3Pedagogia social y práxis educativo socialTheatre: meeting of senses: Group creation of a play with young students of two schools: one public and one private. Both schools located in Campinas/SP author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  





Congr. Intern. Pedagogia Social Mar. 2010

 

A tetraplegia como âmbito de atuação pedagógica social nas perspectivas da educação para a saúde e da qualidade de vida: um estudo multicasos nas realidades espanholas e brasileiras

 

 

Éder Ferreira Araújo

Doutorando da Universidade de Santiago de Compostela (USC), Espanha/Universidade de São Paulo - EERP-USP ) sob orientação da Profª Drª Sônia Maria Villela Bueno (Livre Docente do Departamento EPCH da EERP-USP) e co-orientação do Prof. Dr. José Antônio Caride Gómez (Catedrático de Pedagoxía Social Departamento de Teoría e Historia da Educación da Universidade de Santiago de Compostela)

 

 


RESUMO

De há muito vem ocorrendo casos de lesão de medula acometendo pessoas de várias idades, em detrimento às ocorrências circunstanciais: acidentes, quedas, traumatismo automobilístico, mergulho em água rasa, etc... Todavia, a relação corpo/cérebro faz com que a gravidade desse problema seja relacionada a região em que a coluna vertebral é afetada, resultando em alterações das funções motora e sensitiva do sistema orgânico. Assim, dados da literatura sobre tetraplegia destacam a importância do cuidado valorizando a educação para saúde nesse processo.
OBJETIVOS: buscar o significado que os tetraplégicos pesquisados têm sobre a sua doença, sentimentos, angústias, medos e aspirações, para com isso desenvolver com eles ações educativas vislumbrando melhoria da qualidade de vida.
METODOLOGIA: Trabalhamos uma pesquisa qualitativa, mediatizada pela pesquisa - ação, fundamentada na pedagogia social utilizando referencias teóricos de Freire usando observação participante (Diário de Campo) e entrevista individual (questionário norteador). Participaram três jovens do sexo masculino, solteiros e católicos, um da Espanha e dois do Brasil. A análise dos dados foi por categorização.
RESULTADOS: Em relação aos achados (categorias), temos que em experiências e comportamentos identificamos no participante europeu, percepção da gravidade de seu estado, apresentando expectativas positivas de vida, fazendo acertos, ajustes, adaptações considerando a otimização de sua vida. Os demais referem que o começo do enfrentamento da doença e das incapacidades, foi extremamente desolador. Em Opiniões e valores revelam seus sentimentos voltados à perplexidade diante de seus problemas, quando mencionam as dificuldades e as complicações que permeiam sua vida lembrando das conseqüências. Mas, revelam possibilidades e esperanças dando significado relevante à família e à amizade. Frente aos Sentimentos e Emoções, o estrangeiro reflete sobre o acidente ocorrido mostrando a realidade dos efeitos da doença, mas cria expectativas para melhoria da saúde futura, enquanto que os brasileiros, referem "estar tudo acabado".
QUANTO QUESTÕES SOBRE: Conhecimentos, os três revelam haver indiferença no meio social em relação à tetraplegia, tabu e preconceito à incapacidade.
ASPECTOS SENSORIAIS: Ao receberem a notícia da doença, todos referem ter sido complexo entender esse processo destacando sentimento de insegurança, decepção e perdas reforçando necessidade de ajuda.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto entendem a doença como algo complexo e que demanda ajuda valorizando a educação nesse processo. Evidenciam reabilitação como um processo de atenção, habilidade e confiança. Reconhecem dificuldades e sensação desagradável principalmente na limpeza intestinal. Todavia a maioria é feliz. Trazem mensagens de otimismo e esperança a acreditando em uma força maior. Valorizam educação nesse processo. Disto, faz se mister, a educação para o paciente e para a sociedade

Palavras Chaves: Educação para a Saúde; Pedagogia Social; Tetraplegia


ABSTRACT

Has long been happening in society cases of spinal cord injury affects people of various ages, rather than circumstantial occurrences of accidents, or fall, automobile trauma, diving into shallow water, etc ... All via the seriousness of this problem becomes larger depending on the region of the spine that is affected. This is because this situation occurs in relation to body and brain. The greater severity of this problem lies in the affected spinal regions C3 - C7, changing sensory and motor functions of the organic system, to that data from the scientific literature regarding tetraplegia highlight the importance of care emphasizing health education in this process .
THIS POST HAS LED TO THE FOLLOWING OBJECTIVES: to seek the meaning of being a quadriplegic, identifying their feelings, anxieties, fears and aspirations, thereby developing with them in a participatory and dialogic educational, seeing improved quality of life.
METHODOLOGY: a qualitative research work, mediated by the research method - action, based on a theoretical framework of Paulo Freire appropriating this study participant observation using a Field Journal and individual interviews. And the individual interview questionnaire nortiador. The study included three subjects, one from Spain and two from Brazil. All same-sex male couples and singles. Being a university and two high school put an incomplete retirees. All are Catholics. A high purchasing power and other lower middle class.
THE ANALYSIS OF THE DATA WAS CATEGORIZED RESULTS: Compared with the results of the categories, we have experiences and behaviors identified in the first subject, perception of the severity of their condition of dependency and complexity, with positive expectations of life to make adjustments, adjustments adaptations and prospects considering the optimization of your life. The other subjects, these state that the start of fighting the disease and disability all this was extremely distressing and recurrent infections. In reviews and figures show his feelings turned to puzzlement about their problems when mentioning the difficulties and complications that permeate their lives and remember the consequences, but nevertheless shows the possibilities and hopes giving relevant meaning to family and friends in general.
FEELINGS AND EMOTIONS: the subject abroad reflects on the accident showing the reality of the effects of the disease, but creates expectations for improving their health in the future, while the two Brazilians and their families, were highlighted as a result everything was over.
THE ISSUES: A) Knowledge: The three participants in this study show no indifference in the social environment in relation to quadriplegia, confirming the presence of taboo and prejudice toward disability greatly in physics. B) Sensory: When receiving the news of quadriplegia, all found to have been complex to understand this process, highlighting sense of insecurity, disappointment and loss of integrity.
CONCLUSION: For both understand their disease as complex and demand careful valuing education in this process. They emphasize rehabilitation as a process, followed by attention, skill and confidence in each one. Recognize difficulty mainly in the gut, because dependence on another person, leaving an unpleasant feeling. Yet most higher power among others.

Keywords: Tetraplegia, Health Education, Social Pedagogy.


 

 

Introdução

A Educação para a Saúde sempre nos chamou a atenção, sobremaneira, por se tratar de um processo que favorece a qualidade de vida tanto do indivíduo quanto da coletividade. Isto nos motivou à buscar a nossa formação voltada para a área da saúde, permitindo-nos assim, desenvolver o espírito crítico e reflexivo para o cuidado.

 

Objetivo geral

Investigar de forma qualitativa através da pesquisa - ação, o significado de ser um portador de uma tetraplegia, seus sentimentos, ansiedade medos e aspirações, desenvolvendo conjuntamente com eles, ações educativas, vislumbrando a melhoria da qualidade de vida.

 

Específicos

Buscar dados da literatura sobre a problemática central, tendo em vista a Educação para a Saúde e a tetraplegia. Levantar com os sujeitos, o significado da doença/saúde, suas experiências de vida, identificando suas dificuldades e avanços enfrentados no seu cotidiano, de vivência social, familiar e individual. Trabalhar ações educativas, visando a minimizar os problemas levantados, frente a tetraplegia, considerando as possibilidades de ações e intervenções educativas.

 

Problema

Tendo em vista a nossa formação educativa, e enquanto docente enfermeiro, temos nos dedicado ao estudo e à análise dos meios pelos quais vivem os portadores de tetraplegia, tentando compreender a sua vida e as implicações de sua incapacidade no seu meio social e familiar resgatando a sua qualidade de vida, diante desta problemática, de tal forma em que eles possam ter uma vida mais digna, mais humana e mais feliz.

 

Justificativa

Recentemente, tivemos a oportunidade de entrar no programa de doutoramento na Universidade de Santiago de Compostela - Galícia - Espanha, onde procuramos, desvelar a nossa inquietação dando prosseguimento a este estudo, na linha da deficiência física, com ênfase na Educação para a Saúde, tendo como foco, indivíduos com incapacidades, especialmente, a tetraplegia. Com isto, assumimos como proposta central, levantar os maiores problemas enfrentados pelas pessoas portadoras de tetraplegia tendo em vista as suas dificuldades e possibilidades vislumbrando a sua qualidade de vida, propondo trabalhar ações educativas através dos temas geradores identificados, de acordo com suas falas (achados). Em síntese, à luz do estudo, realizamos a prática educativa ligada à Educação para a Saúde, no campo da tetraplegia, procurando evidenciar a ocorrência de espaço de descrição sobre o que é e como se deve enfocar esta área considerando a integração do sujeito em seu próprio contexto vivencial.

 

Embasamento teórico-metodológico

Embasamos, pois, na Educação para a Saúde, inserida no contexto da Pedagogia Social, voltando-se à indicadores de uma abordagem crítico-social, fundamentando-se em referenciais teóricos metodológicos de Paulo Freire. Isto posto nos tornou elemento crucial para a orientação à promoção da saúde, sendo, portanto, de suma importância para a obtenção de uma melhor qualidade de vida, tanto no nível individual quanto coletivo.

 

Referenciais teóricos metodológicos e a própria metodologia do estudo

Nos projetos voltados à Educação para a saúde é possível optar pela pesquisa qualitativa mediatizada pelo método da Pesquisa Ação, levando em conta a abordagem humanista. Isso possibilita melhor compreensão e interpretação dos achados, além de favorecer ainda, a compreensão do educando/pesquisando como elemento participante da realidade vivenciada. Isto nos permite então, a elaboração e o desenvolvimento, em ação conjunta (pesquisadores e pesquisandos) de um programa educativo, com isto, vindo a favorecer a conscientização desse participante e a intervenção das ações para a mudança e transformação.

A opção pela pesquisa-ação voltada para a educação conscientizadora propicia pois, o desenvolvimento do homem como um todo, tornando-o agente de sua própria transformação. Assim Freire (1993), elimina de sua concepção pedagógica, a concepção tradicional da educação, que está fundamentada nos métodos centrados do autoritarismo do educador, que detém o saber. Então, Freire propõe uma educação conscientizadora, que é parte da experiência e da percepção do educando/pesquisando. Nessa trajetória, pressupõe a observação participante (que permite observar o contexto e o participante dentro da própria realidade, tendo em vista o registro das observações do campo investigado, através do diário de campo). A interpretação dos dados poderá relacionar-se com o referencial proposto cujos assuntos são identificados por Freire (1993), adaptado por Bueno (2001), na análise dos temas gerados. Os dados poderão ser selecionados e codificados por temática. No presente estudo, este processo foi desenvolvido individualmente, pesquisadores-pesquisando, através do diálogo, dada a condição de enfermidade que cada um se encontra, tanto no Brasil, quanto na Espanha. Após essa fase, foram observadas as mudanças satisfatórias na qualidade de vida do(s) participantes(s) do processo ensino aprendizagem. Isto permitiu concluir se houver desenvolvimento da consciência ingênua e simples para a consciência crítica em relação à sua própria situação, pois poderão ocorrer transformações, na sua realidade. (Bueno, 2009)

Trabalhamos com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores, atitudes, entre outros, o que correspondeu a um espaço mais profundo das relações, do processo e dos fenômenos. A presente pesquisa busco dados também através de entrevista com questões norteadoras abertas

Essa técnica é um dos principais meios que tem o investigador para coletar dados. E entende que essa parte de questionamentos básicos, apoiados em teorias e hipóteses que interessam à pesquisa e que, em seguida, oferece amplo campo de interrogativas, isto é fruto de novas hipóteses que vão surgindo à medida que se recebem as respostas dos informantes. Isso nos permite dar conta de uma interpretação aproximada da realidade Minayo, (1994).

A análise dos dados efetivou-se por categorização. Portanto, a metodologia investigatória desta Tese de Doutorado como é trabalhado em Taylor y Bogda (1986), Serrano (1990), Caride (1992), Bartolomé (1992), De Miguel (1993) e Caride e Meira (1995), Freire (1983), Bueno (2001-09) e, reconhecendo as múltiplas discussões entre os autores que tratam da matéria, segundo Minayo (1996), opta-se por privilegiar aqueles nos quais se encontram articulações com o real pensamento, ou seja, uma ação investigativa participante e educativa do momento.

Amostra intencional: Seleção dos sujeitos da Investigação

Faz parte desse estudo 3 portadores de tetraplegia sendo 1(um) Italiano que viveu em Santiago de Compostela (Galícia), Espanha e 2 (dois) que vivem na cidade de Barretos (São Paulo) - Brasil. Os critérios para seleção deu-se da seguinte forma, um em Galícia e outros dois, do Brasil sendo eles, portadores de tetraplegia, do sexo masculino e que apresentaram: (oportunidade, acessibilidade, disponibilidade para participar no estudo, abertura de expressão, etc. Porém, destaca-se entre todos eles, uma comunicação clara e explicita, com o tema e o problema físico concreto, estimulando e introduzindo-se no contexto social. Ademais, o nível de conhecimento cultural, por ter característica particular que permite uma prática educativa pedagógica, de estrutura mais complexas com relação ao tratamento de conteúdos conceptuais, privilegiou-se o desenvolvimento de comportamentos, habilidades e atitudes. Também, há que ser considerado como critérios inovadores importantes, a pertinência do marco social geográfico e cultural distintos.

A eleição destes sujeitos, um por estar vivendo em Santiago de Compostela onde moramos e realizamos nossos estudos de doutorado e os outros sujeitos se justificam por residirem na cidade onde o pesquisador central vive e onde há uma facilidade de entendimento, tanto do sujeito como da comunidade e particular da sua família, esses nos apontam para um entendimento sociocultural, favorecendo sua vivência e a Educação para a Saúde.

 

Resultados

A apresentação dos presentes dados seguirá da seguinte forma. Primeiramente, exporemos os dados de Identificação Pessoal. A seguir, estaremos apresentando os dados levantados através de questionário relativo a categorias de valores e opiniões, contemplando as sub-categorias; experiências e comportamentos; opiniões e valores; sentimentos e emoções; conhecimento e questões sensoriais.

E finalmente, apresentaremos os dados empíricos para identificar a história de vida dos participantes dessa investigação, visando compreender, avaliar e interpretar melhor esses achados, a expressão através das falas dos sujeitos pesquisados emitidas nas respostas do questionário aplicado. Para tanto, estudamos três sujeitos adultos jovens, do sexo masculino. Um é estrangeiro (que vivia na Espanha, para completar seus estudos universitários, tendo poder aquisitivo alto. Pesquisamos inda, dois jovens brasileiros, também adultos jovens, com baixo poder econômico. Portanto, todos esses três participantes são portadores de tetraplegia.

 

Quadro 1.1

 

 

Quadro 2.1

 

 

Quadro 3.1

 

 

Quadro 4.1

 

 

Quadro 5.1

 

Considerações finais

Portanto, entender a doença como algo complexo, demanda ajuda valorizando a educação para a saúde de forma efetiva e positiva. Evidenciam reabilitação como um processo de atenção, habilidade e confiança. Reconhecem dificuldades e sensação desagradável principalmente na limpeza intestinal necessitando ajuda. Todavia, a maioria é feliz e traz mensagem de otimismo e esperança, acreditando em uma força maior. Valorizam a educação nesse processo. Disto faz-se mister a educação para paciente, para o cuidador e para sociedade em geral no sentido de desmistificar preconceitos e tabus frente a essa doença e o portador.

 

Referências

Bueno, S. M. V. (2001). Educação Preventiva. Tese livre docência. Brasil. EERP. USP. 250.

Bueno, S. M. V. (2009). Educação Preventiva em Sexualidade DST AIDS, Drogas e Violência. Rib.Preto-SP/Brasil:SIERP EERP-USP 205p

Bartolomé, M. (1992). Investigación cualitativa em educación:¿ Comprender o Transformar? En Revista de Investigación Educativa, 20, 7-36.

Caride, J. A. (1992): Educacíon y desarrollo en las comunidades rurales oprimidas: la pedagogia social en el marco de um enforque integrado. Revista de pedagogia Social. n. 7, p. 19-37.

Caride, J. A., Meira, P. A. (1995). A perspectiva ecolóxica: referênciais para o conhecimento e a praxis educativas, in DIAS, A. (org.): Novas metodologias em educação. Porto: Porto Editora.

Caplan, B., & Reidy, K. (1996). Funcionários-paciente-família na reabilitação conflitos: origens e soluções. Topics in Spinal Cord Injury Rehabilitation, 2, 21-33.

De Miguel, M. (1993): "La IAP - Un Paradigma para el Cambio Social". Documentacíon Social, n. 92, p. 91-108.

Elliott, T. R., Shewchuk, R.M., & Richards, J. S. (2001). Family caregiver social problem-solving abilities and adjustment during the initial year of the caregiver role. Journal of Counseling Psylogy, 48, 223-232.

FREIRE P. (1993): Pedagogia do Oprimido. 22ª ed. São Paulo - SP, Paz e Terra, 184 p.

Lianza, S. et al. (2001). A lesão medular. In: LIANZA, S. Medicina de reabilitação. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. p. 299-322

Minayo, M. C. S. (1994): O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 3.ed. São Paulo/Rio de Janeiro: HUCITEC/ABRASCO.

Minayo, M. C. S. (1996): O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, (4). p. 19-269.

Kennedy, P., Marsh, N., Lowe, R., Grey, N., Short, E., & Rogers, B. (2000). A longitudinal analysis of psychological impact and coping strategies following spinal cord injury. British Journal of Health Psychology, 5, 157-172.

Kovacs, M. J. (1997). Deficiência adquirida e qualidade de vida possibilidades de intervenção psicológica. In: BECKER, E. et al. Deficiência: alternativas de intovenção. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Serrano, M. (1990). Educacíon para la salud y participacíon comunitária. Madrid: Dias de Santos.

Taylor, S. J. E Bogdan, R. (1986): Introduccíon a los métodos cualitativos de investigación. La búsqueda de significados. Buenos Aires.