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An. 1 Congr. Intern. Pedagogia Social Mar. 2006

 

A educação no campo e o desenvolvimento do capital humano em sinergia com os capitais produtivo, ambiental e social

 

 

Joana Maria de Almeida1

 

 

"A educação do campo é uma concepção político pedagógica voltada para dinamizar a ligação dos seres humanos com a produção das condições de existência social, na relação com a terra e o meio ambiente, incorporando os povos e o espaço da floresta, da pecuária, da agricultura, das minas, os pesqueiros, caiçaras, ribeirinhos e extrativistas."

Diretrizes Operacionais para a Educação no Campo – CNE/MEC

 

A Casa Familiar Rural é uma instituição criada à luz da experiência francesa na educação de jovens agricultores rurais, a partir da qual foram criadas centenas de entidades análogas em diversos países. Há dezenas delas operando no Brasil, com sucesso, em sua maioria concentrada no Sul do País.

 

 

No Baixo Sul da Bahia já está em operação a Casa Familiar Rural (CFR), situada no município de Presidente Tancredo Neves (PTN), a Casa Familiar Agroflorestal (CFAF) em Nilo Peçanha e a Casa Familiar do Mar (CFM) em Ituberá.

Junto às Casas Familiares do Baixo Sul da Bahia serão implantadas Unidades Tecnológicas Demonstrativas Sócio-produtivas, voltadas para a pesquisa e geração de conhecimento no intuito de formar os jovens e desenvolver as cadeias produtivas da mandioca, aqüicultura, palmito, piaçava e turismo ecológico. Estas unidades demonstrativas contribuem para aumentar a produtividade e renda das Unidades-famílias com o uso racional dos recursos naturais para preservar o meio ambiente e qualidade de vida da comunidade.

 

A Casa Familiar Rural de PTN

Nossa Missão: Educar Jovens para a Vida, pelo Trabalho e para Valores

A Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves é um centro de formação profissional e tecnológica para o desenvolvimento de jovens empresários rurais, líderes em suas comunidades, que adota a Pedagogia da Alternância como metodologia-base. Possui uma capacidade instalada para atender 35 jovens, por alternância, em regime de internato, distribuídos em alojamentos masculino e feminino. Atualmente são 105 jovens em 03 turmas cursando o 1º 2º e 3º ano.

A CFR de PTN entende que a Pedagogia da Alternância, associada a estratégia do Protagonismo Juvenil e do Desenvolvimento Empresarial oportuniza ao Jovem a vivência da ação-reflexão-ação, na educação pelo trabalho e com a troca de experiências dos saberes compartilhados com suas famílias e comunidades.

Durante 02 semanas eles pesquisam com as suas famílias os temas previstos no Plano de Formação. Em período subseqüente, vão para a CFR - sede durante 01 semana, socializam os saberes sobre a sua realidade e ampliam o conhecimento técnico-científico através das Fichas Pedagógicas, visitas técnicas, plano de estudo, cursos, etc. A finalização de cada alternância é a síntese do novo conhecimento produzido por todos e o início de outra. São realizadas 15 alternâncias por turma a cada ano e o curso tem a duração de três anos.

Os critérios básicos para a participação dos jovens no processo formativo são:

O pressuposto metodológico que sedimenta a educação destes jovens tem sustentação na intencionalidade do afeto como ponto de partida e da cidadania como ponto de chegada. O trabalho permeia todo o processo formativo associando a teoria à prática. Compreendemos que o desenvolvimento sustentável passa pelo desenvolvimento das dimensões humana, social, econômica e ambiental.

"Saber pensar e intervir juntos é o grande desafio da hora e do futuro, já que, quer queiramos ou não, o planeta é nossa morada coletiva e o bem comum precisa prevalecer."

 

Pedro Demo

Ao iniciar a 1ª alternância, o jovem faz o seu plano de estudo realizando a PPC (Pesquisa Participativa Coletiva), com a finalidade do mesmo adquirir mais conhecimentos sobre a sua REALIDADE, autodesenvolver-se, interagir melhor com as pessoas e com o processo sócio-produtivo e assim contribuir com a transformação local e regional. A PPC tem a vantagem de trabalhar com a conjunção desafiadora de conhecimento e a participação, talvez a potencialidade mais decisiva do ser humano.

Na CFR os jovens compilam os dados orientados pelos monitores e depois organizam os seminários rurais para fazerem a devolutiva do trabalho nas comunidades, com o apoio das associações, escolas, igrejas, sindicato rural e cooperativa. Fazem uma agenda, divulgam para as famílias entrevistadas e no evento (ação educativa) se apresentam e se batizam como Jovem da CFR. Os pais e familiares, orgulhosos fazem parte de toda a logística para que o filho se saia bem. Já foram realizados 27 seminários rurais locais e 02 regionais, com a participação efetiva da EMBRAPA, SEBRAE, CEPLAC e EBDA.

 

OBJETIVOS da CFR

Geral

Formar jovens empresários rurais para desenvolverem as propriedades nas suas unidades-família e atuarem como líderes em suas comunidades.

 

Objetivos específicos

 

Plano de Alternâncias (ALT)_ 2006

 

 

Equipe Técnico-pedagógica

Monitores(as):

Coordenação de Produção Agropecuária: Iracy Mattuella

Coordenação Pedagógica: Joana Almeida

Coordenação Administrativa: Allysson Vieira

Líder Empresarial: Clóvis Faleiro Júnior

Fazenda Novo Horizonte, KM. 315, Rodovia BR 101.
Distrito de Moenda – P. Tancredo Neves
Telefones: (075) 9981-2099/2099
E-mail: joana@cfrural-ptneves.org.br ou joana@ides.org.br

 

 

1 Joana Maria de Almeida está vinculada à casa Familiar Rural (CFR). E-mail: joana@ides.org.br