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An. 8. Simp. Bras. Comun. Enferm. Maio. 2002

 

A expressão comunicativa do significado do trabalho por alunos de graduação em enfermagem

 

The communicative expression of the meaning of work as used by undergraduate nursing students

 

 

Sueli Soldati AbranchesI; Rosâne MelloII

ICoordenadora do Curso de Enfermagem de Barra Mansa/RJ do Centro Universitário de Barra Mansa-UBM. Doutoranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP. s_soldati@hotmail.com
IIDoutoranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP

 

 


RESUMO

A comunicação em sala de aula, é um processo amplo e complexo, que se inicia nos primeiros encontros pedagógicos entre professor e aluno, porém nem sempre de forma satisfatória. Este estudo teve como objetivo identificar o significado da palavra trabalho, pelos alunos do último ano de um curso de graduação em enfermagem, como forma de introduzir a disciplina de Enfermagem em Saúde Ocupacional. O estudo foi do tipo descritivo. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário e os resultados obtidos foram analisados e discutidos de acordo com o embasamento teórico de Mielnik (1976). A expressão dos discentes sobre a temática, evidenciou os aspectos positivos do trabalho, relacionando-os aos atos de fazer, construir e desenvolver atividades com cidadania. Outros estudantes relataram os aspectos de sobrevivência e stress gerados pelo trabalho, mas que de acordo com os mesmos, devem ser equilibrados. Conhecer a expressão de idéias e sentimentos dos discentes e sua singularidade, contribuiu para um diálogo efetivo na relação docente-discente, bem como para a construção do conhecimento. Sugere-se novos estudos sobre a temática, a fim de apontar novas reflexões.

Palavras-chave: trabalho, comunicação, conhecimento


ABSTRACT

Classroom communication is a broad and complex process, which starts at the first pedagogical contacts between teacher and student, although not always in a fulfilling way. This descriptive study aimed to identify the meaning of the word work as it is used by the senior students of an undergraduate nursing course, with a view to introducing the subject Nursing in Occupational Health. A questionnaire was used as a means of collecting data and results were analyzed and discussed in the theoretical framework of Mielnik (1976). The students’ opinions about the issue highlighted the positive aspects of work, which is related to doing, constructing and developing activities concerning citizenship. Other students reported aspects of survival and stress generated by work, although, in their opinion, these aspects must be balanced. Knowing the expression of the students’ ideas and feelings as well as their individuality has contributed to an effective dialogue in the teacher-student relation and to the construction of knowledge. Further studies about the issue are suggested with a view to indicating new reflections.

Key words: work, communication, knowledge


 

 

Introdução

O processo de aprendizagem realiza-se através da implementação de diversas metodologias de ensino, nas quais a comunicação está sempre presente. O ensino deve estimular a criatividade humana e os aspectos de expressão estabelecidos na relação docente-discente, em sua singularidade e totalidade.

Neste sentido, Gadotti (1975) ressalta que o processo de ensino envolve interrelações humanas, que implicam em um elemento fundamental: a linguagem. Esta ocorre em todas as esferas das interrelações. Torna-se assim, ponto de partida para compreender o encontro e o diálogo que se estabelece.

É pela palavra que o homem vem ao mundo e a si próprio, deste modo os métodos de ensino devem incluir a função fundamental da expressão comunicativa que se desenvolve. A construção do saber, faz-se em um universo de sentimentos e reações, mas também de significações e idéias (op. cit., 1975)

Cianciarullo et al. (1996) apontam que a comunicação é uma das ferramentas que o enfermeiro utiliza para desenvolver e aperfeiçoar o saber fazer profissional.

Atuando no ensino de graduação em enfermagem, as autoras deste estudo propuseram-se a conhecer o significado do termo trabalho pelos discentes de um curso de graduação, como forma interativa de introduzir os conhecimentos sobre saúde e trabalho, na disciplina de Enfermagem em Saúde Ocupacional.

No exercício das atividades docentes nesta disciplina, foi observado a ansiedade dos alunos em conhecer a temática. Muitas vezes de forma ambígua, os estudantes expressavam boas expectativas em relação às questões da saúde ocupacional e outras vezes com um certo desinteresse, pela falta de uma reflexão mais profunda do assunto. Portanto, a comunicação como processo de interação docente-discente, manifestou-se complexa, apontando a necessidade da prática e estudo de novas dinâmicas.

Segundo Valsecchi et al. (2000) é função do educador encaminhar o educando para a descoberta dos valores por intermédio dos quais a educação ganha sentido e o próprio educando se auto-realiza.

Rocha (1999) apontou com base nos resultados de seu estudo sobre comunicação docente-discente no ensino de enfermagem em sala de aula, que existem comportamentos verbais e não verbais que podem motivar o aluno a aprender.

Assim, este estudo tem como objetivo identificar o significado da palavra trabalho para alunos da graduação em enfermagem, durante os primeiros encontros pedagógicos da disciplina específica, procurando incrementar aspectos positivos, na busca de aprimoramento do processo de comunicação que se estabelece ao longo do processo de ensino-aprendizagem.

 

Fundamentação Teórica

De acordo com Gadotti (1975) a vida cotidiana oferece uma variedade de encontros, entre os quais estão o encontro entre professor e o aluno. A condição deste momento pode ser circunscrita de maneira aproximada. Este encontro é desvelado pouco a pouco por meio da comunicação. Segundo o mesmo autor, comunicamos para nos fazer entender. Porém, para o entendimento é preciso caminhar passo a passo com o outro. O ato educativo exige paciência e partilha (op. cit.,1975).

Para Minayo (1993) o processo educativo tem que ser pensado em simultaneidades e contradições, dentro de duas dimensões de reconhecimento: uma de conhecer e outra de significados dos sujeitos, considerando suas experiências e afetividade.

Casagrande (1998) aponta que o ato de ensinar é um ato de comunicação, de partilha de conhecimentos, idéias, sentimentos, crenças e valores próprios da cultura de um grupo social.

Neste sentido, Stefanelli (1993) ressalta que a comunicação pode ser entendida como intercâmbio recíproco de informações. Destaca que a sua importância se estabelece em um relacionamento efetivo, a fim de que se possa oferecer apoio, conforto, informação e despertar os sentimentos de confiança e auto-estima, considerados essenciais ao sucesso da comunicação e da realização pessoal e profissional.

Em relação a palavra trabalho e seu significado, estudos revelam a importância de seu entendimento, como instrumento de reflexão sobre as questões inseridas no contexto da saúde ocupacional, que explicita os conhecimentos e condutas a serem aplicados na prática profissional em enfermagem , a fim de adotar cuidados em prol da saúde dos trabalhadores.

Mielnik (1976) aborda o significado do trabalho, que para o homem, representa uma situação especial, que lhe traz satisfação ou não.

Para o mesmo autor, o trabalho é uma atividade humana, que pode significar: satisfação econômica e psicológica individual ou coletiva, bem como noção de pertencer a um grupo social, afeto, ter a companhia dos outros, realização, a oportunidade de ter experiências novas, segurança, pode também representar fator de otimismo e satisfação social (op. cit.,1976).

O trabalho pode promover o atendimento às necessidades biológicas e sociais humanas, bem como o alívio à tensão emocional. Pode estimular a imaginação e a criatividade, condicionar o progresso e bem estar humanos. Porém se for nocivo, pode causar danos e agravos à saúde e bem estar dos homens e sociedade , na qual se insere. Portanto precisa ser bem entendido e estruturado.

 

Metodologia

O estudo foi do tipo descritivo, realizado em um curso de graduação em enfermagem de uma escola particular do município de Barra Mansa do Estado do Rio de Janeiro. A população do estudo constituiu-se de estudantes do último ano da graduação, na disciplina de Enfermagem em Saúde Ocupacional, no ano de 2001.

As questões norteadoras do estudo foram: "Qual o significado da palavra trabalho para você?" e "O que o trabalho significa para você?", contidas em um questionário, para obtenção dos dados. Este foi aplicado em sala de aula, após a explicação dos objetivos do estudo e o esclarecimento quanto ao consentimento livre e a garantia do anonimato. Todos os alunos presentes, totalizando 35 (trinta e cinco), aquiesceram em participar.

A análise dos resultados foi feita com embasamento no referencial teórico do estudo.

 

Resultados e Discussão

Visando o alcance dos objetivos propostos, serão apresentados os resultados obtidos sobre o significado do trabalho na expressão dos alunos de graduação, conforme Tabela 1.

 

 

Pode-se observar que o trabalho para a maioria dos estudantes (42,9%), tem um significado de ato de fazer, desenvolver e construir. De acordo com Mielnik (1976), o trabalho possibilita o descortinar novos horizontes. Cada trabalhador se considera parte de um complexo, que poderá implicar em melhoria da humanidade. Há o sentimento de que a contribuição do trabalho, trará melhores meios a si ao mundo para que seja mais realizado e socialmente mais justo.

Os sujeitos deste estudo além de caracterizarem o trabalho, também relataram suas idéias e sentimentos apresentando aspectos positivos referentes ao tema, conforme se segue:

"... O trabalho é algo que dignifica o HOMEM, contribuindo em parte para sua cidadania. Como dizia "Gonzaguinha", grande compositor: Um homem se humilha, se castram seus sonhos.

E o sonho é sua vida e a vida é o trabalho.

E sem o seu trabalho, um homem não tem honra.

E sem a sua honra, se morre, se mata.

...Diante disto, fazer do nosso tempo algo que produza, que renda frutos, é gratificante."

É preciso destacar outras formas de expressão, porém com idéias comuns que foram categorizadas:

"... O trabalho é uma forma de darmos continuidade a nossa vida."

"... Significa colocarmos em prática todo o nosso aprendizado e contribuirmos prestando serviços em determinados locais, de acordo com a área escolhida. O trabalho eleva o nosso intelectual e a moral.

"... No trabalho temos contato com pessoas diferentes, onde com o tempo, iremos aprender a discutir e tirar soluções com outros que apresentem pensamentos diferentes."

"... O trabalho nos faz sentir útil, capaz de fazer algo maravilhoso, além de ocupar a mente com outras coisas, com pessoas de mundos diferentes (educação, religião, região). Então, para mim, o TRABALHO faz desenvolver algo buscando sempre a satisfação, a felicidade.

Os relatos acima, expressam as crenças e idéias dos estudantes com boas expectativas, objetividade e sentimentos próprios de alunos do último ano da graduação, que planejam sobre sua atuação pessoal e profissional na profissão escolhida.

Percebe-se também, que 20,0% dos alunos atribuíram ao trabalho, aspectos positivos e negativos, relacionando-o a uma tarefa por vezes prazerosa e outras não prazerosa. Destaca-se as seguintes expressões:

"... O trabalho para mim significa a realização de uma tarefa que seja prazerosa ou não para quem a realiza. No entanto, na nossa sociedade e para o homem o trabalho deve ser sempre prazeroso, para que o mesmo possa desenvolvê-lo bem."

"... O ideal seria que todo ser humano trabalhasse em um local que sempre sonhou, pois desta maneira seu sentimento seria melhor, o ambiente seria mais agradável por causa do entusiasmo. Porém, nem todo ser humano consegue atuar na área que sempre sonhou, desta maneira as coisas se tornam mais difíceis. Mas é importante ele se adaptar, para realizar um bom trabalho e continuar lutando por seus ideais."

Os alunos (20,0%) relataram sobre o significado do trabalho, como uma forma de sobrevivência e estabilidade. Mielnik (1976) aponta que o trabalho deve proporcionar as pessoas uma situação confortável de vida e a satisfação de suas necessidades biopsicossociais.

Neste sentido, a comunicação dos estudantes foram:

"... No trabalho o indivíduo busca meios de sobreviver, sustentando a si próprio e a família. Corresponde também a uma posição de cidadão na sociedade."

A realização pessoal e profissional foi mencionada por 11,4% dos estudantes deste estudo. Faz-se importante ressaltar suas idéias, que identificam os valores que atribuem ao trabalho:

"... Significa realização pessoal e profissional, porque é através dele que você consegue mostrar todo seu potencial. O importante a ser ressaltado é que qualquer trabalho a ser realizado deve ser feito com dedicação, amor e vocação."

Em outros relatos correspondente a 5,7% dos alunos, o trabalho foi expresso sob o aspecto negativo, como uma forma estressante de atividade humana. Este significado foi relacionado à sobrecarga de atividades no exercício do trabalho, às cobranças e desvalorização do mesmo. É importante salientar que os estudantes apontaram a necessidade do cuidado à saúde, de forma que o trabalho não se torne uma fonte de adoecimento.

"... Quando tudo percorre certo, não existe um gerente capaz de dizer: esta equipe está de parabéns. Ao contrário, só se "cobra", em reuniões colocam somente os pontos negativos, a partir disto punições e deveres e nunca abordam os direitos e valorização dos funcionários. Deixam um clima de insegurança, pois nos dias atuais não existe segurança no trabalho. E o trabalho é essencial ao ser humano.

Valsecchi et al. (2000) ressalta a importância das relações efetivas entre professor e aluno, atuando como força motriz na condução da aprendizagem, podendo a comunicação professor-aluno ser facilitadora ou não, em busca do objetivo maior, a aprendizagem e o ensino.

 

Considerações finais

Este estudo buscou identificar os significados da palavra trabalho para alunos do último ano de graduação em enfermagem, nos primeiros encontros pedagógicos da disciplina Enfermagem em Saúde Ocupacional.

Permitiu conhecer as expressões comunicativas dos estudantes, suas idéias e sentimentos em relação a temática do trabalho. Desta forma, favoreceu uma maior aproximação professor e alunos ao mundo e contexto singularizado desta relação., como forma interativa de construção do conhecimento.

Os resultados propiciaram uma reflexão mais ampla e profunda da temática e uma comunicação baseada no diálogo. Segundo Angelo (1989), a interação professor aluno influencia a forma como os acadêmicos percebem o mundo e dele participam.

Recomenda-se a realização de outros estudos desta natureza, a fim de favorecer um amplo debate sobre a temática, que influencia na atuação profissional em relação às questões de saúde e trabalho na enfermagem.

 

Referências bibliográficas

ANGELO,M. "Vivenciando uma prova de fogo": as experiências iniciais das alunas de enfermagem. São Paulo: Tese(Doutorado)- Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo,. 1989.133p.

CASAGRANDE,L.D.R. O discurso da sala de aula- um método de ensino baseado na comunicação professor-aluno. In: Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem, 1, Ribeirão Preto,2-4 maio. Anais, Ribeirão Preto, Escola de Enfermagem, 1988.p.131-161.

CIANCIARULLO,T.I. et al. Instrumentos básicos para a qualidade de assistência. São Paulo: Atheneu,1996.

GADOTTI,M. Comunicação docente.São Paulo: Ed.Loyola,1975.126 p.

MIELNIK,I. Higiene Mental do Trabalho. São Paulo: Artes Médicas.1976, 185p.

MINAYO,M.C.S.Cultura:tradição e contradição. In:Melo,J.A.C. Educação: razão e paixão. Rio de Janeiro: ENSP,1993.108p.

ROCHA,E.M. Comportamento comunicativo do docente de enfermagem e sua influência na aprendizagem do educando, São Paulo: (Dissertação)- Escola de Enfermagem da USP,1999,101p.

STEFANELLI,M.C. Comunicação com paciente:teoria e ensino. 2ª ed.São Paulo: Robe Editorial,1993.

VALSECCHI,E.A.S.S. et al. Comunicação professor-aluno:aspectos relacionados ao estágio supervisionado. In: Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem,Ribeirão Preto. Anais, Ribeirão Preto, Escola de Enfermagem,2000,p.99-103.