2"Polícia, quem precisa de polícia?": o fracasso do pacto socialA porta de entrada para o atendimento clínico na instituição pública: adolescentes repletos de querer, mas nem tanto assim índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  





An. 1 Simp. Internacional do Adolescente Mayo. 2005

 

Por uma "lição de amor" na adolescência: função paterna e educação

 

 

Giovanna Marafon

Psicóloga. Mestranda em Educação/UNIRIO

 

 

Este trabalho trata das possibilidades de educação na adolescência, tendo em vista dois momentos históricos distintos e diferentes posturas assumidas pelos adultos com relação aos adolescentes. Para isso, é realizado um ensaio teórico, motivado pela observação de aspectos subjetivos, tais como a função paterna, envolvidos na educação de adolescentes, tomando duas situações: a primeira trata-se de uma história, baseada no romance "Amar, verbo intransitivo" de Mário de Andrade, retratada no filme "Lição de Amor" (1975) de Eduardo Scorel. A segunda trata-se de uma discussão mais contemporânea, promovendo um confronto entre o que marca a Modernidade e, por outro lado, a condição pós-moderna e a assunção das funções parentais com relação aos adolescentes neste período.

O filme revela a vida de um jovem paulistano, chamado Carlos, no começo do século XX, cujo pai está preocupado com sua iniciação amorosa (e não somente sexual). Era comum à época, que os meninos tivessem suas "iniciações"sexuais com prostitutas, bem longe de seus lares e dos olhos de seus pais. Todos sabiam que era assim que acontecia, sem maiores questionamentos. O senhor Sousa Costa, pai de Carlos, no entanto, estava preocupado em preparar seu filho para a vida, sexual e amorosa. Pois seu temor era o de que o filho fosse a um prostíbulo, onde poderia ser explorado pelas prostitutas que lá trabalhassem ou, até se tornar toxicômano por influência delas.

Para tanto, ele contrata uma mulher — Fräulein (palavra de origem alemã traduzida como "senhorita", carregando também o significado "professora") Elza. A "professora" tem, oficialmente, como tarefa ser professora de alemão e (di) piano. O acordo todo é feito entre Sousa Costa e Elza, sendo que ela receberia oito contos de réis pelo trabalho. A mãe de Carlos, no entanto, não é informada pelo marido do plano por ele pretendido. Dona Laura, posteriormente, ao perceber a proximidade entre Elza e Carlos, chama o marido e propõe que demitam a professora. Acontece uma confusão na casa, mas, finalmente, sabendo do que aconteceria, a mãe de Carlos acaba aceitando o trabalho de Fräulein.

A professora estabelece, aos poucos, uma relação de sedução com o jovem rapaz e o conduz ao envolvimento afetivo e sexual. Ela sabe aguardar, tendo cautela em seu movimento sedutor, mas, durante as "aulas", a sós com Carlos, insinua-se sem, contudo, afastar o rapaz. Aos poucos, Carlos se vê desejando Elza e, ele propõe uma visita noturna ao quarto da professora, a qual aceita. Acontece a primeira relação sexual (propriamente dita) entre o casal.

Elza percebe, no entanto, que aquela não estava sendo a primeira experiência de Carlos. Ele conta a ela, então, que realmente não era virgem. Antes de iniciada a história, ele havia tido sua primeira experiência sexual no Ipiranga, em meio à farra com seus amigos, com uma prostituta. Mas, segundo ele, fora um ato mecânico, seco, pressionado pelos amigos. Não havia sido uma iniciação completa. Esta estava acontecendo com Fräulein.

A partir daquela noite, várias outras existirão entre Carlos e Elza. O jovem apaixona-se por ela. Cumpre-se o que o pai de Carlos queria que ele aprendesse. Cumpre-se parte da função à qual o pai havia se proposto. Faltava uma etapa, a saber, flagrar o filho no quarto da professora (algo combinado de antemão entre o senhor Sousa Costa e a professora). Quando isso acontece, pai e filho têm uma conversa, na qual o pai ensina-o a tomar cuidado, falando que naquele envolvimento havia o risco de gravidez, casamento forçado e outros problemas. Fala que terá de pedir que a professora se ausente da casa deles. Carlos, muito triste, compreende.

Sabendo que a pulsão pede contornos, condutos e, em última instância, ser educada, pode-se pensar que a responsabilidade assumida pelo pai, no filme, cumpriu-se enquanto função paterna, pois ele proporcionou a condição para que o filho aprendesse, sobretudo, a amar. O pai de Carlos coloca, porém, limites à satisfação pulsional sem restrições, impostos através da interdição que, posteriormente, ele estabeleceu na relação do aprendiz com a professora. Ele indicou ao filho o que não poderia ser feito e por quais motivos.

 

SOBRE A PULSÃO

O objeto que vai satisfazer a pulsão, com sua ausência, cria o Desejo. O circuito pulsional gira em torno da satisfação, e também, do desejo jamais realizado. Isso acontece porque a pulsão não se satisfaz com os objetos da necessidade (por exemplo, fome e sede), na verdade, ela se satisfaz com o objeto da falta, da ausência.

Assim, no sujeito freudiano, marcado pelo vazio, não mais haverá o objeto exato para a satisfação completa. Dessa forma, o corpo de que se fala em Psicanálise, a qual se situa entre ciência e arte, é "o corpo daquele a quem é dado o ‘banho com a água da linguagem’."(Silva, 2004: 87). Ou seja, fala-se do corpo de um sujeito. E a linguagem é a que dá corpo ao corpo. Seguindo com Silva (2004), o sujeito é efeito da incidência de tensão sobre o organismo.

"Portanto, se há uma coisa que funda o falante é a montagem pulsional do seu corpo."(Silva, 2004: 88) Essa montagem, ou "colagem surrealista", advém dos restos significantes como traços, que vindos do Outro, farão com que o sujeito, irremediavelmente, arranje-se com eles a seu próprio modo.

"Seu alvo [da pulsão] errático, mas certeiro, é fazer um trajeto em circuito que, em seu retorno, produza a dolorosa dialética do sujeito frente a um objeto que faz presença sobre um fundo de ausência. A pulsão propõe, então, ao sujeito ‘fazer-se...’, instaurando um sujeito que há de vir." (Silva, 2004: 89)

Nesse sentido, expressa-se o vínculo entre pulsão e linguagem e, mais à frente, entre força pulsional e educação, pois o sujeito desejante será produzido no estabelecimento do limite, o qual a pulsão deverá contornar. "Considerando que a satisfação pulsional só pode se dar nos limites impostos pelas suas margens, entende-se o ato de educar como a colocação de ‘dutos’ à satisfação pulsional."(Barros e Oliveira, 2004:95)

Impede o desperdício de vida para coisa alguma, bastante diferente de se pensar a educação como adaptação, conforme postula a Psicologia do Ego. O adiamento pulsional requer que se poupe energia em nome de um gasto mais adequado para si e para o outro, ou seja, formando e mantendo laços sociais.

Freud trata da educação como uma das três práticas impossíveis (por não serem normatizadas), ao lado de psicanalisar e governar. Ele reconheceu ao educar uma tarefa primordial, a qual consistiria em: "impor restrições para a satisfação pulsional uma vez que a criança deve aprender a controlar suas pulsões"(Barros e Oliveira, 2004: 97). O que significa não permitir a colocação em prática de todos os impulsos, sem restrições.

Considerando que, em latim, a palavra educare guarda proximidade com seducere e que o radical de ambas é origem, também, das palavras duto, viaduto, conduto (conducere), Barros e Oliveira (2004) retornaram a uma analogia que dá sentido à educação. Educar seria, sobretudo, colocar "dutos" a satisfação pulsional.

Educar seria, especialmente, ensinar a conduzir a pulsão entre dutos que a levariam, cuidadosamente, entre margens (limites) a seus objetos, às satisfações e ao desejar. Essas margens, as margens dos sujeitos foram assim postas pela linguagem, pela cultura. Ela é a marca do inconsciente, estando dentro e fora de nós. É a linguagem que divide e fragmenta o corpo – "com a entrada da palavra, desvio inaugural, algo se processa e retira o homem da pura organização biológica, introduzindo-o na fragmentação pulsional."(Barros e Oliveira, 2004: 97-8)

Esse sujeito fragmentado é o efeito do significante sobre o dado biológico e o sujeito entendido pela Psicanálise, muito mais do que apenas um conjunto de órgãos compreendidos pela anatomia, é um sujeito barrado, castrado. A castração é que lhe dará unidade, ainda que imaginária, pois, ao sujeito, sempre falta algo. No entanto, é por que algo falta que o sujeito pode se conceber um separado do outro. Mas, quem é esse sujeito na nossa condição pós-moderna?

 

AMBIGÜIDADE E DESAMPARO NA PÓS-MODERNIDADE

Para Dufour (2001), a ruptura na modernidade tem possibilitado a emergência de um novo sujeito, o "ser-em-si" e cujas formas de "ser junto" apresentam-se bastante modificadas. No rastro da modernidade, surge algo definido como "pós-modernidade", que segundo Lyotard (2004), caracteriza-se pelo esgotamento e o desaparecimento dos grandes discursos de legitimação, principalmente o discurso religioso e o político.

Nesse sentido, para Dufour (2001), o pós-moderno estaria para a cultura, assim como o neoliberalismo para a economia. Há uma afirmação do indivíduo e do individualismo sem precedentes, engendrando sofrimentos também inéditos. O sujeito autônomo seria o responsável por si próprio e pelo seu sucesso, altamente requisitado na sociedade atual.

Acontece, entretanto, uma formação subjetiva que postula um indivíduo praticamente auto-engendrado, o qual, contudo, não encontra referências para tal. O sujeito (se ainda for possível designá-lo dessa forma) pós-moderno tem que se fazer a si próprio sem a orientação de um antecedente histórico ou antepassado que a legitime.

A modernidade se fez em busca do novo, do sempre possível inacabado, da alternância constante à espera do "mais moderno" a substituir o anterior, velho e arcaico. Assim, ela instaurou um lado instável e crítico. Na modernidade, o simbólico se fez instável, estando referido a muitas figuras do Outro, sempre cambiáveis.

No caminho trilhado pela civilização, engendrou-se a pós-modernidade na ruptura ou decadência da modernidade. Na pós-modernidade, nem o Outro, nem alguma figura Dele tem valor verdadeiro. Apesar de existente, nenhum se legitima para ocupar esse lugar. Diante disso, percebe-se o declínio vertiginoso da figura ou função Paterna.

No entanto, se a Modernidade continha em si a tentativa de ordenar, classificar e denominar/ dominar o mundo (Bauman, 1999: 11), retirando do contexto qualquer possibilidade de ambigüidade, pois seria vista como desordem e instauração do caos; já na pós-modernidade o que se faz é um elogio à ambigüidade, à fragmentação, a partir da fratura da certeza moderna. Essa ambigüidade instaura as idéias de líquido, de maleável e, sobretudo, de individual. Assim:

"é inteiramente diferente viver com a consciência pós-moderna de que não há nenhuma saída certa para a incerteza. O desconforto que tal consciência produz é a fonte de mal-estares especificamente pós-modernos: o mal-estar pela condição repleta de ambivalência (...)" (Bauman, 1999: 250)

Diante da "liberdade total" em que vivemos e na qual o mercado se expande e se autoriza, marcando esses tempos neoliberias. Dufour (2001) afirma que o "mercado" não teria o valor de um novo Outro. Mesmo sendo sua pretensão, ele não daria conta de assumir o conjunto do vinculo pessoal e do vínculo social. Assim:

"Os novos indivíduos são mais abandonados que livres. Aliás, é por isso que se tornam presas fáceis de tudo que parece poder preencher suas necessidades imediatas e alvos fáceis para um aparelho tão poderoso quanto o mercado." (Dufour, 2001)

Garcia (1999) propõe que novas condições de emergência psíquica estão presentes neste final de século, em que se presencia uma formação superegóica desatinada e tirânica. Esta estaria surgindo como resposta ao desamparo e à fragmentação psíquica que está caracterizando o contemporâneo.

O discurso da ciência moderna e mesmo pós-moderna tem implicado um declínio da função paterna no social e na realidade psíquica do sujeito. Isso porque ela própria tem-se feito Nome-do-Pai para nosso social. Entretanto, a ciência não pode fazer ofício de pai real, pois este se sustentaria por sua enunciação e não somente por seus enunciados.

"Como desenvolvemos, o discurso da ciência é, a exemplo da mãe, espontaneamente incestuoso e, da mesma forma que é preciso, para a mãe, o contrapeso do pai, é preciso que, para os enunciados promovidos, faça contrapeso o que devem à enunciação, à falta de que é o espectro do totalitarismo que está no horizonte." (Lebrun, 2004: 172)

Assim, o sujeito não se sustenta apenas como resultado da proliferação de enunciados, conforme se presencia atualmente. Antes disso, ele precisa da enunciação, assim como o filho precisa da entrada do terceiro na relação, o pai. Não havendo essa possibilidade, não havendo uma lei legítima, resta o autoritarismo.

A autoridade da palavra se perde e alcança-se, concomitantemente, a demissão ou o autoritarismo. É o que acontece freqüentemente na educação de crianças e adolescentes, pois: ou o adulto investe-se abusivamente em sua função, ou, resignadamente, prefere abandoná-la.

 

ADOLESCÊNCIA E ADULTESCÊNCIA

O que dizer, então, quando os adultos assinam a demissão do ato educativo? Quando um encontro desencontrado entre pais e adolescentes não se estabelece?

Lajonquière (2002) aponta a atual demissão do adulto do ato educativo. Ele critica o fato da educação ser pensada como um processo de estimulação metódica e científica de uma série sem fim de capacidades psico-maturacionais, as quais pretendem que a criança "construa seu conhecimento sobre o mundo".

Se os adultos não sustentam sua posição diante dos adolescentes, ou melhor, diante do angustiante encontro/desencontro com o adolescente, recalcado, em si próprios, percebe-se aí uma fuga (em meio a um paradoxo) de quem se propõe a educar para o futuro. Percebe-se, na verdade um apagamento da diferença geracional. Pois, age-se visando o adulto futuro, espelhado no (narcisismo do) adulto presente, o qual deveria se ocupar do ato educativo, mas não o tem conseguido fazer.

Quando os pais, por estarem adolescentificados, não conseguem exercer seu papel, muitas funções não se instituem ou se fazem precariamente para o adolescente. Os pais adolescentes sentem-se incomodados pelo filho, ou pelo que ele vem representar, não tolerando muitas de suas atitudes e não sabendo como oferecer o que, pelo filho, lhes é demandado.

Mas, por que os pais estariam, atualmente, nessa condição também adolescente? Calligaris (1998) traz à reflexão o neologismo "adultescência". O adultescente seria um adulto que se faz de adolescente, um adulto que mantém estilo de vida próprio de adolescente. Ao ser o ideal do tempo da liberdade de escolher, a adolescência, como símbolo da modernidade, seria inevitavelmente o ideal, também, da vida adulta. Assim: "estar adolescente é um traço normal da vida adulta moderna. É uma maneira de afirmar a possibilidade de ainda vir a ser outro."(Calligaris, 1998)

Grandes dificuldades se colocam nesse cenário. Aos adolescentes, falta saída, pois a rebeldia é um valor estabelecido, praticamente todos já são rebeldes. Os adultos, por sua vez, não têm saído da adolescência, em vez de crescer, seguem "adultescendo", faltando padrões adultos para os "verdadeiros" adolescentes se identificarem. Há uma suposta horizontalidade de espaços e posições, acompanhada de uma des-substancialização dos papéis parentais.

Além disso, Maia (2005) em sua pesquisa de doutoramento, aponta esse fenômeno da adolescência se alongando cada vez mais e a infância, a seu turno, sendo comprimida pela precocidade da entrada na adolescência. Não se pode esquecer, no entanto, que até o século XII não havia, na História, qualquer menção a uma etapa particular do desenvolvimento, caracterizando a infância.

Somente a partir do século XVII, segundo Áries (1981), pôde-se falar num "sentimento de infância". Dessa forma, a infância é uma produção cultural, a invenção de um espaço social e lingüístico. Da adolescência, tem-se a primeira referência teórica com Adolescence de Stanley Hall, 1904, como a afirmação de uma etapa do desenvolvimento psicológico e social marcada pela crise biológico-hormonal de crescimento. Com isso, abre-se um novo campo, subjetivo e social. Para além de construções em torno desses dois lugares, o da criança e do adolescente, nossa sociabilidade revela desconstruções desses espaços na contemporaneidade. O que se percebe é a ambigüidade dessas posições, incluindo aqui, sobretudo, a da função paterna.

 

FUNÇÃO PATERNA E PACTO SOCIAL

O que caracterizaria propriamente a função paterna? Tomaremos como caminho, pensar na promoção de um pacto edípico e na sua passagem ao pacto social, condição essencial para nossa sociabilidade e amparo dos sujeitos.

Pellegrino (1983) faz uma retomada do mito edípico, conforme ele foi re-editado pela Psicanálise para tratar do Complexo de Édipo. No mito, Édipo somente conseguiu sair de Corinto e desligar-se dos pais que o criaram porque eles o haviam preparado para a aventura da liberdade. Como? Os pais o respeitaram e amaram, por isso Édipo não estava atado a eles. O amor é a condição necessária — e suficiente — de liberdade. "No entanto, ficou atado aos pais de Tebas, que o haviam votado à morte, e foi com relação a eles que se consumou a tragédia."(Pellegrino, 1983: 195)

O autor aponta a função maiêutica do pai, cortar o cordão umbilical que liga o filho à mãe. "O pai ajuda, de maneira decisiva, a partejar a subjetalidade do filho, permitindo desfusionar-se — diferenciar-se — da mãe."(Pellegrino, 1987: 196) Esse rompimento é doloroso. O menino quer matar o pai, seja como rival, seja como representante da Lei da Cultura, em seu movimento incestuoso em relação à mãe. O Édipo seria um segundo nascimento, além de uma superação da infância e da total dependência da mãe e do desejo dela.

O menino só transcende o complexo de Édipo, inicialmente, pelo medo da castração. Por esse medo, ele recua de seu projeto e se identifica com os valores paternos. "Dessa forma, cumpre uma etapa fundamental, que o prepara no sentido de tornar-se sócio da sociedade humana."(Pellegrino, 1987: 198). É assim que se estabelece a Lei primeira, que marca a passagem da natureza para a cultura e que será o modelo para a assunção das variadas leis que surgirem futuramente. A Lei, para ser respeitada, precisa ser temida, ter potência de interdição e de punição. No entanto, somente temor não funda essa relação, é preciso mais para que não seja perversa e espúria. Só o amor e a liberdade permitem uma verdadeira e produtiva relação com a Lei.

"a autêntica aceitação do interdito do incesto, de modo a torná-lo o nódulo crucial capaz de estruturar uma identificação posterior com os ideais da cultura, só é possível na medida em que a criança seja amada e respeitada como pessoa, na sua peculiaridade, pelo pai e, antes dele, pela mãe." (Ibidem)

Pais que amem e eduquem, procuram instaurar uma lei legítima, em última instância, a Lei do Desejo. O que é completamente diferente do pai do caso Schreber, descrito por Freud. O pai de Daniel Paul Schreber era um pai real inflacionado, além de ser um homem de autoridade. Ele encarnava um saber científico, um educador que se achava com respostas para tudo. Ele pretendia, com a educação de seu filho, ter o total domínio, governando a criança. "Trata-se de fazer com que a criança sinta o desejo de alguma coisa, para lhe recusar em seguida aquilo que ela não deixará de pedir."(Mannoni, 1988: 29). O resultado foi que seu filho só pôde elaborar no delírio uma nova construção do universo, uma outra face da doutrina paterna.

"Pode-se dizer, sem risco de errar muito, que Paul Daniel foi submetido a uma perversão da demanda de amor. Ele era amado ao preço de não ser; ou, melhor dito, ao preço de deixar seu desejo inteiramente governado pelo pai."(ibidem)

Outra possibilidade, apontada por Mannoni (1988), encontrada em muitas situações familiares conflitantes, diz respeito a um suposto liberalismo, assumido como máscara, que ao parecer encorajamento paterno, dissimula uma autoridade fundada na violência. Na verdade, o pai espera que o filho execute o que foi previsto para ele. A liberdade permitida ao filho é ilusória, pois ele não tem alternativa que não seja adaptar-se ao mundo paterno, para fugir ao uso da força física do pai sobre ele.

"... não existe diferença fundamental entre a educação autoritária e a educação ‘progressista’, ambas assentes numa coerção que, num caso, assume a forma de violência física e, no outro caso, adota uma forma mais sutil de violência psíquica encoberta: trata-se de persuadir a criança de que tudo se faz com o seu próprio consentimento." (Mannoni, 1988: 35)

Revela-se que a função paterna muito autoritária, visando controle absoluto do adulto por parte da criança ou do adolescente, conduz a um aniquilamento do sujeito como desejante e, no caso Schreber, à psicose. Porém, o discurso do pai amigo, colega, simétrico à posição do filho, pode conduzir a igual totalitarismo, de forma tão perversa quanto a situação anterior. O adolescente ou a criança, desamparados, que precisam responsabilizar-se, desde muito cedo sem que tenham condições para tal, ficam presos a uma responsabilidade infantil e onipotente, desenvolvendo uma moralidade cruel e tirânica.

Segundo Pellegrino (1983: 201): "o pacto com a Lei do Pai prepara e torna possível o pacto social." A Lei da Cultura, pela qual o sujeito será perpassado, é um pacto. Tal pacto pressupõe direitos e deveres, ou seja, tem mão dupla, sem o que não há como se sustentar. O que significa dizer que se o sujeito renuncia à satisfação indiscriminada, sem limites, em contrapartida, a ele é prometida estabilidade e proteção por parte do social. "A má integração da Lei da Cultura, por conflitos familiares não resolvidos, pode gerar conduta anti-social, mas uma patologia social pode também ameaçar — ou mesmo quebrar — o pacto com a Lei do Pai." (Pellegrino, 1983: 202)

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Da história presente no filme "Lição de amor", podemos inferir uma posição do pai de Carlos enquanto função paterna. Função ocupada de fato por um pai e não um lugar vazio. É a visão de um homem que deseja inserir seu filho numa história social; na história de sua família (transmitindo algo à geração que o sucede) e na história de uma civilização, impingindo-lhe a Lei da Cultura.

Isso se mostra desde a suposta retomada edípica, com a contratação de uma professora de alemão e (di) piano, que se tornaria o objeto de desejo do rapaz, despertando-o para a iniciação afetiva (e não apenas sexual) com uma mulher, visando que ele pudesse direcionar seu afeto e, futuramente, encontrar uma esposa e se casar. Indo além, inscrevendo o filho na passagem (adolescente) do pacto edípico ao pacto social, o pai promove um rompimento, coloca limites à satisfação irrestrita do jovem, instaurando a Lei. Sua postura, entretanto, é amorosa e respeitosa para com o filho. Quando flagra o rapaz no quarto da professora, ele não subjuga ou humilha o filho, nem usa de violência física. O pai o chama para uma conversa, em que através da linguagem, serão materializados os dutos culturais à pulsão.

O que se encontra nessa situação analisada, é um contexto com valores muito distintos dos que temos como referência no momento atual. O filme retrata características de um movimento cultural, político e econômico conhecido como moderno. Sinalizamos que não há, entretanto, intenção de causar nostalgia com relação ao passado, mas simplesmente promover um contraponto entre diferentes contextos para chegar à reflexão sobre o que temos vivido na contemporaneidade.

Se na Modernidade, o ideal a ser atingido era a idade adulta, em que se pretendia um homem maduro e completo; na pós-modernidade, por sua vez, o ideal é a adolescência, é estar sempre em transição, podendo ser outro, e todos querem ser adolescentes, inclusive os pais.

Opera-se, na pós-modernidade, um apagamento das diferenças, tal como a diferença geracional. Há uma pretensa horizontalidade de papéis e funções, que garantiria a todos direitos e deveres iguais. Mas, nessa condição, os adolescentes não mais têm a quem recorrer, falta-lhes suporte, havendo mais desamparo que outrora. Na realidade, os próprios pais vêem-se em meio a um grande desamparo, pois a pacto social não tem sido mantenedor de sua promessa, a saber, não tem oferecido sustentação sócio-econômica digna aos sujeitos por meio do trabalho. Sabemos que o rompimento ou a fragilidade do pacto social pode ameaçar — ou mesmo quebrar — o pacto com a Lei do Pai.

E aí, perguntamos: como poderiam esses pais enfraquecidos, adolescentificados e excluídos ou com medo de o serem no meio social, transmitir sua Lei?

Percebe-se que a mão dupla que garante o funcionamento psíquico e também o social, está desequilibrada, quase se desfazendo. Nessa condição ambivalente e de profundo desamparo dos sujeitos, encontra-se, ainda, o apelo "por uma lição de amor na adolescência", a se efetivar através de uma educação que não chegue ao radicalismo autoritário (como no caso Schreber), mas que também não beire o descaso, mascarando-se de liberalismo (como na atualidade). Ambas as condições cerceiam o sujeito e lhe apresentam saídas patológicas como respostas possíveis. Somente através da Lei do pai, amoroso e respeitoso para com os filhos, instaura-se o horizonte de constituição do sujeito – psíquico e social.

 

Bibliografia:

ARIÉS, P. (1981) História social da criança e da família. 2ª ed. Rio de Janeiro: LTC Editora.

BARROS, R.M.M. & OLIVEIRA, G.T.O. (2004) As margens da pulsão. Em: O corpo do Outro e a Criança. Rio de Janeiro: Escola Letra Freudiana, ano XXIII – nº 33.

BAUMAN, Z. (1999) Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

CALLIGARIS, C. (1998) A sedução dos jovens. Artigo publicado no jornal Folha de São Paulo em 20 de setembro de 1998.

DUFOUR, D. (2001) As angústias do indivíduo-sujeito. Le Monde Diplomatique, fev. de 2001. 9p. Capturado de: http://www.diplo.com.br/aberto/0102/21.htm em 06/07/2004.

GARCIA, C. A. (1999) Mutações do Superego. In: Cadernos de Psicanálise, CPRJ, Rio de Janeiro, vol. 21, nº 13, p. 93-102.

LAJONQUIÈRE, L. (2002) A infância, os adultos e a ilusão de um futuro. In: Colóquio do LEPSI IP/FE – USP, nº 4, São Paulo.

LEBRUN, J. P. (2004) As Leis da Linguagem. In: Um Mundo Sem Limite. Ensaio para uma clínica psicanalítica do social. Rio de Janeiro: Companhia de Freud.

LYOTARD, J.F. (2004) A condição pós-moderna. 8ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio.

MAIA, M. V. C. M. (2005) "Rios sem discurso": reflexões sobre a agressividade da infância na contemporaneidade. Tese de Doutorado em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.(mimeo)

MANNONI, M. (1988) Educação Impossível. Rio de Janeiro: Francisco Alves.

PELLEGRINO, H. (1987) Pacto edípico e pacto social. In: PY, L. A. e outros. Grupo sobre Grupos. Rio de Janeiro: Rocco.

SILVA, R. M. B. (2004) Pulsão: sujeito como um furo que goza. Em: O corpo do Outro e a Criança. Rio de Janeiro: Escola Letra Freudiana, ano XXIII – nº 33.