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An. 8. Simp. Bras. Comun. Enferm. Mayo. 2002

 

Laboratório de ações didático-pedagógicas no curso de licenciatura em enfermagem: uma experiência para comunicar

 

Laboratory of didactic-pedagogical actions in a licentiate’s course in nursing: an experience to pass forward

 

 

Ann Mary Machado Tinoco Feitosa RosasI; Gabriela Oliveira SantanaII; Ligia de Oliveira VianaIII; Maria Soledade Simeão dos SantosIV; Maria Tereza Coimbra de CarvalhoV; Suzy Darlen Dutra de VasconcelosVI

IEnfermeira, Doutoranda em Enfermagem da EEAN/UFRJ, Professora do Departamento de Metodologia da Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ
IIEnfermeira, Mestranda da EEAN/UFRJ
IIIDoutora em Enfermagem, Professora Adjunta da EEAN/UFRJ
IVEnfermeira, Professora Assistente da EEAN/UFRJ, Doutoranda em Enfermagem Fundamental da EERP-USP
VDoutora em Enfermagem. Professora Adjunta da EEAN/UFRJ
VI
Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Professora Substituta da EEAN-UFRJ. Escola de Enfermagem Anna Nery/EEAN – Núcleo de Pesquisa em Educação, Gerência e Exercício Profissional em Enfermagem. Rua Parati n.º 31 – Anchieta – RJ – CEP. 21625-340. – e-mail: edsoleed@vetor.com.br


RESUMO

A busca por um ensino voltado para a realidade social, tem sido uma preocupação efetiva da Escola de Enfermagem Anna Nery. Neste contexto, identificamos através do Curso de Licenciatura a necessidade de desenvolver uma abordagem didático-pedagógica que culmine na construção de procedimentos e equipamentos possibilitadores da comunicação e do processo de socialização do conhecimento. Assim, criamos o Laboratório de ações didático-pedagógicas, em junho de 2000, com objetivos de: desenvolver formas de ensino e aprendizagem de acordo com os procedimentos didáticos críticos do educando e do educador; estimular a criação de técnicas didáticas através da criatividade, atitudes críticas e visão de conjunto dos alunos e professores; oportunizar a educação continuada dos licenciandos, buscando repensar a prática pedagógica e avaliar a criação das formas de ensino e aprendizagem resultantes dos procedimentos didáticos críticos do educando e do educador na ação de ensinar a assistir em enfermagem. Os resultados de nossas experiências apontam: motivação crescente entre os discentes, mesmo aqueles que não são licenciandos e dos docentes em realizarem seus trabalhos científicos, voltados para o desenvolvimento de técnicas didáticas para melhor comunicar a assistência de enfermagem no intuito de possibilitar ao assistido um cuidar qualificado. Dos doze alunos que concluíram o Curso de Licenciatura nestes dois anos, oito estão em Cursos de Especialização, quatro no Curso de Mestrado nas diversas instituições do Rio de Janeiro e continuam ousando formas de ensinar a cuidar com dinamismo.

Palavras-chave: laboratório, licenciatura, ensino


ABSTRACT

The Any Nery School of Nursing has actually been concerned with the search for education directed at social reality. In this context, through the Licentiate’s Course, we identify the necessity to develop a didactic-pedagogical approach that culminates in the construction of procedures and equipment that allow for the communication and socialization process of knowledge. Thus, we created the Laboratory of didactic-pedagogical actions in June 2000 with a view to developing forms of education and learning in accordance with the critical didactic procedures of learner and educator; stimulating the creation of didactic techniques through creativity, critical attitudes and a view on the group of students and professors; allowing for permanent education of licentiate students, seeking to rethink pedagogical practice and evaluating the creation of education and learning forms that result from the critical didactic procedures of student and educator in nursing care teaching. The results of our experiences indicate: increasing motivation among students, even those who are not graduating and among teachers in realizing their scientific work, directed at the development of didactic techniques for better communicating nursing care with a view to allowing for qualified care. Out of twelve students who concluded the Licentiate’s Course in these two years, eight are taking Specialization Courses and four are in Master’s Courses in the diverse Rio De Janeiro institutions, continuing to try and use dynamic care teaching forms.

Key words: laboratory, licentiate’s course, education


 

 

INTRODUÇÃO

O Curso de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia da Escola de Enfermagem Anna Nery (E.E.A.N..), pioneiro no País por sua tradição e compromisso histórico-social-científico desde 1922, passou por inúmeras reformulações ao longo de sua história. A última mudança, de maior porte e mais relevante, ocorreu na mudança no currículo de ensino da graduação, em 1978, denominada projeto Novas Metodologias, com apoio e parceria do DAU/MEC. Este projeto de certa forma levantou discussões em todas as escolas de enfermagem do País, em conjunto com a Associação Brasileira de Enfermagem, Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem, e Sindicato de Enfermagem, encaminhando no sentido de promover modificações do Parecer 163/72, que regulamentou, por muito tempo, os currículos mínimos dos Cursos de Graduação em Enfermagem no Brasil.

Com o desenvolvimento do Projeto Novas Metodologias, aliado a necessidade de mudanças curriculares, surgiu em 1994, a Portaria 314/54 reestruturando o processo de ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem.

Logo, a Escola de Enfermagem Anna Nery destina-se à formação, aperfeiçoamento profissional, à assistência, a pesquisa e a extensão, bem como à divulgação do conhecimento a coletividade, no que concerne à área de saúde, direcionada para formação geral e especializada em Enfermagem. Isso só se faz possível por conteúdos programáticos voltados para realização de estudos e pesquisas resultantes ao progresso da enfermagem.

Sabemos que para assegurar um Curso de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia, na Universidade, precisamos manter um curso inovador, forte e de qualidade. A E.E.A.N. tem como tradição a preocupação com estes princípios, atrelados ao compromisso social.

Por tudo isso, a E.E.A.N. necessita dispor de uma infra-estrutura para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem nos Cursos de Graduação e especialmente no de Licenciatura em Enfermagem, que acontece através da parceria com a faculdade de Educação da UFRJ por seu Departamento de Didática e do Departamento de Metodologia da Enfermagem da EEAN/UFRJ. Assim, torna-se imprescindível a testagem e adoção de novos métodos e procedimentos para o desenvolvimento das habilidades técnicas, não somente aos níveis de destreza e execução, consciente, mas as fases iniciais do processo de aprendizagem psicomotora como conhecimento de metodologias e iniciação ao saber, originalizando novas tecnologias compatíveis com a necessidade de ensinar e aprender a cuidar da saúde da população brasileira e da formação técnica-científica dos profissionais da área de Enfermagem.

Neste intuito, os procedimentos didático-pedagógicos provenientes da tecnologia desenvolvida neste laboratório contribuirá para o processo contínuo do exercício da criatividade na área de ensino da enfermagem para o contexto cultural da comunidade em formação desta profissão.

 

JUSTIFICATIVA DO ESTUDO

A busca de um ensino voltado para a realidade social, tem sido uma preocupação efetiva da Escola de Enfermagem Anna Nery. Identificamos as condições para a inserção qualificada do enfermeiro no mercado de trabalho atual, o que o faz ser identificado na equipe multidisciplinar como o especialista do cuidar.

Portanto, apesar do modelo econômico brasileiro resultar em profundas desigualdades sociais, o que reflete nas condições de vida e saúde como o acesso aos bens e serviços indicam um dos maiores desafios: formar profissionais capacitados a suprir as necessidades para a manutenção da saúde da população: Enfermeiros educadores.

Neste contexto, a enfermagem necessita desenvolver uma abordagem que culmine a formulação de procedimentos e equipamentos que visem um processo didático pedagógico voltado para a ação do cuidar específico do indivíduo, seja em um ambulatório, hospital ou em salas de aula. Atendendo desta maneira a situação de ensino para o assistir através de mecanismos tecnológicos e científicos determinantes a uma didática crítica, capaz de provocar mudanças possibilitando transformações ao processo educacional da Enfermeira diante a chegada do novo século.

Desta maneira, só através da construção de conceitos científicos, métodos de investigação, poderemos mudar a abordagem dos problemas de saúde, prevenção e tratamento das doenças na população e então, intervir na estrutura social, na organização do sistema de saúde do país e consequentemente no processo de trabalho da enfermagem.

Estas transformações no processo educativo observa-se que a metodologia participativa em educação e na comunicação é chamada de "educação libertadora criativa", cuja função é de transformar e mudar a sociedade para servir as necessidades das pessoas. Este enfoque humanitário e democrático é defendido por Paulo Freire (1989), que faz com que o educando seja um ente ativo fazendo-se responsável por sua própria educação.

Sendo o educador o facilitador que o ajuda a procurar as respostas aos problemas, com métodos de ensino que fomentem o diálogo aberto, caracteriza-se pelo aspecto investigativo participativo que é contínuo, dinâmico e auto-avaliativo, concluindo, Freire (1989) inaugura uma concepção libertadora da educação obrigando uma revisão profunda dos sistemas tradicionais da educação.

No entanto, a realidade em que vivemos é algo complexa, penetra em todas as dimensões da nossa vida, incluídas a linguagem, os costumes sociais, as estruturas políticas e econômicas. Traz consigo uma série de atitudes, um universo de significativos e mecanismos que nos absorvem, funcionando como uma força de imersão das consciências. Freire (1989) enfatiza que neste ato autêntico de conhecer o que é a educação "[...] os educadores também são educandos e os educandos também são educadores, como consciências intencionais no mundo ou como corpos conscientes que se inserem nele em busca de novos conhecimentos como conseqüência do ato de reconhecer o conhecimento existente".

Assim, o relacionamento do método na ação educativa é que a tecnologia educativa ocorra na medida em que a tomamos como "o conjunto de procedimentos e meios sistematicamente utilizados para materializar uma determinada concepção educativa".

Por tudo isso, inegavelmente, a criatividade, a busca por ousar, são atos que historicamente se acumulam na produção tecnológica de indiscutível sentido humanístico, resultante do ensinar a pensar, a agir, a avaliar, a reconduzir o processo de trabalho da enfermagem.

 

OBJETIVOS

Para atender as necessidades atuais na formação do aluno de Licenciatura em Enfermagem se faz necessário o desenvolvimento de aulas teóricas e práticas com equipamentos modernos e adequados ao processo de ensino – aprendizado decorrentes da motivação de discentes e docentes.

 

ABRANGÊNCIA

O Curso de Graduação da E.E.A.N. se desenvolve pelo conjunto de atividades e experiências de ensino e aprendizagem que constituem seu currículo pleno (Aprovado pelo Parecer 58/83 do CFE).

A metodologia curricular adotada baseia-se na idéia de integração entendida como integração da teoria à prática, integração estudo-trabalho e integração disciplinar. O Currículo propõe a participação ativa do estudante como agente de sua aprendizagem.

Atualmente o Curso de Licenciatura é oferecido de acordo com a resolução 3/82 CEG, pela Faculdade de Educação através de uma relação bem estreita com o Departamento de Metodologia da Enfermagem da E.E.A.N... As disciplinas Didática Especial I e II E Prática de Ensino de Enfermagem (RCS EDDU16) com 320 horas teórico-prática, desenvolvida em dois anos, são ministradas por professores do Departamento de Metodologia da Enfermagem da E.E.A.N. As disciplinas Didática I e II propõe situar a Didática de forma crítica, no contexto da prática pedagógica; levar o futuro professor ao conhecimento crítico dos elementos que determinam e fundamentam a sua prática profissional; a prática pedagógica no contexto em sala de aula e a construção de uma proposta de ensino aprendizagem. O RCS EDDU16 Prática de Ensino de Enfermagem permeia as disciplinas Didática Especial I e II; o referido Requisito Curricular Suplementar tem a finalidade de proporcionar ao alunado conhecimento de práticas pedagógicas para o ensino de 1º e 2º graus – formação de Auxiliares de Enfermagem (1º grau), e Técnico de Enfermagem (2ºgrau). Além da atuação na disciplina de Programas de Saúde ministrada em colégios da rede Pública Federal e particular.

Desta maneira, os licenciandos desenvolvem atividades didático–pedagógicas, junto ao Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ) e ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – UFRJ e iniciarão no Hospital São Francisco de Assis – UFRJ, com estágio curricular junto aos técnicos e auxiliares de enfermagem, a partir de maio de 2002. Além disso, existem junto aos Cursos particulares de formação de auxiliares e técnicos na Cidade do Rio de Janeiro, onde desenvolvem atividades de visitas técnicas e entrevistas estruturadas aos seus dirigentes.

No momento, temos 28 alunos inscritos no curso de Licenciatura em Enfermagem, o treinamento simulado do RCS EDDU16, Prática de Ensino é realizado nos laboratórios de Procedimentos e Tecnologia em Enfermagem: salas 43 e 45 do Bloco B do Centro de Ciências da Saúde e salas 9E-43 do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) a alunos do 1º e 2º grau – Curso de Auxiliar de Enfermagem do SENAC e FAETEC, cujo campo para o estágio é o HUCFF e ainda o CAp-UFRJ.

Neste contexto, apesar da existência de laboratório com a finalidade de treinamento simulado de técnicas específicas de enfermagem, é sabido que para se contemplar esta finalidade se faz necessário empregar técnicas e práticas didático-pedagógicas por parte do educador. Por tudo isso, a criação de um "Laboratório de Ações Didáticas", dá suporte para os alunos das disciplinas: de Técnicas de Comunicação; Didática Aplicada a Enfermagem; dos Programas Curriculares Interdepartamentais I e VI (PCI- I e VI); os alunos do Curso de Licenciatura em Enfermagem, como também os da Pós-graduação que desenvolvam pesquisas na área de ensino. Pois, possibilita traçar novas estratégias de ensino, a criação de técnicas didático-pedagógicas, na construção de instrumentos didáticos que favoreçam o ensino-aprendizado, culminando em estímulo, motivação e exaltação da criatividade.

Deve-se ressaltar que os alunos do Curso de Licenciatura em Enfermagem não são contemplados com bolsas de estudo.

 

COMUNICAÇÕES EXPERIENCIADAS ATRAVÉS DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM ENFERMAGEM

Dentro da experiência que temos, vimos que a maioria dos laboratórios está voltada para atividades estritamente técnicas, e não para atividades didático-pedagógicas, as quais dão suporte a formação de professores.

Buscando suprir em parte esta necessidade, o Curso de Licenciatura em Enfermagem além de aulas teórico-práticas, atualmente promove Seminários, sendo o último intitulado "VII Seminário de Licenciatura em Enfermagem: "Licenciatura: Curso de Formação do Enfermeiro Educador", Oficinas, Mesas Redondas, elabora um Instrumento "Jornal da Licenciatura" a cada semestre, o qual é apresentado em Mostras Científicas, dentre outras atividades.

Os alunos desenvolvem, ainda, pesquisas científicas voltadas para o ensino no cenário de prática, Colégio de Aplicação da UFRJ, bem como pesquisas direcionadas as atividades de ensino com diversas clientelas no stricto sensu.

Percebe-se a existência de dificuldades para a organização, treinamento e obtenção de recursos, o mais simples possível, para a preparação de Aulas, de instrumentos de uso didáticos, apesar da criatividade dos alunos e professores e da efetiva comunicação por eles praticada.

Os resultados de nossos experiências vem apontando: motivação crescente entre os discentes, mesmo aqueles que não são licenciandos e dos docentes em realizarem seus trabalhos científicos seja nas apresentações em eventos ou nos cursos latu sensu e strictu sensu; o desenvolvimento de técnicas didáticas para melhor comunicar a assistência de enfermagem no intuito de possibilitar ao assistido um cuidar qualificado. Dos doze alunos que concluíram o Curso de Licenciatura nestes dois anos, oito estão em Cursos de Especialização, quatro no Curso de Mestrado nas diversas instituições do Rio de Janeiro e continuam ousando formas de ensinar a cuidar com dinamismo, as quais tiveram início no Laboratório de Ações Didático-Pedagógicas. Por todos estes motivos, essa se faz uma vivência para comunicar.

 

Referência bibliográfica

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