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An. 1 Simp. Internacional do Adolescente May. 2005

 

Características da dinâmica institucional e suas implicações no trabalho com adolescentes: uma leitura psicanalítica

 

 

Andriatte, A. M.I; Lapastini, M. A. B.II; Enger, J. R.III; Pires, M.G.C.S.III; Silva, L. M. DIII

IMestre em Psicologia da Saúde, Psicóloga, Pedagoga, Especialista em Grupo Operativo, Professora e Supervisora da Universidade Presbiteriana Mackenzie (amandriatte@uol.com.br)
IIPsicóloga, Mestre em Educação, Especialista em Psicanálise pelo Sedes Sapientiae, Professora e Supervisora da Universidade Presbiteriana Mackenzie (mariaalice@mackenzie.com.br)
IIIEstagiárias do 10ºsemestre de Psicologia Institucional e Escolar da Universidade Presbiteriana Mackenzie

 

 

Este trabalho trata da evolução de uma intervenção que foi realizada em uma instituição filantrópica de grande porte. A possibilidade de acompanhar estas experiências ao longo de um tempo considerável e a persistente reflexão acerca das necessidades manifestas e latentes que caracteriza a instituição, permitiu a concepção deste estudo que discute a aplicação da psicologia institucional de base psicanalítica, enquanto uma prática necessária e possível.

 

Concepções psicanalíticas aplicadas à instituição:

A instituição, na formulação de Leal (2001), é composta por processos e formações heterogêneas, abrangendo determinações sociais, econômicas, culturais, políticas e psíquicas, a despeito de apresentar concomitantemente um fenômeno que tende à unificação. "O caráter psicanalítico é dado, acima de tudo, por seu objeto específico de estudo, o inconsciente dinâmico, e os métodos, teorias e concepções psicológicas que lhe dão sustentação" (Leal, 2001, p. 960).

Para compreender como se desenvolve um trabalho institucional de orientação psicanalítica, Lyth (1988), recomenda que se adquira uma convicção profunda da existência do inconsciente. Esta convicção é construída por meio de duas experiências: a análise pessoal e a pertinência intensiva e prolongada a um grupo no qual o trabalho esteja assentado em fundamentos da psicanálise, aplicados a fenômenos grupais. Ambas as experiências são diferentes e complementares, porém a segunda está mais diretamente ligada às instituições. Esta experiência grupal contribui para a capacidade de reconhecimento e compreensão das manifestações da mente inconsciente, em suas dinâmicas e conteúdos, nos pensamentos conscientes, sentimentos, na fala e no comportamento das pessoa com quem se trabalha, e em nós mesmos. Aprende-se, inclusive, a reconhecer esta presença na instituição como tal.

As instituições, conforme Leal (2001), são construções que implicam o coletivo e construtoras de identidades coletivas. Edificadas por grupos humanos e edificantes de grupos humanos com uma identidade específica, adquirem presença e formato através das organizações pelas quais realizam seus projetos. As organizações, de acordo com suas características e conveniências, podem viabilizar ou impossibilitar que os objetivos e fins da instituição sejam alcançados.

A identidade da instituição é definida, de certo modo, pelo tempo histórico e cultural específico no qual está inserida. Leal assinala que, no tempo presente, as características são marcadamente regressivas e narcísicas. Características, estas, que conferem às instituições atuais maior grau de indiferenciação em suas identidades, incrementando a identidade grupal sincrética, descrita por Bleger (1998).

A identidade grupal sincrética é um conceito de difícil caracterização, pois abarca estratos da personalidade que permanecem em estado de não discriminação, baseados numa comunicação pré-verbal e subclínica - um aspecto subterrâneo das relações - e que estão presentes em toda instituição, organização e funcionamento grupal. Para Bleger, há dois tipos de sociabilidade – a sincrética e a sociabilidade por interação - que coexistem nos grupos, mas são impedidas, pela clivagem, de se relacionarem.

As possibilidades de encontro grupal incrementam as ansiedades paranóides, pelo temor ao desconhecido, em forma de não pessoa, não identidade – temor de encontro com uma sociabilidade que os destitua, enquanto pessoas, e os converta em um só, homogêneo e sincrético, no qual cada um não sobressaia enquanto pessoa no grupo, o que implicaria na dissolução da própria identidade. Este medo pode levar o grupo a manter-se em padrões já conhecidos e estereotipados, sem que nenhuma mudança seja de fato efetivada. Há o temor da desorganização e, simultaneamente, da organização; dificultando-se atingir níveis mais integrados da sociabilidade grupal.

Na percepção de Schneider (2001), quando uma instituição solicita um diagnóstico ou uma intervenção psicossocial, o faz expressando algum desejo de mudança, consciente ou não. Inclui o fato de estarem a buscar uma ajuda, mas já tem um "contrato psicológico subjacente". Paradoxalmente, querem uma mudança, desde que nada seja mudado.

É comum observar que quando manifestam a necessidade de mudança, estas, freqüentemente, estão projetadas em outros segmentos externos aos membros da instituição, por exemplo, no país, no governo, na mídia, etc. Com este mecanismo, transferem a responsabilidade pelos fracassos de seus projetos tentando livrar-se das ansiedades confusional, persecutória e depressiva, nas quais estão imersos, em estratos sincréticos de suas relações cotidianas. Este foi um dos aspectos imediatamente observados na instituição ora estudada.

A solicitação da instituição foi de que os trabalhos realizados se dirigissem a setores da sociedade atendidos por ela. Não é raro dar início aos trabalhos institucionais atendendo às solicitações imediatas, focadas geralmente, em segmentos grupais mais periféricos à estrutura da organização, o que é compreendido como um desejo de mudança, ainda que, dominado por fortes temores predominantemente persecutórios.

 

Caracterização da Instituição:

A instituição em foco tem um caráter assistencialista religioso, voltado à suprir as inúmeras necessidades da população extremamente carente que atende. Atua há algumas décadas, oferecendo crescentes serviços de educação e amparo, por meio de creche, educação infantil e cursos profissionalizantes para adolescentes, com programas de recolhimento e abrigo a crianças e adolescentes impedidos de conviver com as famílias.

A queixa principal era a de que a população não podia aproveitar o que a instituição oferecia a ela. Nas palavras de um de seus membros, "(...) damos tanto e eles não aproveitam, não entendemos a razão, e gostaríamos que vocês nos ajudassem a fazê-los aproveitar". (sic).

A solicitação era explicitamente voltada ao atendimento à população, mantendo-se, a instituição, numa postura de isenção em relação à problemática apresentada.

 

Caracterização do Adolescente:

O tema adolescência tem sido objeto de estudo de muitos pesquisadores. Winnicott (1997) estudioso do assunto salienta a existência de um grande interesse mundial a respeito da adolescência e de seus problemas. Para Outeiral (1994) a adolescência é basicamente um fenômeno psicológico e social e, por isso mesmo, esse fenômeno apresentará diferentes peculiaridades de acordo com o ambiente social, econômico e cultural em que se desenvolvem os adolescentes. Além disso, em virtude das modificações impostas nas últimas décadas pelo processo civilizatório, o adolescente pós-moderno adentra o novo século imerso numa sociedade globalizada, pontuada num modelo de cultura narcísica e consumista.

De acordo com Andriatte (1995) na adolescência ocorre uma transformação generalizada no indivíduo, englobando os aspectos bio-psico-sociais. O que deve ser enfrentado são os lutos e os microlutos que envolvem esta etapa evolutiva e a construção de uma nova identidade que está diretamente associada à capacidade da pessoa em aceitar substitutos para os objetos originais. As inúmeras e profundas perdas a que são submetidos os adolescentes fragilizam-os, reativando consideravelmente suas ansiedades. Além disso, nos estudos em adolescência, os fatores externos devem ser considerados, pois, apesar desta crise ser de caráter endógeno, possui marcantes influencias dos fatores exógenos.

Estudos revelam que os adolescentes podem ser receptivos ao processo terapêutico quando vislumbram através dele, prioritariamente, o alcance de auto-conhecimento, a busca de ajuda e de diálogo. Entretanto, como estão numa fase do desenvolvimento caracterizada por mobilizações emocionais intensas mostram-se resistentes ao reconhecimento e enfrentamento das mesmas, de modo a afastarem-se das angústias decorrentes. (Lapastini, 2001).

 

Objetivos Gerais:

- apresentar características da dinâmica institucional;
- apresentar a evolução das intervenções realizadas na instituição;
- analisar aspectos latentes do funcionamento institucional por meio das concepções psicanalíticas;
- discutir a aplicação da psicologia institucional de base psicanalítica.

 

Objetivos Específicos:

- oferecer um trabalho com as mães que lhes despertasse a consciência para o risco de marginalização de seus filhos adolescentes.

 

Método:

Amostra:

- segmentos da população que utilizam os serviços da instituição: mães de adolescentes;
- equipe técnico-administrativa: assistentes sociais, diretores das unidades responsáveis pelas creches e cursos profissionalizantes com adolescentes e grupos de mães.

 

Procedimentos:

O trabalho teve seu início em fevereiro/ 2001, com sua aplicação feita por duplas ou trios de estagiários de psicologia institucional dos 9º e 10º semestres da Universidade Presbiteriana Mackenzie, mantendo-se até o final de 2003, num total de seis semestres. Para efeito de exposição, divide-se em duas fases:

 

1ª Fase: Trabalhos com as Mães de Adolescentes (fevereiro a dezembro/ 2001).

A proposta inicial era fazer diagnósticos focais, atendendo aos pedidos da instituição, que requeria o desenvolvimento de projetos com as mães de adolescentes. O foco deste projeto era o de conscientizar as mães sobre os riscos de marginalização de seus filhos adolescentes. Foi decidido atendê-los de acordo com a solicitação realizada, pois se percebeu que esta seria uma forma de estreitar os vínculos com a entidade e reduzir as ansiedades persecutórias que eram evidentes, frente à presença das estagiárias, representantes do novo, do desconhecido, desejado e temido.

Deste modo, iniciou-se o trabalho através de intervenções com a comunidade, que revelava o diagnóstico da instituição. Foi possível realizar análises mais profundas sobre seus medos, desejos e defesas, tendo como fundamento estas aplicações.

Nesta fase, desenvolveram-se também projetos com grupos de grávidas, com profissionais da creche, e grupos de mães de adolescentes com alto risco de marginalização. Os projetos tinham delineamentos específicos para cada segmento atendido e sempre contou com a orientação de grupos operativos.

Num primeiro momento, eram aplicados disparadores por meio de vídeos, palestras, dinâmicas; em seguida, realizavam-se discussões com fundamentação operativa. Para isto, os estagiários eram supervisionados e preparados semanalmente, conforme descrevem Andriatte e Araújo (2000), enfatizando a formação com enfoque psicanalítico, que visa aprofundar a compreensão sobre a realidade estudada, considerando os aspectos psicodinâmicos envolvidos.

São inúmeros os desenvolvimentos e as vivências que enriqueceram esta fase do trabalho, porém não seria possível destacá-las em seus pormenores. Será utilizado apenas um fragmento de um dos projetos, que foi decisivo para que a segunda fase da experiência fosse desenvolvida.

 

Ilustração da Fase 1: "Fortalecendo o vínculo com mães de crianças de alto risco para delinqüência".

A coordenadora da instituição gostaria de estimular nestas mulheres uma maior autonomia, uma vez que se mostravam muito dependentes da ajuda da instituição e do governo para sobreviver. A grande maioria recebia ajuda financeira e freqüentava a instituição desde pequena. No momento, as mães traziam seus filhos para estudarem e receberem algum tipo de auxílio econômico e social.

A situação descrita era a de que a instituição já havia oferecido diversos cursos profissionalizantes como o de corte e costura e o de confeitaria, entre outros. Embora houvesse uma aprendizagem do que era ensinado, estas mulheres não conseguiam transformar os conhecimentos adquiridos em fonte de renda para elas e suas famílias. Voltavam para as ruas como pedintes mandando seus filhos para os faróis, o que na grande maioria das vezes ocasionava a marginalização do adolescente.

Em tom aflitivo, a coordenadora dizia: "(...) estes meninos estão na mira dos traficantes, que os querem aliciar para trabalhar para eles. Lutamos contra o tempo, ou nós chegamos antes, ou os traficantes chegam, e aí será tarde". (sic)

A expressão da queixa impunha a urgência do trabalho, que foi iniciado por duas duplas de estagiárias, que atenderam dois grupos de mães. As estagiárias encontraram-se com duas pessoas responsáveis, na instituição, por estes grupos. Tais funcionárias tinham o cadastro e distribuíam cestas de alimentos, bem como ajuda financeira, que o governo oferecia e que era repassada pela instituição.

Este vínculo entre as duas funcionárias e as mães parecia ser de muita proximidade, e às vezes interferia no andamento do trabalho, pois havia uma confusão de papéis. A atitude das funcionárias alimentava a dependência das mães, uma vez que se tornavam representantes e defensoras das mesmas, em situações que ultrapassavam os assuntos da instituição.

As estagiárias encontravam certa dificuldade para conversar e manter o que haviam combinado previamente com as funcionárias. Dificilmente, estas marcavam os horários e cumpriam com a reserva das salas para o atendimento das mães, todavia, sempre se diziam muito interessadas pelo projeto. Apesar dos entraves enfrentados, os encontros foram mantidos e semanalmente o grupo se reunia, mesmo que com inconstância na freqüência e alguma rotatividade das mães. O foco era o de desenvolver alguma capacidade nestas mulheres de se vincularem e promover uma melhora da auto-estima, para em seguida, despertar o senso de autonomia e, conseqüentemente, poderem tornar-se menos dependentes da instituição e deixarem de submeter a si mesmas e aos filhos adolescentes a modos vis de sobrevivência.

Foi-lhes oferecido um ambiente acolhedor para que elas expressassem suas dificuldades e pudessem desenvolver algum tipo de elaboração das mesmas, que eram muito sérias, advindas de privações psicossociais. Várias apresentavam graves problemas de saúde e desnutrição gerada pela fome. Algumas já haviam cometido homicídios, enquanto uma delas teve sua família chacinada. Realmente eram pessoas com alto grau de privação que, em certos casos, gerou perversidade, embora o grupo não se caracterizasse como delinqüente. Víamos aqui, de modo explícito a relação entre privação e delinqüência descrito por Winnicott (1995).

Paradoxalmente, mostravam-se sensíveis com os relatos umas das outras, propunham-se a ajudar em certas situações e ligavam-se afetivamente às estagiárias, ainda que de modo idealizado, sem, contudo deixar de se manter como um grupo flutuante em freqüência e composição. Parecia que não conseguiam receber o bom; quando tinham este espaço, não podiam aproveitá-lo com a intensidade que parecia possível. Havia, através da flutuação na freqüência, um ataque aos vínculos L e K, como descrito por Bion (1962).

Os encontros começavam a ser mais integrados e produtivos. Algumas expuseram os problemas de saúde e, pelo auxílio do grupo, mobilizaram-se para buscar ajuda médica. Outras, espontaneamente, passaram a demonstrar maior preocupação com a aparência e, dentro de suas condições, maior limpeza e alinho pessoal, o que eram índices bastante satisfatórios para o momento. O grupo se mostrava menos arredio e mais coeso ao final do semestre.

As estagiárias fizeram o desligamento para as férias e marcaram o retorno para agosto, quando então, ao retornarem ao local no horário pré-estabelecido com as mães e a funcionária, não as encontraram. Procuraram verificar o que ocorrera, falaram com outra funcionária, que de modo rápido e displicente atendeu-as, dizendo-lhes que sua colega não trabalhava mais naquele local, havia sido transferida para uma nova unidade que a instituição abrira nas férias, um "Novo Projeto". Quanto às mães, ela não sabia (nem se interessava em saber) os motivos de não terem comparecido.

Com muito empenho, as estagiárias conseguiram um novo contato com algumas mulheres. Estas disseram que não acreditavam que os encontros seriam retomados, uma vez que ninguém as avisou das mudanças ocorridas, após a saída da funcionária com quem elas eram tão ligadas.

As estagiárias perceberam através das atitudes, gestos e tom de voz das mães, que existia uma denúncia implícita de que o vínculo havia sido atacado e que estavam mais uma vez ao "Deus dará". Provavelmente não se sentiam no direito de reclamar de nada do que era decidido pela instituição, mas, este sentimento para elas era tão familiar, desde sempre em suas vidas, que parecia ser normal serem tratadas deste modo. Deduziram assim, que as estagiárias não retornariam também e por isso não compareceram ao encontro combinado, pois os combinados pela instituição eram simplesmente desfeitos sem comunicação prévia.

O grupo, enfim, conseguiu retomar as atividades durante o semestre, entretanto, a atitude da funcionária repercutiu na vinculação posterior do grupo, de forma negativa.

 

Resultados da Primeira Fase:

Ao final desta experiência foi possível identificar e destacar algumas características da instituição que contribuíam para que a comunidade apresentasse os problemas de vinculação e aproveitamento, descritos na queixa, não sendo possível atender, portanto, a população alvo: os adolescentes.

A instituição revelou-se possuidora de um marcante caráter assistencialista, com um maior envolvimento com a quantidade do que com a qualidade de suas intervenções e projetos; com a bondade, do que com a verdade. Esta, que para Bion, está ligada ao "desenvolvimento mental sadio, que necessita de verdade, tal como o organismo vivo, de alimento" (Bion, 1991, p.48).

A saúde psicológica, desta entidade, foi se revelando comprometida, sobretudo, pela utilização de defesas poderosas e primitivas, tais como identificação projetiva patológica, cisão, controle e negação de onipotentes e maníacos, entre outros. O uso excessivo de defesas regredidas é o modelo que muitas instituições apresentam.

Seus desejos inconscientes eram predominantemente os de suprir de modo onipotente e ilimitado as necessidades da comunidade, o que comprometia a crítica sobre a eficiência de suas realizações, levando-os a se auto-idealizarem como "os bondosos", os "que dão tudo e a população, pouco grata, nada pode aproveitar" (sic). Quanto mais a análise se aprofundava mais se tornavam evidentes os sentimentos invejosos e as defesas contra estes, além dos temores predominantemente persecutórios. O que mostrava que a instituição funcionava de maneira preponderantemente esquizo-paranóide.

Uma das conseqüências por estas particularidades, resultou na dificuldade no estabelecimento de um vínculo estável, produtivo e amoroso entre eles e a comunidade, visto que as características observadas eram comuns às partes. Não só a população vinha demonstrando dificuldades em receber, mas a entidade também. Solicitava "projetos e mais projetos", que quando estavam sendo implantados, eram atacados por movimentos vorazes, que requeriam mais e mais projetos e áreas de atuação.

Estes comportamentos, na visão de Lyth (1988), relacionam-se ao fato de que as instituições sociais surgem através dos esforços dos seres humanos em satisfazerem suas necessidades, mas a partir daí, estas mesmas instituições se tornam realidades externas, relativamente dependentes dos indivíduos que as compõem, de modo que passam, inclusive a afetar a estrutura destes próprios indivíduos.

As instituições, uma vez estabelecidas, podem ser muito difíceis de mudar em seus elementos essenciais, e elas efetivamente modificam a estrutura de personalidade de seus membros, de forma temporária ou permanente. Assim, para conseguir transformar seus membros, é possível que se tenha que, inicialmente, transformar a própria instituição.

Em função desta intensa identificação entre os membros e a entidade, qualquer ameaça de mudança é sentida pelo grupo como catastrófica (Bion, 1991) – mesmo que racionalmente seja reconhecida como sendo algo para melhor, uma vez que a ameaça à ordem estabelecida e familiar exige atitudes e condutas novas, transformações nas relações, uma mudança em direção ao desconhecido. Por este motivo, é importante que se dê ao grupo suporte suficiente, para que os insights possam continuar surgindo.

Por intermédio destas reflexões e do vínculo estabelecido com a instituição, muito embora este tenha sido atacado, percebeu-se ter chegado o momento de propor que, pelo menos, um grupo de estagiárias trabalhasse diretamente com seus dirigentes. O propósito era o de que eles também se assumissem como parte comprometida e geradora de entraves e conflitos, sobretudo, de comunicação e explicitação das metas institucionais. Isto vinha contribuindo para que as relações se mantivessem em patamares tão pouco desenvolvidos e desesperançosos quanto ao aproveitamento.

 

Fase 2: "Vivências Operativas com a direção de uma instituição filantrópica: reflexão e operacionalização".

Tendo sido constatado que os dirigentes, identificados com a privação das famílias e dos adolescentes que beiram a delinqüência, também manifestavam comportamentos delinqüentes por meio de boicotes à permanência e continuidade do grupo, fez-se uma proposta de trabalho com os mesmos. Esta fase teve início com encontros semanais, de uma hora de duração, realizados com a participação dos diretores das unidades, coordenadores, e assistente social responsável. Duplas de estagiárias do 9ºe 10ºsemestres coordenaram este grupo com fundamentação operativa.

Os primeiros encontros tiveram como principais objetivos, estabelecer um vínculo de trabalho e atenuar, por meio de esclarecimentos do diagnóstico institucional, a intensa ansiedade persecutória expressa na dinâmica grupal.

Após os primeiros encontros, o grupo evidenciou oscilações em seus temores, que por momentos eram confusionais, ou persecutórios, frente aos quais se defendiam de modo primitivo através da identificação projetiva maciça, negação maníaca e onipotente; cisão. Tal dinâmica revelou o caráter predominantemente esquizo-paranóide preponderante no grupo naquele momento.

Após as férias do final do ano de 2002, para o início de 2003, uma nova dupla de estagiárias deu continuidade à intervenção realizada com a equipe de diretores e coordenadores. Notou-se que o grupo regredia todas as vezes que havia uma retomada do trabalho, após o período de recesso.

Iniciou-se uma intervenção durante a qual grande parte do tempo foi dedicada a mitigar as ansiedades persecutórias geradas pelo diagnóstico institucional e a reduzir as resistências ligadas às estagiárias, que representavam a possibilidade de mudança e o desconhecido. As estagiárias puderam perceber que havia uma discrepância entre os membros do grupo. Alguns componentes demonstravam uma boa capacidade para elaboração e insight, enquanto outros contribuíam apenas para sua dissociação, representando aspectos construtivos e destrutivos do grupo.

Durante este último semestre do segundo ano de trabalho o grupo evoluiu em suas condições de elaboração e insight, quando já percebiam nitidamente como a produção onipotente e maníaca de novos e novos projetos os fragmentava, fazendo-os sentirem-se incompetentes e impotentes.

Em um dos encontros, enquanto o grupo refletia e elaborava certos conteúdos, a partir de prolongados momentos de silêncio, um de seus componentes insistia em quebrar o silêncio com comentários "superficiais" e dissociados tais como: "Esse silêncio está me deixando nervosa. Falem alguma coisa, pessoal! Nossa! como seu cabelo ficou bonito com este corte!" (sic). Após este tipo de comentário, que cindia o grupo, outro membro, com maior capacidade de integração, chamava a atenção para que continuassem a reflexão. "Então, pessoal, a respeito daquilo que estávamos discutindo..." (sic).

"Sem dúvida, a linguagem pode ser um atuar que paralise uma comunicação mais efetiva e plena. Entre diálogo, a eloqüência e a oratória, existem diferenças fundamentais que é necessário distinguir, em função da comunicação que se estabelece com eles. O falar pode ser o papel especializado de um membro do grupo, e tanto pode implicar facilitação da comunicação grupal como seu bloqueio e controle: essa última alternativa se dá, por exemplo, nos casos dos que falam e não dizem nada, dos que só fazem para "tapar a boca do outro", como um total desligamento narcisista, ou como uma utilização neurótica da informação ou da bibliografia. Em todos estes casos existem perturbações da comunicação, uma degradação do nível simbólico da linguagem e uma conseqüente perturbação da aprendizagem: devem ser corrigidos na tarefa grupal, tornando-os inúteis para o trabalho de conjunto". (Bleger, 1998, p. 91 e 92)

Porém, a medida em que o semestre se desenrolava, percebia-se uma maior organização e coesão grupal. Sugeriram que o crescimento da instituição deveria ser planejado, caso contrário, correriam o risco de "ficarem perdidos" e citaram outras instituições que de tanto que cresceram desorganizaram-se e faliram. Esta foi uma compreensão que demonstrou uma evolução do grupo, que pôde desenvolver insights e liberar o pensar sobre seus problemas (Lyth, 1988).

Durante o último semestre houve violentos ataques do grupo às estagiárias, que ao refletirem sobre suas atuações naqueles encontros, perceberam que seus sentimentos eram de paralisia e incapacidade. Isto foi identificado e trabalhado exaustivamente em supervisão, restaurando-lhes a autoconfiança para os próximos encontros. Estes, aliás, foram desmarcados por duas vezes seguidas. Quando, enfim, conseguiram retomar os encontros, as estagiárias puderam atuar sem se deixar envolver pelos movimentos grupais permeados de hostilidade. Não corresponderam às identificações projetivas vividas no grupo, podendo, deste modo, realizar uma retrospectiva dos avanços grupais ocorridos desde o início do trabalho. Com isso, visavam atenuar a persecutoriedade que dominava as relações tentando promover um clima mais acolhedor.

Através de uma porta voz, a crítica maior era de que o grupo só refletia sem uma produção efetiva. Estas e outras considerações demonstravam que o grupo possuía posturas polarizadas de "tudo ou nada".

Curiosamente, nesta intervenção repetiam-se vários movimentos da própria instituição como um todo. Assim, como a equipe do corpo técnico-administrativo, as funcionárias esperam mudanças grandiosas, inacessíveis, imediatistas. Não percebiam e nem reconheciam que mudanças menores são as possíveis, mas requerem maior esforço e envolvimento pessoal do que esperar doações materiais externas. Focalizavam suas percepções na falta de recursos materiais.

Uma das funcionárias desta creche chegou a dizer que "a instituição estava envolvida em muitos projetos, tinha muitas coisas para fazer, se desviava de seu verdadeiro objetivo e de sua função e se perdia de seu real papel" (sic).

"Esse fenômeno corresponde ao que considero uma lei geral das organizações, Isto é, em todas elas os objetivos explícitos para os quais foram criadas correm sempre o risco de passar a um segundo plano, passando ao primeiro plano a perpetuação da organização como tal." (Bleger, 1998, p. 115)

Por meio desta citação, este grupo atingia uma compreensão profunda sobre um dos aspectos mais comprometidos da instituição, que revelava onipotência e a dinâmica maníaca da mesma. O grupo técnico-administrativo, embora vislumbrasse este aspecto, não o apreendia de modo a transformar a realidade, e envolvia-se, de forma idealizada, a elaborar mais e mais projetos.

As estagiárias foram conseguindo, aos poucos, incrementar o pensamento deste grupo para que percebessem que esta dinâmica os tornava estressados, improdutivos e frustrados, uma vez que a alta exigência não podia ser satisfeita. Pelas características de voracidade e produção maníaca, o grupo queixava-se que os encontros não os instrumentalizavam para a ação. Somente com o decorrer do semestre que as estagiárias, através de disparadores especificamente selecionados e de discussões operativas, conseguiram desenvolver um pouco as condições reflexivas do grupo e mostrar a relevância desta para a dinâmica grupal, o que antes era muito questionado pelo grupo, que não via sentido em refletir.

Com o passar do tempo o grupo foi se tornando capaz de reconhecer que possuía alguns modos inúteis de pensamento e conduta. Desta forma as estagiárias foram conseguindo facilitar a evolução de idéias no sentido de uma mudança, ajudando-os a suportar a ansiedade e incerteza no processo de mudar (Lyth, 1988).

Ao final, o grupo apresentou maiores momentos depressivos, e pôde perceber a própria dinâmica, reconhecendo que lhes faltava integração e objetividade e isto se refletia afetando todo o trabalho da instituição com a comunidade.

Através de um porta-voz, o grupo falou: "uma das coisas que mais gostei durante o estágio foi a possibilidade de poder falar as coisas que nunca são ditas e isso me ajudou a perceber e conhecer melhor os problemas do grupo. Hoje tenho consciência de quem são as pessoas aqui do grupo e de quais são os objetivos de cada um. Percebo que às vezes ultrapasso os meus limites querendo fazer muito pelo instituto e que outras pessoas do grupo não são assim, preferem dar a desculpa de que não podem fazer nada. Ambos estamos exagerando, um se cobrando demais e cobrando o outro e o outro não assumindo o que lhe cabe" (sic).

Em linhas gerais, o grupo mostrou-se mais consciente acerca de sua exagerada exigência, comunicando-se melhor, percebendo mais claramente a importância do pensar, refletir e planejar para uma melhor estruturação da instituição.

 

Conclusão

O trabalho apresentou a evolução das intervenções realizadas em uma instituição filantrópica e analisou os aspectos latentes de seu funcionamento por meio das concepções psicanalíticas.

Foi possível perceber que embora bem intencionados em seu desejo de atenderem a população e realizarem projetos com as crianças, adolescentes e famílias, isto não era o suficiente, uma vez que para que a população se envolva, a instituição precisa estar aberta e preparada, também, para receber, respeitar e aprofundar o vínculo com a comunidade. Não são os projetos o que mais importam, mas as condições emocionais para executá-los.

Portanto, nesta instituição havia possibilidade de realização dos projetos com os adolescentes, porém, não havia suporte emocional para isto por parte de seus dirigentes o que repercutia em todos os segmentos.

Acredita-se que pelos relatos e análises feitas, os objetivos propostos foram atingidos. Espera-se que este trabalho tenha conseguido contribuir, de algum modo, para que novas reflexões e análises possam desenvolver-se a partir dele. Conclui-se, portanto, que a prática institucional de fundamentação psicanalítica é possível e necessária e que os adolescentes podem ser beneficiados por ela.

 

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