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An. 1 Simp. Internacional do Adolescente May. 2005

 

O diagnóstico em crise: a descoberta do uso de droga na adolescência

 

 

Reale, D.

IPQ-HCFMUSP; Instituto Sedes Sapientiae- São Paulo email: dreale@uol.com.br

 

 

Na clínica com adolescentes a questão que envolve o uso de drogas faz parte das queixas que alarmam a imensa maioria dos pais. Isso não significa que aquilo que a mídia alardeia seja nem de perto verdade: não existe, nem nunca existiu (ALMEIDA et als,1991), uma epidemia de uso de drogas ilícitas no Brasil (GALDUROZ et als., 2000). O conceito de epidemia leva em conta, fundamentalmente, o aumento abrupto de nº de casos medidos, acusando índices altos do evento dito epidêmico. No Brasil levantamentos epidemiológicos do uso de drogas em populações de estudantes de 1º e 2º graus realizados seqüencialmente [em 1987, 1989, 1993, 1997] têm mostrado a existência de aumentos relativamente pequenos de nº de casos medidos, o que afasta uma hipótese epidêmica (GALDUROZ et als., 1997).

Se pensarmos dentro de parâmetros de saúde pública que leva em conta índices de prevalência de consumo, há mais com que se preocupar quando pensamos em uso de drogas lícitas como o álcool e cigarro feito pelos jovens. No entanto estas substâncias - álcool e cigarro - ainda não recebem a atenção da mídia necessária, continuando a prevalecer um tratamento alarmista e focado nas drogas ilícitas como vem sendo mostrado por alguns estudos feitos em nosso meio (CARLINI-COTRIM et als., 1995; NOTO, et als., 2003). Ressaltemos que alguns canais de TV e rádios voltados para o público jovem (como a MTV) têm veiculado programas e campanhas de qualidade que foge a este tratamento alarmista padrão.

Esta inversão de importância e preocupação a ser dispensada entre drogas lícitas e ilícitas nos noticiários [re]produz reações distintas na opinião pública: uma resposta de pânico diante da suspeita de uso de droga ilícita e, por vezes, uma resposta excessivamente complacente diante do uso do álcool e cigarro.

A diferença entre os níveis de consumo de drogas ilícitas e lícitas é bastante expressiva; por exemplo, no último levantamento feito em São Paulo entre estudantes de 1º e 2º graus o uso na vida de álcool e tabaco foi relatado, respectivamente, por 60% e 14% dos entrevistados. Os índices deste mesmo tipo de uso de solventes, maconha e cocaína, caíram, respectivamente para 13,8%, 7,6% e 2,0%. E se considerarmos o uso frequente1 das mesmas drogas, os índices foram: solventes 1,3%; maconha, 1,1% e cocaína 0,4%. Para o álcool e tabaco os índices de uso freqüente são, respectivamente 15 e 6,2%.

Na clínica podemos verificar que a percepção quanto à gravidade do problema envolvendo uso de drogas lícitas e ilícitas pelos jovens é invertida em relação à realidade. Os dados medidos em São Paulo neste mesmo levantamento (GALDUROZ et als., 1997), ressaltaram que 81% dos estudantes nunca haviam tido experiência com drogas psicotrópicas [exceto álcool e tabaco]; para estas substâncias os índices mostraram que 36% dos estudantes nunca experimentaram o álcool e 69%, o tabaco.

Não podemos ignorar que a ilegalidade de determinadas drogas aumenta compreensivelmente a preocupação dos pais, pela provável maior exposição dos filhos a outras situações de risco além daquelas inerentes ao uso em si.

Portanto, é comum que quando pais suspeitam que seus filhos estão fazendo uso de drogas estes os levem ao médico. Muitas vezes as angústias despertadas são de tal monta que os fatos que despertaram a suspeita estão suplantados por deduções catastróficas acerca do que deve estar acontecendo com o filho. Alguns conhecimentos que forneçam uma leitura crítica acerca do modo através do qual a apreensão distorcida sobre a droga foi construída no século XX podem ajudar os profissionais em condições de acudir estes pais a desmancharem pelo menos em parte esta resposta catastrófica.

Barata (1992, 1994) analisando a política de criminalização de certas drogas propõe considerá-la como constituindo um sistema "auto-referencial", isto é, um sistema que se auto reproduz ideologica e materialmente. "O mecanismo de reprodução ideológica é entendido como o mecanismo geral, por intermédio do qual cada setor, ou grupo de atores dentro do sistema, encontra confirmação da própria imagem da realidade na atitude dos outros atores." (1994, p.21). Já a reprodução material é "o processo através do qual a ação geral do sistema, determinada por uma imagem inicial da realidade, modifica parcialmente a própria realidade, de tal forma que a torna, em uma fase posterior, mais próxima da imagem inicial (…), ou seja é o processo através do qual o sistema produz uma realidade de acordo com a imagem inicial da qual se origina e o legitima" (1994, p.21). Barata batizou-o de "sistema da droga". Este autor propõe considerar o sistema da droga como uma "estrutura referencial de comportamentos e de significados"; historicamente foram os "empresários morais"2 que construíram uma imagem inicial da "cena da droga", que deu origem à política para o setor, e à qual correspondeu a construção do problema social correspondente.

Esta concepção desvenda como a percepção da realidade [a imagem dominante] no tocante às drogas segue uma racionalidade na qual a exceção é apresentada como regra e vice-versa. Por exemplo os dados científicos sobre uso de drogas mostram que a proporção de jovens que experimenta drogas é muito maior do que aquela que se torna usuário regular [e não necessariamente dependente]. Mas as imagens que alimentaram o imaginário social mostrando "o que as drogas fazem" às pessoas são aterrorizantes; ainda que nós, especialistas ou pessoas bem informadas, saibamos que tais imagens são geradas a partir de situações raras, em geral próprias das complicações a que se expõem usuários pesados de drogas injetáveis, também somos vulneráveis a seus efeitos. A primeira resposta a uma situação de "descoberta de uso" pode deflagrar inicialmente sentimentos associados a esta imagem terrorífica da droga; esperamos que possamos, num segundo momento, ao voltarmos a pensar, sermos capazes de contextualizar e particularizar a situação concreta com que nos deparamos.

 

Separando o joio do trigo: a consulta

Alguns procedimentos facilitam o manejo desta situação na clínica: uma conversa com o adolescente separado dos pais, assegurando-lhe que as informações obtidas não serão simplesmente repassadas para os pais. Em seguida, manter uma conversa com os pais, preferencialmente na presença do adolescente, permite colher informações que constroem as respectivas versões. É útil comunicar aos pais e filhos que os dados fornecidos por cada uma das partes serão tratados como versões próprias, pois tais relatos revelam não apenas os fatos narrados, mas a experiência subjetiva de cada narrador. Este entendimento permite que as angústias parentais e do jovem sejam levadas em conta e pelo menos em parte possam começar a ser acolhidas, sem que seja necessário cair na armadilha comum de fazer do profissional o juiz que vai apurar e arbitrar sobre o que é a verdade. Isto não significa que os dados possam ser tomados exclusivamente como informações sobre a subjetividade dos informantes; construir uma história (que inclua uma história do uso da[s] droga[s]) com um certo grau de plausibilidade e consistência é esforço útil para uma avaliação diagnóstica. Dentro desta perspectiva alguns aspectos parecem influir no grau de veracidade presente nas informações fornecidas:

- a qualidade da relação médico-paciente [previamente ou imediatamente] estabelecida;

- o quanto a confiança deste jovem nos adultos não foi abalada por relações parentais excessivamente invasivas ou abandonantes no passado ou presente;

- quanto o profissional é capaz de ouvir a versão do jovem sobre o suposto uso de drogas com uma distância e qualidade emocional que não reproduza os preconceitos socialmente dominantes.

Entre profissionais de saúde [ou educação] não capacitados especificamente para enfrentar as questões da droga é comum encontrarmos a repetição dos preconceitos e mitos comuns à cultura proibicionista em nosso meio (SOARES, REALE E BRITES, 2000).

Os estudos antropológicos sobre as condições socialmente estigmatizantes - das quais o uso de drogas ilícitas faz parte - nos ensina que o ator social quando exposto socialmente, busca sempre manter sua imagem protegida do risco de ser desgastada [BECKER, 1973; GOFFMAN, 1978].

O cuidado na clínica inclui reconhecer esta tendência do paciente de tentar proteger-se e evitar prestar informações que o desabonem; este reconhecimento permite evitar de atribuir um sinal negativo a esta tendência. Estou falando em evitar reproduzir na clínica da droga um fenômeno similar àquele conhecido na clínica do abuso sexual como revitimização. Este termo descreve a situação na clínica do abuso segundo a qual a forma de conversar e os procedimentos a serem realizados com o paciente vítima de abuso pode representar para este uma repetição da experiência de ser abusado [por exemplo quando meninas que antes do abuso nunca haviam passado por uma consulta ginecológica e por necessidades legais, se lhes impõem a realização de um exame de "corpo de delito"].

No caso do jovem que está sendo considerado um usuário [ou que admitiu seu uso] de droga ilícita o que comumente acontece é que como os drogados são tidos como "mentirosos contumazes", tudo que o jovem falar será tratado com suspeita. O efeito do preconceito, sobretudo quando não reconhecido, leva a pessoa do profissional a perder o discernimento caso a caso, deixando de ouvir seu paciente ou aluno de maneira desarmada.

Nestas circunstâncias, deixa-se de considerar como positiva a reação, pelo menos inicial, do jovem em questão tentar omitir ou minimizar as informações que o incriminam. Digo positiva porque significa pelo menos em alguma medida que seu funcionamento indica alguma estima por si próprio a ser preservada.

Ao drogado, por razões morais, não se permite que tenha, por amor à própria imagem, o desejo de manter algum grau de privacidade quanto às informações prestadas. Uma vez rotulado como drogado, a clemência desaparece e o preconceito instaura um clima de pesado julgamento moral.

O fato da consulta aumenta a tensão diante do risco de confirmar a condição estigmatizante.

O jovem chega à consulta com esta expectativa negativa, pois é trazido por uma mãe ou pai que, na melhor das hipóteses estão apreensivos, mas, muito freqüentemente, estão já desesperados.

O papel do médico [ou profissional de saúde] na desconstrução desta resposta catastrófica - repito, socialmente dominante - é fundamental e dependente de poder incluir em sua prática clínica uma resposta balanceada, compreensiva diante da natureza complexa do problema trazido. A situação de consulta clínica permite que a palavra do profissional de saúde consultante, empossada de uma função de autoridade no assunto, ganhe força para estabilizar as condições de superação desta crise da descoberta. Isto não significa que outros profissionais – como um professor ou outra autoridade escolar – não possam desempenhar funções que poderão facilitar ou dificultar a condução da crise; muitas vezes os pais buscam primeiro na escola auxílio ou informações sobre seu filho neste momento de crise. Uma orientação que pondere com os pais, e lhes ofereça um contexto para refletir e possa acolher suas angústias pode ajudar estes pais a minimizar sua tendência a agir intempestivamente, encaminhando-os, junto ao jovem, para uma consulta.

Na situação clínica [e guardadas as diferenças de situação, também na escola] a questão do sigilo exige os mesmos cuidados que o profissional mantém usando do seu bom senso clínico com seus adolescentes. O asseguramento explícito de que os problemas que o afetam serão tratados dentro dos ditames éticos (SAITO, 1999) que preservam a relação médico-paciente pode fazer grande diferença para mudar a atitude do adolescente de defensiva para confiante. Seus medos de que todos os adultos são igualmente despreparados para discutir/enfrentar as questões relacionadas com as drogas não é totalmente desprovida de base. O asseguramento explícito instaura um divisor de águas imediato entre a resposta do profissional e aquela resposta amplificada dos pais. No que se refere ao sigilo, valem para essa condição as mesmas ressalvas que se evidenciam em outras situações que envolvem práticas de risco adotadas por jovens que estão se iniciando em atividades como a direção de carros [nem sempre quando já habilitados, nem psiquicamente, nem formalmente, para isso], vida sexual, ou praticando esportes radicais dentre outros. O sigilo representa o reconhecimento do direito à privacidade do paciente e ao mesmo tempo oferece a garantia de que as ações do médico visam fundamentalmente os interesses do paciente. O asseguramento explícito é necessário pois nem sempre é claro para os adolescentes e seus pais que estes aspectos éticos fazem parte da clínica com adolescentes.

O compromisso primordial do médico é com a preservação da vida do paciente: portanto, caberá ao médico avaliar a intensidade de risco envolvida nas práticas relatadas pelo paciente. Riscos à vida autorizam não só a quebra do sigilo, mas a proposição de medidas que revertam este grau de risco.

 

Uso de drogas, riscos e sigilo

Os critérios para avaliar o quanto de risco tal ou qual prática representa são construídos a partir do conhecimento e experiência clínica do profissional sobre a questão.

O conhecimento científico [quando houver] sobre o assunto, inclui saber reconhecer critérios diagnósticos que permitam distinguir, dentre os diferentes tipos de uso de drogas, quais são aqueles que configuram um problema médico [e psiquiátrico]. Distinguir se a história do jovem contém dados que o levem a suspeitar de um diagnóstico envolvendo o uso de drogas é o primeiro passo para balizar uma conduta clinicamente sustentável. Saber identificar as situações que o levam a suspeitar de possível diagnóstico psiquiátrico envolvendo uso de drogas lícitas ou ilícitas constitui diferencial esperado na prática clínica com adolescentes. Poder interrogar-se acerca da extensão do uso de drogas revelado reconhecendo a existência de parâmetros clínicos que distinguem uso experimental ou uso ocasional do abuso ou dependência de drogas fortalece a relação médico-paciente adolescente, pois permite ao adolescente distinguir seu médico dos demais adultos que costumam dar uma resposta precipitada e alarmada diante da descoberta do uso, colocando todos os usos "no mesmo saco".

Vale salientar que, em se tratando de adolescentes, ainda que o uso experimental de drogas lícitas ou ilícitas não deva ser considerado em si um comportamento patológico [dentro de parâmetros psiquiátricos], uma avaliação mais cuidadosa da real extensão do uso e do significado do mesmo é necessária. Esta avaliação se justifica pelos riscos potenciais envolvendo mesmo o uso experimental [sobretudo de drogas ilícitas] não necessariamente pelos efeitos da droga em si, mas pelas condições envolvidas na obtenção da droga e cena de uso.

Nesta fase da vida as aquisições de recursos emocionais estão ocorrendo dentro de um processo não linear: o adolescente alterna períodos ou momentos de ponderação antecedendo as ações com outros momentos onde predomina o pensamento onipotente o que o leva a avaliar muito mal os riscos envolvidos na ação tomada.

Além do uso experimental e uso ocasional (definidos pela UNESCO3) a OMS distingue:

Ainda que estes dois tipos de uso de droga não configurem diagnósticos psiquiátricos, eles merecem atenção diferenciada, sobretudo em se tratando de adolescentes.

Comumente o médico [pediatra, hebiatra, ou psicólogo, educador] pode preferir encaminhar a um profissional de saúde especializado no assunto o jovem de quem suspeitou um possível diagnóstico de abuso ou dependência de drogas lícitas ou ilícitas. Nesta situação, sobretudo para os clínicos, pode surgir a preocupação sobre a necessidade ou não de manter ou quebrar o sigilo. Um encaminhamento possível pode ser [na ausência de menção de situações explícitas de grande risco]: abster-se de revelar os dados específicos quanto ao uso de drogas [qual[is] droga[s], quantidade e freqüência etc] com a ressalva feita ao paciente de que na sua opinião no relato do paciente há menção de práticas de risco suficiente para justificar uma avaliação de um especialista, e que fará essa recomendação aos seus pais. Uma vez que a orientação seja dada e acatada e os pais sejam alertados da existência de práticas de risco envolvendo o uso de drogas [o que confirma parte de suas suspeitas] a revelação dos dados específicos fica facultada de ser realizada ou não pelo paciente desde que este tenha concordado com a consulta com o especialista.

Podemos considerar consensual na clínica psiquiátrica especializada que o uso de drogas na adolescência envolve risco acentuado quando existe menção a: uso excessivo de drogas [longos períodos de intoxicação, várias vezes por semana ou diariamente], envolvimento em atividades ilegais [outras atividades além daquelas atividades ilegais diretamente envolvidas no uso em si da droga, tais como porte ou compra da mesma]. Incluem-se também as situações onde a internação psiquiátrica é indicada, tais como: risco [atual] de comportamento auto ou heteroagressivo [incluindo risco de suicídio]; risco de síndrome de abstinência ou complicações clínicas; presença de outros diagnósticos psiquiátricos [co-morbidade] que necessitem deste tipo de tratamento.

A insistência quanto à importância do pediatra/hebiatra em dispensar cuidados na tipificação do uso, advém da convicção de que o adolescente estará vivendo uma crise individual e familiar neste momento de sua vida em que a suspeita dos pais quanto ao uso de drogas foi confirmada. A capacidade do profissional em manter tranqüilamente a situação sob controle evitará que medidas intempestivas sejam tomadas permitindo que o encaminhamento para profissional habilitado seja aceita. Um exemplo do que chamo de medidas intempestivas, infelizmente não tão raro assim, é a insistência do senso comum em considerar que a primeira opção do tratamento quando o uso de drogas é aventado/descoberto, é a internação. Veremos a seguir como tal convicção pode ter sido formada.

 

O diagnóstico de dependência de drogas

Não existe uma caracterização que diferencie o diagnóstico de dependência de drogas entre adultos ou crianças/adolescentes; usam-se os mesmos critérios nos manuais de uso consagrados - CID 10 e DSM-IV [APA, 1995]. Isto traz problemas que são objeto de indagações/reflexões de especialistas no tratamento da dependência entre adolescentes. Este estado de coisas não é algo específico do campo das drogas, mas reflete o fato de que a abordagem específica das questões envolvendo os adolescentes é recente na clínica médica em geral, datando de poucas décadas o campo da hebiatria, termo que ainda nem se tornou de domínio público.

O campo da psiquiatria da infância e adolescência em nosso meio continua em construção (ASSUMPÇÃO, 1999), sofrendo as vicissitudes e os reveses das lutas pelo reconhecimento e regulamentação como sub-especialidade médica em busca de uma delimitação de competências e critérios para uma prática psiquiátrica consistente com crianças e adolescentes. Neste cenário mais amplo a ausência de critérios específicos para este diagnóstico em adolescentes não causa espanto. Portanto caberá ao clínico usar de seu bom senso na avaliação diagnóstica adaptando tais critérios às características próprias da adolescência. Abaixo uma tabela apresentando os critérios do diagnóstico da dependência de drogas segundo o DSM-IV e CID 10; para que o diagnóstico seja aventado é preciso que pelo menos 3 das situações descritas por estes critérios venham ocorrendo ao longo dos últimos 12 meses antecedentes à consulta.4

 

 

O tratamento em questão

O conhecimento acerca das condições que são próprias ao diagnóstico de dependência de drogas permite ao pediatra ou médico que acompanha o paciente adolescente confirmar ou não a importância de o paciente receber um tratamento especializado. Para o paciente e seu familiar uma orientação do médico de sua confiança é de suma importância; por isso é útil a informação de que o tratamento em regime ambulatorial é o primeiro passo e o principal recurso terapêutico, e que a internação hospitalar fica restrita às condições de maior risco acima mencionadas.

Em nosso meio, o tratamento da dependência de drogas nem sempre se restringe àquilo que se preconiza dentro do campo da psiquiatria. Acompanhando um cenário mais amplo de restrição de recursos financeiros para a saúde pública, o investimento em serviços especializados no tratamento de dependência de drogas está muito aquém das necessidades da população afetada. A grande maioria das vagas ainda permanece sendo fornecida pelas chamadas comunidades terapêuticas [BUCHER, 1992], das quais a maioria não contava, até muito recentemente, com profissionais de saúde [BRASIL, 2001].

O staff é em grande parte composto por ex-dependentes e membros da comunidade; o que é chamado de tratamento nestas comunidades inclui um conjunto de propostas de atividades costuradas por princípios criados ou reproduzidos conforme a simpatia que despertam pelas entidades mantenedoras, em sua grande maioria, de cunho religioso. Ao dizer simpatia, talvez não me expresse muito bem, pois a idéia que quero ressaltar é de que uma vez que estas instituições não são formadas primariamente por profissionais de saúde elas não adotam ou seguem os critérios estabelecidos na e pela clínica especializada, que está sujeita aos mecanismos de controle próprios do campo da ciência, que em alguma medida subsidia a clínica. Em geral as internações são excessivamente longas [variando de 3 meses a mais de 1 ano], acontecendo que muitos ex-dependentes tratados nestas comunidades acabam por se "profissionalizar" na mesma organização. Aqui também o fenômeno de substituição da dependência da droga pela dependência de outro objeto, e não cura da dependência, parece estar ocorrendo.

Embora exista alguma variação, grande parte das comunidades terapêuticas segue os princípios adotados pelo grupo de auto-ajuda pioneiro no campo das práticas voltadas para a dependência de drogas o AA [Alcoólicos Anônimos] conhecido por "12 passos". Este método criado nos anos 30 por um médico e um corretor da bolsa (ambos ex-alcoólatras) é formado até hoje por um grupo de ex-alcoólatras. Os grupos de AA já foram estudados e na avaliação de resultados mostram bons índices de sucesso quanto à cessação do consumo da substância. Uma de suas principais características é a capacidade de dar suporte a médio e longo prazo à recuperação e, muitas vezes, à necessária reconstrução da vida do dependente, através da participação nas reuniões semanais. A utilização deste mesmo método por comunidades terapêuticas é, como se diz, "outros quinhentos", não fazendo parte das atividades sustentadas diretamente pela organização do AA (AA, 2005).

Talvez uma crítica que podemos tecer acerca da escolha deste método para cessar os comportamentos subjacentes à dependência é que parte do sucesso obtido - suspensão do consumo do álcool, por exemplo - ocorre às custas da substituição de uma dependência dita química, por uma relação de dependência à parte do conjunto de crenças reproduzidas nos e pelos 12 passos.

Alguns poderiam argumentar que não é um preço tão caro a pagar por uma troca tão vantajosa do ponto de vista da saúde individual: a cessação dos comportamentos aditivos, e das complicações comumente decorrentes destes comportamentos. Concordo, sobretudo para aquelas pessoas que não tem acesso ou possibilidade de beneficiar-se de outras abordagens. Mas do ponto de vista da saúde integral [que leva em conta a saúde mental] a autonomia psíquica é um bem maior [uma meta inegociável] a ser pleiteada ao fim de qualquer tratamento que se pretenda norteado por uma ética médica, psicanalítica ou psicológica de base humanista.

Os grupos de auto-ajuda muitas vezes organizam-se segundo uma dinâmica similar àquela própria de grupos com orientação religiosa, reproduzindo suas convicções muitas vezes de forma irredutível, por que foram calcadas na fé ou na experiência vivida. Não há como discutir técnica ou cientificamente com a pessoa envolvida, sem o risco de ferir sua susceptibilidade, pois seu "método" guarda uma certeza nascida da própria experiência ou crença.

Isto não significa que, em nossa experiência clínica – privada ou institucional - por razões práticas [a inexistência de recursos que possam dar respostas ágeis e acessíveis], não tenha sido necessário encaminhar alguns pacientes para algumas destas instituições, fazendo as ressalvas cabíveis e levando em conta as particularidades clínicas de cada caso.

Em São Paulo, na última gestão do governo municipal houve uma expansão da rede de atenção aos dependentes de álcool e drogas, pela inauguração de vários CAPS-AD (Centros de Assistência Psico-Social de Álcool e Drogas). Este aumento no número de vagas, em instituição pública, junta-se à opção representada por uns poucos serviços universitários especializados, chamados centros de excelência disponíveis para os dependentes. A orientação psiquiátrica [pré]dominante nestes centros acompanha o cenário geral da psiquiatria: uma visão que hipervaloriza a dimensão neuropsicofarmacológica do problema, em detrimento da visão que reconhece a importância da dimensão subjetiva na dependência de drogas.

 

À guisa de conclusão

A importância da opinião do médico de confiança é algo insubstituível. Se for necessário, o fato do médico saber como, quando, para quem encaminhar um paciente adolescente que esteja usando drogas pode fazer toda a diferença para não precipitar situações iatrogências; estas são agravantes e geradoras de complicações ao uso de drogas ilícitas pouco mencionadas: os tratamentos ou as prescrições indevidas.

Tornar ainda mais larga a distância entre o jovem e a sua confiança no mundo adulto, transformando o que pode ser um pequeno obstáculo em um verdadeiro abismo é algo a ser evitado por todos os meios disponíveis. A revelação ou descoberta do uso de drogas ilícitas tem tudo para gerar uma crise de confiança. Cuidar para que esta crise não se aprofunde é um primeiro passo fundamental para estabelecer as bases para um futuro tratamento (se for indicado).

Um jovem usuário de drogas pode ainda acreditar que o mundo pode receber suas contribuições para torná-lo melhor; pode acreditar que ele tem coisas boas para oferecer, que ele pode ser percebido como uma boa pessoa capaz de promover mudanças.

O dependente de drogas com certeza terá maior dificuldade para partilhar desta mesma esperança enquanto sujeito às vicissitudes da dependência. Seu caminho para voltar a sentir-se produtivo, valioso e amado (não necessariamente nesta ordem) será mais longo. Se como profissionais de saúde e educação pudermos encurtar ao invés de aumentar este caminho nossa contribuição terá sido técnica e eticamente bem sucedida.

 

BIBLIOGRAFIA

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS http://www.alcoolicosanonimos.org.br . [acesso em 5 de abril de 2005].

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1 Uso na vida é quando a pessoa fez uso da droga em questão pelo menos uma vez na vida; uso freqüente: utilizou a droga pelo menos 6 vezes no mês.
2 Para obter uma visão da história dos ciclos de intolerância neste século, e do papel desempenhado pelos "empresários morais" nesta história ver o capítulo intitulado: "Os movimentos e discursos contra as drogas nas sociedade ocidentais contemporâneas"(p.9-48), da tese de doutorado de Beatriz Carlini-Cotrim: "A escola e as drogas", São Paulo, PUC, 1992.
3 uso experimental: algumas experiências com 1 ou mais drogas; usuário ocasional: uso eventual, em ambientes favoráveis ou com disponibilidade de droga
4 As diferenças com o diagnóstico de abuso de drogas são pequenas e diante do escopo deste artigo me pareceu desnecessário sua explicitação