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An. 8. Simp. Bras. Comun. Enferm. May. 2002

 

Avaliação do programa educativo do serviço de medicina preventiva SEMPRE

 

Educational program evaluation at a preventive health service – SEMPRE

 

 

Carla Regina de Souza TeixeiraI; Veruska M. RibeiroII; Gabriela Freitas MachadoIII; Fabiani Spessoto ZaratiniIV; Ramero Teixeira HernandesV; Maria Lucia ZanettiVI

IEnfermeira, Doutoranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP junto ao Programa de Enfermagem Fundamental do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada
IIEnfermeira, Coordenadora do Serviço de Medicina Preventiva da Unimed de Ribeirão Preto
IIIEnfermeira, do Programa de Cuidados Domiciliares Unilar, da Unimed de Ribeirão Preto
IVEnfermeira, do Serviço de Medicina Preventiva da Unimed de Ribeirão Preto. Rua Marcondes Salgado, 510 . Centro. Ribeirão Preto-SP. sempre@adm.unimed-rp.com.br
VMédico coordenador do Serviço de Medicina Preventiva da Unimed de Ribeirão Preto.
VIProfessora Doutora junto ao Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP

 

 


RESUMO

Reconhecendo a importância do processo educativo para o tratamento das doenças crônicas, este estudo teve como objetivo avaliar a opinião dos portadores de doenças crônicas quanto ao atendimento recebido junto ao Programa Educativo de um Serviço de Medicina Preventiva - SEMPRE. Para tanto, foram entrevistados 50 portadores de diabetes mellitus e hipertensão arterial atendidos no ano de 2001. Em relação ao atendimento destacou-se como aspectos positivos, o conhecimento, competência, atenção e carinho dos profissionais. Os portadores de diabetes mellitus e hipertensão arterial demonstraram satisfação como usuários do serviço, permitindo obter uma avaliação inicial positiva do Programa Educativo de um Serviço de Medicina Preventiva - SEMPRE .

Palavras-chave: diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, educação, serviço de medicina preventiva


ABSTRACT

Recognizing the importance of education for treating chronic diseases, this study aimed to evaluate the opinion of patients with chronic diseases about the care received in the framework of the Educational program of a Preventive Health Service - SEMPRE. For this purpose, 50 diabetes mellitus and arterial hypertension patients were interviewed, who were treated in 2001. What care is concerned, the professionals’ knowledge, competence, attention and kindness stood out as positive aspects. The diabetes mellitus and arterial hypertension patients demonstrated their user satisfaction, which allows for an initial positive evaluation of the Educational Program at a Preventive Health Service – SEMPRE.

Key words: diabetes mellitus, systemic arterial hypertension, education, preventive service


 

 

Introdução

Até recentemente os planos de saúde não contemplavam individualmente o atendimento dos portadores de patologias crônicas, tais como diabetes mellitus, hipertensão arterial, entre outras, uma vez que as consultas freqüentes e hospitalizações, hemodiálises e cirurgias, amputações, laser terapia oneram os orçamentos familiares e do sistema de saúde.

Além de envolver altos custos no seu tratamento, as complicações crônicas do diabetes mellitus (DM), por exemplo, freqüentemente comprometem a produtividade, qualidade de vida e sobrevida dos indivíduos.

Segundo Oliveira (2001) desconhecemos, em nível nacional, o grau de controle e a freqüência de complicações entre os pacientes portadores de doenças crônicas. Em Ribeirão Preto, Torquato et al. (1999) encontraram 12,1% de portadores de DM como média geral na população urbana de 30 a 69 anos em contrapartida a taxa de 7,6% do estudo multicêntrico (BRASIL. MS, 1990) realizado em nove capitais brasileiras no período de 1986 à 1988.

Neste sentido, a cooperativa de trabalho médico de Ribeirão Preto implantou um Serviço de Medicina Preventiva (SEMPRE) com o objetivo de diminuir os custos sócio-econômicos com patologias crônicas e melhorar a qualidade de vida de seus usuários. Segundo Gagliardino et al. (2001) alocar recursos em programas educacionais parece ser uma sábia decisão.

A abordagem educativa realizada no SEMPRE procura abranger os aspectos biopsicossociais dos portadores de patologias crônicas. Neste sentido, o aprendizado em grupo melhora as relações entre clientes e profissionais de saúde, promove mudanças adaptativas no comportamento quanto à seleção de alimentos, maiores níveis de atividade física, melhor controle metabólico e redução do peso corporal.

Por outro lado, sabemos que o impacto benéfico nos resultados clínicos, metabólicos e farmacológicos ocorrem a longo prazo após a implementação de um modelo educacional com portadores de diabetes tipo 2 (GAGLIARDINO et al. 2001; OIEBER et al., 1995). No SEMPRE, após a implantação do programa educativo, sentimos a necessidade de avaliar a opinião de portadores de patologias crônicas quanto ao atendimento recebido no SEMPRE.

 

Objetivo

1. Avaliar a opinião dos portadores de doenças crônicas quanto ao atendimento recebido junto ao Programa Educativo de um Serviço de Medicina Preventiva - SEMPRE.

 

Metodologia

Trata-se de um estudo de natureza descritiva, tipo "survey" que segundo Polit e Hungler (1995) visa obter informações quanto à prevalência, distribuição e inter-relações de variáveis de uma população. Foi realizado junto ao SEMPRE com os portadores de diabetes mellitus e hipertensão arterial atendidos no ano de 2001. A amostra foi constituída de 50 sujeitos, sendo 27 portadores de hipertensão arterial e 23 portadores de diabetes mellitus.

O SEMPRE conta com uma equipe multiprofissional composta por profissionais das áreas de enfermagem, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia e educação física. Após o encaminhamento do médico assistente, o usuário é cadastrado no programa de doenças crônicas degenerativas. Os encontros são semanais, realizados em grupo com duração de uma hora. Inicialmente, ele cursa em três meses conteúdos específicos de sua patologia crônica administrados pela enfermagem, após, os temas são alternados entre os outros profissionais da equipe multiprofissional com objetivo primordial de reeducação alimentar, melhora na qualidade de vida e implementação de atividade física.

Os dados foram coletados através de entrevista dirigida utilizando-se de um formulário no término do curso, após três meses de participação no SEMPRE. A coleta de dados foi realizada no período de 01 de setembro a 30 de outubro de 2001. As respostas foram registradas no instrumento pelos sujeitos sob supervisão do pesquisador. Os discursos foram divididos em categorias analisados qualitativamente.

Esta investigação atendeu a todos os requisitos da Resolução 196/96 do CNS, quanto aos aspectos éticos.

 

Resultados e discussão

Dos 50 usuários cadastrados no SEMPRE, 27 são portadores de hipertensão arterial e 23 de diabetes mellitus.

Em relação ao sexo, podemos observar na figura 1 a predominância do sexo feminino 44 (88%), seguido de 6 (12%) do sexo masculino. Estes resultados corroboram com Goldenberg et al., (1996) que ao estudar a prevalência do diabetes mellitus na cidade de São Paulo encontrou elevada proporção em mulheres, atribuindo este fato talvez a maior procura e freqüência das mulheres aos serviços de saúde.

 

 

Como apresentado na tabela 1, o aspecto positivo mais referido pelos usuários no SEMPRE foram os profissionais do serviço 25 (50%) tanto pelo conhecimento adquirido, quanto, pela atenção e carinho recebido no SEMPRE. Estes resultados nos mostram que ao realizar o processo educativo, o ponto primordial para o sucesso é o vínculo estabelecido do profissional com o usuário, garantindo a sua fidelidade ao trabalho e maior adesão ao tratamento.

 

 

Encontramos, também, em 8 (16%) respostas, a convivência com o grupo, foi mencionada como fator desencadeante para a melhora da auto-estima. Isto talvez deva-se ao fato de que os grupos são de pessoas portadoras de patologias semelhantes, com problemas comuns, facilitando o convívio e a troca de experiências entre os participantes, como podemos ver nas frases abaixo mencionadas:

"Sinto-me mais alegre na vida"S12

"O SEMPRE aumentou a minha auto-estima" S26

"Tenho prazer de vir para o SEMPRE" S48

Em relação aos aspectos negativos a maioria, a maioria 47 (94%) referiram que não há ponto negativo em relação ao SEMPRE, demonstrando a satisfação em participar do programa. No entanto, 7 (14%) sujeitos referiram a necessidade de realizar outras atividades, sugerindo sala de bate-papo, coral, novos cursos, tai-chi-chuan entre outras. Estas necessidades demonstram que o programa ainda pode expandir as suas atividades.

Também obtivemos algumas falas que expressam a importância do programa na vida pessoal dos sujeitos, desejando a continuidade das atividades:

"Sugiro que o SEMPRE seja para sempre." S13

"Que o SEMPRE não desapareça, o ser humano precisa de estímulos para sobreviver.."S45

"Quero participar do SEMPRE para toda a vida."S33

Outros referem a mudança em relação a doença crônica

"Prevenir é melhor do que remediar em diabetes mellitus" S 22

"Perdi o medo da Pressão" S2

"Agora eu quero emagrecer" S37

"Mudou a minha disposição para tentar" S7

"Percebi que não sou o único diabético na vida" S44

 

Conclusão

Este estudo permitiu avaliar a opinião dos portadores de diabetes mellitus e hipertensão arterial quanto ao atendimento recebido junto ao Programa Educativo de um Serviço de Medicina Preventiva - SEMPRE cadastrados durante os primeiros meses de funcionamento do serviço. Os sujeitos avaliaram a equipe multiprofissional como um dos pontos importantes no atendimento aos usuários e demonstraram o desejo de continuidade no SEMPRE e a realização de novas atividades. Esta primeira avaliação permitiu visualizar a importância do serviço no contexto da cooperativa médica, e para os usuários do serviço. Destaca-se assim a importância do processo educativo em doenças crônicas degenerativas.

 

Referências bibliográficas

BRASIL. MS, 1990 Estudo multicêntrico sobre a prevalência do diabetes mellitus no Brasil. Brasília, Ministério da Saúde, 1990/ Datilografado/.

GAGLIARDINO, J.J. et al Um modelo de programa educacional para pessoas com diabetes tipo 2. Diabetes Care. out/2001, nº 0, pág.12.

GOLDENBERG, P. et al. Diabetes mellitus auto-referido no Município de São Paulo: prevalência e desigualdade. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.12, n.1, p.37-45, jan./mar., 1996.

OIEBER, T.R. et al. Evaluation of a structured teaching and treatment programme for type 2 diabetes in general practice in a rural area of Austria. Diabet. Med., 12:349-54, 1995.

OLIVEIRA, J.E.P de. A sociedade brasileira de diabetes e o futuro. Diabetes clínica, set/out/2001; vol.5 nº5 pág.288.

POLIT, D.F.; HUNGLER, B.P. Fundamentos de pesquisa em Enfermagem. 3ª ed. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.

TORQUATO, MTCG. et al. Estudo de prevalência do diabetes mellitus e intolerância à glicose na população urbana de 30 a 69 anos, no município de Ribeirão Preto. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia 1999;43(1):S190.

TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1992.