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Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012

 

O caminho em busca da água no semiárido nordestino: pressupostos da educação crítica socioambiental 

 

 

Antonia Marcia Araújo Guerra

Trabalho de Pós-Graduação em Serviço Social pela PUC/SP, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Carmelita Yazbek, E-mail: marciaguerrabr@yahoo.com.br

 

 


RESUMO

Este trabalho traz importantes pressupostos para o desenvolvimento da educação socioambiental crítica, tendo como perspectiva a democratização do acesso à água potável no semiárido, ao defender veementemente que a "seca nordestina" (falta d'água) não é um fenômeno meramente ambiental e sim uma das expressões cabais da Questão Social. Para isso, a Teoria Social Marxista embasa a estrutura do desenvolvimento desta pesquisa, na medida em que coloca os conflitos pela água como inerentes ao sistema capitalista. Tem em sua base a exploração e a dominação, tanto dos trabalhadores como também de toda a riqueza natural. A argumentação teórico-metodológica sobre a educação socioambiental é parte da dissertação de mestrado intitulada Os Desafios para a Democratização do Acesso à Água no Semiárido da Caatinga do Sertão Central Cearense desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC/SP. É tratada na pesquisa como um dos elementos que devem constituir a construção do Caminho da Águas no Semiárido Nordestino. A pesquisa como um todo é sustentada por diversos pilares, imprescindíveis para a construção por meio de quatro capítulos: 1) Conjuntura Política da Água: trata do histórico e distribuição da água na Terra, bem como da gestão política da água, a partir dos comitês de bacias hidrográficas, Fórum Mundial da Água e dos conselhos de recursos hídricos, além de problematizar o papel atual do Conselho Mundial da Água na comercialização da água; 2) A Água enquanto Mercadoria no Sistema Capitalista: aborda as facetas do sistema capitalista na expropriação da água para torná-la mercadoria e traz ainda a democracia capitalista da água, sobretudo a ofensiva do projeto neoliberal na América Latina (A guerra pela água e pela vida);  3) A Invenção do Nordeste Brasileiro: traz elementos para se analisar a formação sócio-histórica do espaço brasileiro, especialmente a Região Nordeste, resultado de pacto nacional numa intrínseca relação resistência-dominação; campo-cidade e desenvolvimento-subdesenvolvimento; tempo-espaço. Discute ainda os encontros e desencontros na "seca" nordestina, uma visão crítica sobre a heterogeneidade do DNOCS; 4) O Caminho em Busca das Águas: apresenta a ética como parte estrutural da dinâmica sócio-histórica, construída numa disputa de poder, configurada pelos contraditórios interesses das classes sociais, além de socializar iniciativas contra-hegemônicas tendo como perspectiva a democratização do acesso à água.

Palavras-chave: Água. Educação Socioambiental. Seca Nordestina.


ABSTRACT

This work has important assumptions for the development of critical social and environmental education, in an attempt to democratize access to drinking water in the semiarid, while advocating strongly that the "dry Northeast" (water shortage) is not a purely environmental phenomenon but a stark expressions of Social Issues. For this, the Marxist social theory underlies the structure of this research, as it puts the water conflicts as inherent to the capitalist system. It has its basis in exploitation and domination, both workers and also of all the natural wealth. The theoretical and methodological arguments about the socio-environmental education is part of the dissertation entitled The Challenges for the Democratization of Access to Water in Semi-arid Caatinga of the Hinterland Central Cearense developed in the Graduate Program in Social Work at PUC / SP. It is treated in research as one of the elements that should be the construction of the Path of Water in Semiarid Northeast. The research as a whole is supported by several pillars essential for building through four chapters: 1) Situation Water Policy: deals with the history and distribution of water on Earth, and the management policy of water from the committees watershed, World Water Forum and the advice of water resources, and discuss the current role of the World Water Council in the commercialization of water, 2) Water as a commodity in the capitalist system, addresses the facets of the expropriation of the capitalist system water to make it good, and also brings the capitalist democracy of water, especially the offensive of the neoliberal project in Latin America (The war for water and life), 3) The Invention of the Brazilian Northeast, brings elements to analyze the training partner Brazilian-historical space, especially the Northeast, the result of a national pact intrinsic strength-to-rule, rural-urban-development and underdevelopment; spacetime. It also discusses the similarities and differences in "dry" northeastern, a critical view of the heterogeneity of DNOCS; 4) The Way in Search of the Waters: presents ethics as a structural part of the dynamic socio-historical, built a power struggle, set by contradictory interests of social classes, and socializing initiatives with counter-hegemonic perspective as the democratization of access to water.

Keywords: Water. Environmental Education. Northeastern Drought.


 

 

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