como, "para assegurar a condição vital do indivíduo" (Sujeito 10).

Dentre os respondentes, houve aqueles que considerou o cuidado como imperativo moral ou ideal (19,04%), definindo o cuidar dentro da concepção de: estabelecer um equilíbrio do indivíduo; prover tudo que uma pessoa precisa e dar condições para que o cuidar seja feito de forma correta. Estas respostas refletem no cuidar como algo que tem que dar certo.

Ainda, o cuidar foi definido dentro da concepção de cuidado como relacionamento interpessoal (9,52%) e como afeição (4,76%), definindo-o como suporte de afeição, porque o cuidado é dado a quem têm "carência, necessidades e problemas" (Sujeito nº 03).

A definição de cuidar sob o ponto de vista da dimensão física foi abordado por 53,33% dos sujeitos, destes 44,44% vêem o cuidar apenas abordando a dimensão física, englobando, basicamente, o cuidar como a promoção do bem estar físico e proporcionando conforto e segurança físico.

O cuidar na dimensão psicológica esteve presente em 26,67% das respostas, referindo-se ao cuidar como "atenção" à parte emocional e espiritual (sujeito nº 2); estabelecimento de equilíbrio do indivíduo no estado mental e como conforto e bem estar emocional e mental.

Finalmente, 13,33% dos sujeitos abordaram o cuidar na dimensão ambiental e, apenas 6,67% abordou o cuidar na dimensão social do indivíduo, definindo-o como "assistência `a parte social do indivíduo".

Frente às categorias e dimensões do cuidar apresentadas, observa-se que o cuidar é visto, realmente, apenas dentro de uma dimensão física, quando muito, psicológica. Sabe-se que o cuidar está diretamente relacionado não só ao social, como também ao cultural; assim como foi citado pelos enfermeiros participantes deste estudo.

Pelas respostas, ficou claro que o cuidar abrange uma assistência necessária que visa atender às necessidades de conforto e segurança; conforto físico, emocional e espiritual e bem estar físico e mental. Muitas vezes, superando a capacidade do cuidador que deve fazer tudo que uma pessoa precisa de forma correta, como se referiram dois respondentes. Este cuidar perfeito, provavelmente, implica em auto-ajuda, como respondeu um sujeito de pesquisa, a palavra cuidar significa o profissional procurar ajuda.

Partindo para o significado no Pensamento, 36,37% da amostra referiram-se ao cuidar acerca da dimensão da percepção de sentimentos positivos de quem é cuidado, ou seja, cuidar é dar proteção, apoio, amparo, zelo, cura e minimização de sofrimento. Além destas respostas, houve um respondente que vê o cuidar dentro da perspectiva profissional, ou seja, "cuidar é ver o cliente como ser humano e não como apenas patologias". Na verdade, este sujeito define o cuidar como uma ação aplicada ao ser humano como um todo e não somente em sua necessidade afetada.

Com relação à idéia de que cuidar é cura, como descreveu um respondente, Leininger, citado por Boehs e Patrício (1990) ressalva que "o cuidar é essencial à cura", mas pode-se haver cuidado sem haver cura, porém o cuidar e o curar se apóiam e são difíceis de serem separados.

Estes sentimentos apresentados retratam que o cuidar exige um relacionamento interpessoal entre o cuidador e quem é cuidado. Relacionando as respostas do significado no referente com as do significado no Pensamento, especificamente, com estes sentimentos, observa-se que o cuidar transcende a dimensão física e alcança a dimensão psicossocial, caracterizada por sentimentos humanitários e de afeição.

O conceito próprio de cuidar foi apresentado também por 36,37% da amostra, direcionado aos atributos necessários à pessoa que cuida, ou seja, ter dedicação; disposição e vontade; doação, confiança, credibilidade, raciocínio e sentimento. Estes comportamentos de cuidados apresentados pelos enfermeiros são comportamentos humanísticos, os quais subentendem que o cuidar é dar de si mesmo ao outro.

Num trabalho de Chipman (1991) citado por Wolff et al. (1998), a autora traz que os atributos necessários para cuidar são: dar de si, ir ao encontro das necessidades do cliente e proporcionar medidas de conforto para o cliente e sua família.

Houve 18,18% da amostra que não respondeu esta questão e 9,09% respondeu que cuidar é ter comportamentos saudáveis do tipo caminhadas, terapia, esporte, lazer e ter direito à férias. Isto reflete que o cuidar também deve ser visto pelo lado do cuidador, tendo como requisito à aquisição de mais saúde.

Vale a pena destacar que houve uma respondente que retratou o cuidar como a essência da Enfermagem, referindo-se ao cuidar como um estímulo para continuar a exercer a profissão. Leininger citado por Wolff et al. (1998) considera o cuidado como "a essência e o foco mais central e identificador para a prática de Enfermagem".

Ao cruzar o tempo de formado com o significado de cuidar, observou-se que os enfermeiros com menos de 05 anos de formação tem uma noção idealista de cuidar, acreditando, por exemplo, que cuidar é prover tudo que o outro precisa ou estabelecer equilíbrio. Para os que tinham mais que 5 anos de formado a idéia de cuidar centralizou-se na ajuda, no auxílio e proteção ao indivíduo.

Para finalizar, basta salientar que os enfermeiros acabaram revelando em suas respostas as funções necessárias da profissão para o cuidar, tais como: prover, prever, auxiliar, orientar, educar e supervisionar.

Todos estes dados apresentados do significado de cuidar, possibilitaram compor o seguinte esquema:

 

 

Considerações finais

Através dos dados obtidos, observa-se que o modo de cuidar está estritamente relacionado com o direcionamento (condições) da instituição; quando o significado que temos de cuidar não pode ser executado na prática, gera descontentamento e estresse tanto no ambiente de trabalho como fora dele (como por exemplo falta de lazer, falta de repouso, adoecer) gerando um círculo vicioso de intensificação do estresse e, conseqüentemente, menores condições de executar o cuidado pretendido.

O enfermeiro idealiza um cuidar que é essencial para a nossa prática, como retratam as respostas, por exemplo, prover tudo que uma pessoa precisa e estabelecer um equilíbrio, mas as condições atuais de trabalho não são condizentes a tais situações. O enfermeiro é aquele que tem que correr atrás das habilidades para lidar com os avanços tecnológicos, integrar a comunicação entre a equipe multiprofissional em saúde para um melhor cuidar e, principalmente, liderar a equipe de enfermagem voltado para a qualidade do serviço nas suas funções de organização e do processo de produção.

Portanto, relacionando as respostas dos sujeitos desta investigação com o trabalho da enfermagem dentro das mudanças transcorridas nos dias de hoje no país, observa-se que os enfermeiros apresentam o conceito de cuidar carregado de uma sensibilidade poética, que é ideal para a profissão mas não condiz com a realidade; ainda, é um caminho a ser percorrido por nós profissionais da enfermagem.

 

Referências bibliográficas

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